14 janeiro, 2016

Literatura Infantil - O Poço e o Pêndulo

O Poço e o Pêndulo por Edgar Allan Poe 
(adaptado por Rodrigo Espinosa Cabral)
Ridell - 30 pgs

Preso pela Inquisição, o personagem desta história não sabia qual seria o seu fim. Só possuía uma certeza...não escaparia. Para quem gosta de suspense, este livro é a leitura ideal, pois o narrador nos faz sentir parte da história. E o desfecho inimaginável ocorre no último minuto.


E sim, o menino veio passar férias comigo e mais uma vez, tem como missão gravar um vídeo falando sobre suas experiências literárias. E como um bom flopador, ele está enrolando algumas leituras. Porém, eu tinha guardado um livrinho especial pra ele aqui em casa. Queria que ele conhecesse meus escritores favoritos, e achei uma adaptação infantil do conto O Poço e o Pêndulo de Poe. 

Ok, é um conto bem curto, apenas 20 e poucas páginas, mas ele leu em uma tarde e contou no vídeo abaixo o que achou, Bora assistir?


Espero que esse seja o começo de um amor duradouro entre um criança e um autor. 

e você já leu algum livro do seu autor favorito pra alguma criança?

Compre Amazon


29 comentários:

  1. Ohnnn que lindoooo... ameiii o vídeo e o menino!!!! Quanta inteligência!!
    Quanto ao livro acredito se tratar de uma história muito gostosa... E me cativa essas histórias que parecem sugar-nos para dentro do livro, e ainda mais quando pensamos que vai acontecer algo e acontece outra totalmente diferente!

    OMGGG esse menino é mega inteligente!! Quantos anos ele tem... falando sobre a inquisição!
    Esse com certeza será um leitor voraz!!!
    Amei a história da leitura sem luz e com velas rsrsrs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi menina, vai fazer 11 anos em maio. Ele já é um mini leitorzinho. Mas lê muito quadrinho, muito mesmo, livros pequenos também. Mas o grandes, ainda tem preguiça. Mas de pouquinho em pouquinho a gente chega lá. Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  2. Ahhh que legal que contos do Poe foram adaptados para crianças, acho tão legal apresentar autores clássicos para as crianças. Ainda mais sendo um gênero que sofre tanto preconceito.
    Também vou tentar participar do desfio Poe.
    Adorei seu sobrinho, ele é muito inteligente, e já da para perceber que vai ser um leitor \o/
    Beijo para os dois

    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou suspeita pra falar do moleque, Daniele. Ele já lê bastante, vamos ver se vai se apaixonar por Poe também.
      ;D

      Excluir
  3. Oi! Tudo bem?
    Chulis, seu fofo!
    Sabe, eu conhecia o autor, mas nunca tinha lido nada dele. Então, o desafio #12anosdePoe chegou em boa hora! Já li Metzengerstein e me apaixonei pelo Poe. É algo diferente de tudo que li. Adorei essa versão de "O Poço e o Pêndulo", vou comprar para meus priminhos :) Achei que você fala supeeeer bem, menina!

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigadão menina, procure sim. Espero que eles também gostem.
      ;D

      Excluir
  4. Ai, que menino mais fofo!
    Allan Poe pra criança, gente? Já quero.
    Eu sou apaixonada por livro infantil, e daqui a pouco vai nascer minha sobrinha... Eu estou querendo todos os infantis do mundo pra ela. Huahahuaha.
    Esse vai pra listinha, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  5. Ai, que menino mais fofo!
    Allan Poe pra criança, gente? Já quero.
    Eu sou apaixonada por livro infantil, e daqui a pouco vai nascer minha sobrinha... Eu estou querendo todos os infantis do mundo pra ela. Huahahuaha.
    Esse vai pra listinha, sem dúvida.

    ResponderExcluir
  6. Oi Nelma, eu tento fazer isso com a minha filha, mas não dá certo ela ainda é pequena demais, da última vez q tentei ler as crônicas de Nárnia pra ela, ela abstraiu, kkkk.
    Também adoro Põe.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Ai, que fofo!!!! acho lindo crianças lendo e achei lindo o vídeo dele. Chega até a emocionar o coração, pelo menos foi assim que me senti. Só o livro que não gostei muito, pelo menos eu não daria para o meu filho ler.

    ResponderExcluir
  8. Que legal isso Nelma, é sempre bom estimular a leitura nos mais novos. Começando com bons livros, que prendem e fascinam tanto quanto qualquer desenho desses de ação que eles veem pelo suspense embutido e a magia da imaginação é brilhante.
    Minha única preocupação é com a temática... É tão difícil escolher um livro para crianças. Tem muitos aí, mas um que ensine de verdade, sem que a criança note, é bem mais complicado.
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  9. Ola lindona que menino fofo. a,ei o vídeo, o livro eu não conhecia mas já quero ler, ainda mais depois de dessa importante opinião. Nada como incentivar a leituras as crianças desde cedo. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oiii
    Aí que fofo saber que o garotinho já é um devorador mirim rsrs. Não sabia desse livro mas achei a sinopse bem bacana é sem falar que ele é bem curtinho. Vou ver se tem em Ebook e ler pelo celular. Vai que eu curto muito rsrs
    ABÇS

    ResponderExcluir
  11. Olha eu achei muito legal você mostrar em video esse pequeno, até porque temos mesmo que estimular a criançada a ler e isso é muito bacana. Gostaria eu que meu sobrinho tentasse parar de ser agitado para poder ler um livro assim como eu. Tenho certeza que ele acalmaria um pouco sabe? Mas é meio complicado. Mas mesmo assim gostei muito. Não conhecia esse livro e é uma ótima dica para o meu pequeno sobrinho quando ele tiver um pouco maior e tiver entendendo mais.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/dia-de-quote-18.html

    ResponderExcluir
  12. Achei demais você fazer um vídeo com o menino. Que inteligente que ele é! É muito lindo ver alguém tão jovem gostar de ler assim. E mesmo eu não sendo mais criança adorei saber sobre o livro, rs.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Oi!!!
    Acho esse desafio bem bacana..acredita que nunca li nada do autor e gostei bastante desse conto O Poço e o Pendolo e seu sobrinho é muito fofo gentee!!! Confesso que a capa não me atraiu muito não, se eu o visse em algum lugar sem ter tido o conhecimento da estória eu não o pegaria.

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/titulo-fragmentados-autor-neal.html

    ResponderExcluir
  14. Nossa, que menino mais doce! Ele tem uma facilidade de falar surpreendente. Não li nada de Edgar ainda e mesmo assim sei que é um clássico literário, mas tenho muitos autores para colocar em dia e conforme vai aparecendo vou curtindo. Muito legal o que você faz com ele, em apresentar a leitura desta forma.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem.

    Que maravilha! Tão novinho e já entrando neste mundo maravilhoso da literatura. Ele é muito lindo, e que sorte tem, por ter todo este incentivo. E começou com um nível altíssimo, Poe <3. Haha. E gente, ele é muito fofo, fala todo empolgado. haha Adorei o vídeo.

    Beijos
    http://livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá,
    Que lindinhooooo! Fiquei encantada pelo garoto! Posso pedir mais vídeos com ele? kkkk' Queria lhe parabenizar por incentiva-lo a ler. Sei como isso é uma tarefa árdua, porque é dificil formar leitores, tanto que o Brasil está em falta disso. Espero que ele se torne um grande leitor!
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  17. Olá, nossa que coisa mais fofa! Fico feliz em ver ele gostou do livro e o Poe é um ótimo autor para começar, eu sou suspeita de falar pois adoro um bom suspense! hahaha

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  18. Achei interessante ter uma adaptação do Edgar Allan Poe para crianças! E também a opinião do menino sobre a obra e seu ponto de vista do que viu da história e o lado histórico da obra. Adoraria que meus primos dessem uma olhada nos meus livros (tenho uns mais infantis ainda) só que eles só se interessam em jogar dominó ou no computador :s

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Ainda hoje comentei em um blog dizendo que esse é um dos meus contos preferidos do Poe!Nem sabia que havia essa adaptação para o público infantil, mas já me interessou, pois tenho um sobrinho que certamente gostará de ler essa história. Adorei o vídeo, e achei o teu sobrinho uma gracinha!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  20. Adorei esse vídeo! É tão emocionante ver uma criança expondo a sua opinião sobre uma obra, e ele é bem articulado, parabéns. Ainda não tive a oportunidade de apresentar um dos meus autores preferidos para alguma criança, mas espero fazer isso em breve.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Não fazia ideia que havia adaptação desse conto para crianças. Parabéns por incentivar o seu sobrinho a entrar nesse mundo da leitura tão jovem. Acho esse tipo de atitude super linda. Assim que a minha afilhada estiver um pouco maior pretendo incentivá-la da mesma forma. Seu sobrinho é super lindo, uma fofura *-*

    Beijos,
    Andy!

    ResponderExcluir
  22. Olá Nelmalina!
    Caramba..... que menino inteligente! Quero muito que meu filho seja assim!
    Edgar Alan Poe é um dos meus autores escolhidos do mês e consegui achar uma pasta do drive lotada de contos dele. Se quiser me avisa!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  23. Acho super legal essas adaptações para inserir os pequenos leitores com os grandes autores. Acho que essa adaptação até eu faria a leitura - admiro o trabalho do Poe, mas não é bem meu estilo...
    Que menino mais fofo!!!! Adorei ver ele contando sobre o livro e suas opiniões :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  24. Olá

    Adorei o vídeo,parabéns pela iniciativa de incentivar ele a ler, eu nunca li nada do autor,eu sou meio medrosa pra ler livros de suspense com essa pegada de terror,provavelmente eu nem ia dormir direito também,vou ver se leio a versão rsrsrs,ai depois vou lendo os outros.

    Bjss

    ResponderExcluir
  25. OIie,

    O menino é mais inteligente do que eu kkkkk Gente quanta inteligencia e sabedoria ao falar sobre o livro, precisamos de crianças assim. Nunca li nada do autor, e sou mega medrosa com essas coisas de suspenses, que tem terror kkk então vou passar. Parabéns a você e ao garoto.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  26. Poxa que legal, isso é uma iniciativa maravilhosa , sempre dou um livro para alguma criança ler , adoro ver o que elas acham e um conto do Poe é sem dúvidas uma ótima iniciativa.
    Que fofo ele contando sobre a estória.
    Parabéns a dupla.
    Beijos

    ResponderExcluir