05 agosto, 2015

Entrevista com a escritora Ana Beatriz Brandão

Ana Beatriz Brandão é uma jovem escritora, de apenas 15 anos, que já publicou 2 livros e tem mais 12 prontos. Definitivamente, não é algo comum em alguém tão jovem.

Ana Beatriz Brandão
O 1º livro lançado foi, Sombra de um Anjo pelo selo Talentos da Literatura Brasileira da Editora Novo Século. Em poucos meses teve a 1ª edição esgotada, o que levou a editora a lançar uma segunda edição com novos capítulos, final alternativo e um longo contrato pela frente. Sem dúvida nenhuma, ela é uma das promessas da literatura nacional fantástica.


Pouco tempo depois desse lançamento a escritora já nos traz outra obra novinha em folha, que será lançada em Agosto de 2015. Mas antes de saber mais sobre isso, a Aninha (como eu carinhosamente a chamo) cedeu uma entrevista pro Profissão: Leitora. Então, vamos conhecer um pouquinho mais sobre essa moça?

Entrevista

PL - Você é muito jovem, porém já se tornou uma escritora. Como professora, vejo que muitos adolescentes tem grande dificuldade em produzir pequenos textos. Você também tinha essa dificuldade?

Ana Beatriz Brandão - Tinha sim, mas porque eu não conseguia escrever pouco... hahaha... Como comecei a ler desde muito cedo, sempre tive facilidade para escrever, a leitura ajuda a desenvolver a escrita, aumenta o vocabulário, e melhora a criatividade.

PL - Em que momento surgiu a ideia de escrever um livro?

Ana Beatriz Brandão - A partir de um sonho que eu tive, pensei na história por muitos dias, até que resolvi escrever um conto. No final estava com uma série de quatro livros escritos sobre ele.

PL - Como seus professores e colegas de classe ficaram sabendo que você havia se tornado escritora? E como reagiram?

Ana Beatriz Brandão - No começo acharam que eu estava brincando, depois tive muito apoio e incentivo dos professores e amigos.

PL - E como sua família reagiu?

Ana Beatriz Brandão - Minha mãe estimulou a escrever o tal conto que virou série, meu pai achou o máximo e também me apoiou muito, eles são meu alicerce e maiores companheiros nessa minha caminhada no mundo literário.

PL - Qual foi o caminho até o primeiro livro ser publicado?

Ana Beatriz Brandão - Longo!! Você tem que pesquisar bastante, tem que ter muita paciência para esperar uma resposta das editoras e, sinceramente, depois que o sim vem, é que o trabalho mais pesado começa.

PL - O plot do livro Sombra de um Anjo gira em torno de uma guerra entre anjos e demônios. Em algum momento você foi questionada por lidar com figuras ligadas à religião?

Ana Beatriz Brandão - Sim, teve um caso bem bizarro por conta da temática do livro, onde pessoas de uma determinada religião insinuavam que eu tinha sido possuída pelo Lucian (diabo) para escrever o livro. Às vezes as pessoas confundem fantasia com realidade, mas faz parte.

PL - Ainda existe um certo preconceito com relação a literatura nacional. Você sente isso com sua obra?
Ana Beatriz Brandão - Nunca senti graças a Deus! Apesar de já ter visto comentário do tipo: é tão bom que nem parece nacional. Mas tenho visto que a literatura nacional, a cada dia ganha mais espaço no coração e nas estantes dos leitores. Isso me deixa muito feliz e me incentiva cada vez mais a escrever.

PL - Quais seus autores favoritos? E como eles influenciaram no seu estilo de escrita?
Ana Beatriz Brandão - Eu amo ler, e como leitora viciada fica difícil escolher autores preferidos, mas tenho alguns que são inspiração, não pelo estilo, mas por terem me ajudado a ser essa leitora compulsiva, dentre eles posso citar Pedro Bandeira, Jorge Amado, JK Rowling, George R. R. Martin, Stephen King, e por ai vai...

PL - Quais seus próximos projetos literários?
Ana Beatriz Brandão - Lançar o livro dois do Caçadores de Almas e depois ver qual será o próximo. Tenho alguns escritos e prontinhos (uns 12 mais precisamente), só esperando que vocês os conheçam.

Agora sim, vamos ao próximo lançamento.

Será do livro Caçadores de Almas - Segredos e Maldições no dia 08.08.2015, na Livraria Cultura da Paulista, em São Paulo  das 11 hrs às 15hrs. Além de poder conhecer a escritora e ter o seu livro autografado, haverão vários sorteios e os primeiros 50 a chegarem ao evento ganharão alguns brindes bem bacanas.


E claro que tem a própria escritora fazendo o convite.


Então, anota a data na sua agenda e vai conhecer essa menina pra lá de talentosa. Estaremos esperando por vocês.
;D

2 comentários:

  1. Adorei dar essa entrevista ao seu blog Nel, mito obrigada pelo carinho e apoio ao meu trabalho!! Você é muito especial!!! Beijo com asa de anjo!!!

    ResponderExcluir