05 setembro, 2016

Ondas Poéticas organizado por Fernanda Mothé Pipas e João Cabral Teixeira

Ondas Poéticas - Vários 
Darda Editorial - 189 pgs

Neste mar de inspirações, navegam poetas e poetisas, nossas Ondas Poéticas, que nos tocam com a sua sensibilidade e vida. Este livro é um hino livre, oriundo de cantos marítimos, que nos chegam encantando, declarada e imensamente, o nosso coração...

Eu sou uma verdadeira apaixonada por poesias. Desde muito nova, vira e mexe leio um livro do gênero. Independente do estilo utilizado, eu gosto. Desde Drummond até os undergrounds. Parou na minha mão eu leio. Outra coisa que eu gosto muito é o fato da não obrigatoriedade de sequência. Deu vontade você abre uma página e lê, deixa de lado, volta a ler mais tarde. Lê mais de uma vez, pula outras e assim segue. 

Uma das coisas que me atrai na poesia, é que de alguma forma ela consegue tocar na alma. Não estou falando de poemas românticos não, estou falando de qualquer poema. Eles tem um poder que é capaz de em poucas linhas escarafunchar o fundo do nosso ser. 

E com esse livro não foi diferente.

São 46 autores, de diversos locais do país, idades e profissões varidas mas com um objetivo em comum: expressar em palavras sentimentos.

Por inúmeras vezes me senti tocada pelas palavras nessa obra. Não é possível falar desse ou daquele autor em especial, porque cada um tem seu estilo próprio, mas uma coisa é certa, o livro é um conjunto perfeito de estilos variados.

Eu recebi a obra da autora Nina Spim, que nos agracia com 3 poemas seus. Todos, cada qual ao seu modo me encantaram. 

(In)Finitude

Finitos e infinitos
são as nossas caixas
de solidões que ficaram
para trás,
sem nome, 
sem data.
Nunca serão nada.
                                     pg 151

Um diferencial que me chamou bastante a atenção, foi o livro trazer um mini histórico do autor antes dos poemas do mesmo. É um referencial e tanto pra conhecer um pouco mais deles, e procurar por outras obras.


A diagramação é boa, margens e fontes de bom tamanho, e apesar de ter folhas brancas, isso não incomoda em nada.

Mais que recomendado pros amantes da boa poesia, e um ótimo caminho de entrada pra quem não te o costume de ler.


28 comentários:

  1. Olá
    Eu acho que livros de poemas tem que ser feito para ser assim, causar muito sentimentos nas pessoas,deixa-las bem intensas. Não conhecia esse livro, mas já vou adicionando aos meus desejados. Gosto de conferi poemas sempre que posso,por isso que estou tentando comprar mais livros nesse gênero. Quanto a capa eu não gostei muito dela! Até mais vê amore.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Confesso que não sou muito de ler poemas, mas isso nao quer dizer que não leia. Acredito que é interessante haver um diferencial para chamar a atenção eo leitor e é por isso que gostei tanto de seus comentários. Vou procurar mais informações sobre a obra, obrigada pela indicação!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  3. Faz séculos que não pego um livro de poemas para ler e nem sei dizer o motivo, já que gosto tanto. Ainda não conhecia este livro e achei as fotos que você fez, maravilhosas.
    Valeu pela dica!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oie, que livro bacana. Eu não tenhoo costume de ler poesia mas gostei da ideia para ler de vez em quando um. Também achei genial o mini histórico sobre cada autor, e achei muito bom o trechinho que você compartilhou, obrigada pela dica, eu não conhecia.

    ResponderExcluir
  5. Olá more...
    Alguns livros de poesia me deixam apaixonada pelo gênero... e esse fiquei curiosa pra ler.
    Dica anotada!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Fico feliz que tenha dito que é uma ótima opção para quem não está habituado com leitura de poesia assim como eu.
    Também achei bem legal trazer no início de cada poesia um pouco sobre o autor, pois acho que isso incentiva a buscar um pouco mais sobre ele e suas obras.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá ♥
    Bom quando eu era mais nova tinha um caderno cheio de poemas, acho que de tanto que eu pegava na internet e transcrevia no meu caderno acabei ficando enjoada de certa forma. Mas eu gostei bastante de saber que em vários momentos você se sentiu tocada pelas palavras, acho que essa é a finalidade do poema. Eu não tinha conhecimento dessa obra, mas não estou em um momento de ler Poemas. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu ainda não li nenhum livro de poesia, e confesso que nenhum ainda me chamou a atenção. Por mais que seja lindo, e bem indicado, não é um livro para mim. Vou deixar para um outro momento,no momento não fiquei interessada.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Oi também sou fã incondicional de poesias, apesar de atualmente não estar lendo muitas e nem escrevendo, coisas que já fiz muito, mas esse é um gênero que eu aprecio e admiro ao extremo, por isso sempre que posso leio um livro do tipo.
    Não conhecia o que você resenhou, mas a sua indicação me fez crer que eu iria apreciar muito essa resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Se eu não me engano eu tenho um amigo que faz parte dessa livro. Eu não sou muito fã de poesia embora eu admira muito quem as escreve e consegue colocar em palavras sentimentos da alma.
    Bj

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Tenho lido bastante poemas esse ano, o que fez eu ficar curiosa com esse livro. Adoro ser tocada quando leio, me emocionar e tudo mais. Fiquei contente em conhecer a obra. :)

    bj

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Diferente de você, não curto muito livros de poesias. Eu sinto que não consigo aproveitar a história e isso me incomoda bastante, sabe? Apesar disso, acho que esse livro é muito bem escrito e essa poesia que você apresentou muito bonita e repleta de sentimentos. Achei bacana conhecermos um pouco do autor antes da obra.
    Vou anotar essa dica para uma amiga que é viciada em poesias.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Não sou muito fã de poesias, não consigo me conectar aos poemas da mesma forma como me conecto a uma narrativa corrida, mas achei a poesia selecionada por você muito bonita e reflexiva. Quem sabe eu dê uma chance a esse livro no futuro, fiquei curiosa pelas demais poesias.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Esse livro me parece ser perfeito para amantes de poesia como você. Infelizmente eu não me sinto da mesma forma que você quando leio uma poesia, na maioria das vezes eu me sinto confusa e não 'tocada na alma', como muitos. E o estranho é que sou uma pessoa extremamente emotiva e amo histórias sobre sentimentos. Vai entender, não é?
    Que bom que o livro conseguiu te envolver e que cada autor tem um estilo único de escrever. Com certeza deve ser uma ótima obra para os amantes de poesia.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  15. Não leio muitos livros de poesias, mas sempre quando chega um na minha mão tento encaixá-lo na minha lista de leitura. Realmente o legal é que podemos abrir uma página avulsamente e lê-la sem se preocupar com a ordem. Que ótimo que a escrita dos autores tenha te agradado, adorei conhecer a obra!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Não conhecia o livro, mas como não curto poemas, o livro não me chama muito a minha atenção. Não consigo entender muito bem elas, rsrs, nem me conectar com o que está escrito.
    Mas que bom que curtiu a leitura. Para quem gosta, acho que é um ótimo livro.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Nelma,
    Não costumo ler com frequência poesias, mas sempre que posso dou umas olhadas. No caso, gosto justamente disso que você ressaltou, não precisamos fazer uma leitura regrada, linear, podemos ir conforme nossas vontades e estado. Fora o quão tocabte são as palavras da poesia, é realmente de respirar fundo e se deixar fluir.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Confesso que não sou uma apreciadora de poesias, mas gostei muito deste exemplar que você apresentou, que parece conter um bocado de reflexão e sentimentos, o que é sem dúvidas muito atrativo. Vou anotar a dica e futuramente pretendo dar uma chance.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  19. Oi, confesso que não sou muito fã de poesias. Gostei do livro que vocÊ apresentou, mas nao sei se eu gostaria de lê-lo, pois tenho uma problema serissimo em abandonar livros. Não gosto. Por conta disso, só leio quando realmente acho que vou gostar. Por enquanto, deixo sua dica passar. Quem sabe numa próxima vez.

    http://porredelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá, Nelmaliana!
    Adorei a sua indicação! Vejo que normalmente os livros de poesia acabam sofrendo uma espécie de preconceito e adorei o fato de você ter destacado as vantagens da dinâmica da leitura e sobre nem todos precisarem ser poemas românticos. Parabéns pela resenha e parabéns para a darda por reunir tantos poetas!

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá =) São poucos os poemas que me agrada por isso nem sou muito fã de livros assim. Porém eu estou em uma fase que quero experimentar mais na leitura e eu andei vendo uns poemas que me agradou tantas ultimamente, então irei conferir mais sua indicação. Beijos'

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que esse não é um gênero que leio com frequência, mas eu gosto, justamente pelos motivos que você apontou. Geralmente são textos que tocam o leitor e isso com poucas palavras, e isso é algo que admiro, porque é difícil fazer isso. Bom, eu não conhecia a obra, mas gostei bastante da dica, achei interessante trazerem esses históricos dos autores também.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  23. Oie...
    Apesar de ser um gênero que não leio com muita frequência, costumo admirar muito quem as leem e escrevem, pois, sempre há muito sentimentalismo envolvido e tocam facilmente o leitor.
    Talvez eu dê uma chance á obra.

    ResponderExcluir
  24. Oie
    Então eu também adoro livros de poesias e contos pelo mesmo motivo que você não tem aquela necessidade de ler tudo de uma vez para saber o final a cada pagina que a gente lê é um mundo novo eu amo demais ainda não tive a chance de ler este livro mais também sou uma apaixonada pelo gênero.
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  25. Adoro poesias, mesmo que não leia tanto pois são poucas as obras do gênero que ganhem meu interesse, esse livro já me encheu de expectativas, espero uma leitura rápida, emocionante e tocante, para me fazer amar ainda mais o gênero

    ResponderExcluir
  26. Ola Lindona, caramba são 46 autores, muito bom o projeto de poesias. Confesso que estou fora de minha zona de conforto, eu gosto muito de poesias, mas devido a falta de tempo acabo deixando de lado, gostei da capa e vou procurar para ler e voltar a me encantar com poesias. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  27. Eu não curto poesia justamente porque comigo não acontece isso dela me tocar na alma e acabo me sentindo frustrada, infelizmente não é um gênero com que consiga me envolver, por isso passo a dica, mas achei legal ter um pouquinho sobre cada autor.

    ResponderExcluir
  28. Oii, tudo bem?
    Ao contrario de você, eu não sou uma grande fã de poesias, acredito que pelo fato de não ter muito conta com o gênero. Mas, devo admitir que gostei muito da poesia que você colocou na resenha, ela me tocou e também me deixou curiosa.

    ResponderExcluir