11 setembro, 2016

24ª Bienal do Livro de São Paulo

Os anos pares são os melhores, afinal é neles que acontece a Bienal do Livro de São Paulo. 


E esse ano foi mais especial ainda, pois pela primeira vez pude cobrir o evento como blogueira, o que me deixou imensamente feliz e agradecida. 

Consegui ir ao evento nos dias 26, 27 e 28 de Agosto e 02 de Setembro. Foram quatro dias mágicos.

26 de Agosto

Saí cedinho de Jundiaí e me encontrei com minha irmã Tatiana (que foi minha companheira e ajudante do dia, obrigada cabeção), no metrô Tietê. Lá embarcamos no ônibus gratuito, que foi disponibilizado durante todos os dias do evento. 

A cabeçuda da minha irmã Tatiana e eu... Muito amor envolvido.

Com a agenda do 1º dia e credencial em mãos, fomos ao trabalho.

No primeiro momento eu queria apenas ver os estandes, e a evento como um todo. Fiz um vídeo pra mostrar um pouquinho disso pra vocês.


Depois foi a vez de novamente encontrar uma das pessoas que mais admiro: Maurício de Sousa. Sabe-se lá porque, eu decidi levar minha Mônica pra Bienal. E pra minha surpresa e alegria, e claro a insistência da irmã preferida (e única que tenho), me chamaram pro reservado onde o Maurício estava. 


Faltam palavras pra descrever esse momento. Só consigo dizer que mais uma vez zerei a vida, e minha Mônica agora é mais preciosa ainda <3.

Foto - Reprodução/G1


Depois foi só diversão.


E esse painel, era uma das coisas mais bacanas que tinha por lá.



E tinha um estande lindo com uma exposição do Pequeno Príncipe.



Heróis e mais heróis.


E quem não ama?


27 e 28 de Agosto

Bom, agora era hora de ir encontrar alguns autores e garantir meus autógrafos. Teve André Vianco, Walter Tierno, Leon Idris e Ana Beatriz Brandão.



02 de Setembro

Mais uma vez volto pra encontrar pessoas queridas, conhecer outras e me despedir. Nanuka Andrade que é mais que um escritor amado pra mim, e Vanessa Bosso. 


E conversei um pouquinho com a Nuccia de Cicco também. Logo mais terá vídeo/entrevista e sorteio.


Pra resumir tudo.

Mais uma vez foi uma experiência fantástica. Esse ano os corredores estava bem mais largos, o que facilitou e muito o acesso e deslocamento dentro do evento. Em vários momentos vi policiais militares e guardas civis no local, o que garantia um pouco mais de segurança ao público. Existiam vários totens do Spotify, onde além de ouvir um pouco de música e descansar o esqueleto, também era possível carregar as baterias dos equipamentos eletrônicos. 

Existiam filas nos banheiros e no bebedouros, mas isso é praticamente lei em grandes eventos. E os preços dos alimentos como sempre caros, mas nada que uma boa marmitinha não tenha resolvido. 


O difícil disso tudo é esperar até 2018.

21 comentários:

  1. Oi!
    Ir à Bienal é uma experiência incrível! Esse ano eu finalmente consegui ir à Bienal de SP e fiquei maravilhada com a experiência, mesmo indo somente em três dias e não tendo conseguido conhecer todos os autores que pretendia. Os preços dos alimentos e dos livros também estavam salgados como sempre, mas creio que isso dificilmente mude no decorrer dos anos. Ainda assim já estou contando os dias para a Bienal do Rio.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Bienais são ótimas, vou à todas edições da Bienal Minas e sou doido para ir nas de São Paulo e do Rio de Janeiro! Uma palavra define meus sentimentos ao ler essa resenha: INVEJA!

    ResponderExcluir
  3. Parece ter sido um evento muito lindo, vi diversos posts sobre como foi e eu tenho me mordido de inveja. Parem de me torturar assim, gente! Isso chega a ser maldade. O seu passeio parece ter sido ótimo, e as fotos também foram, senti como se eu mesma estivesse lá. Queria zerar a vida também assim hahaha.
    Um abraço!

    http://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Waaaaaa, tanta coisa legal! Não pude ir, mas adorei ver seu post! Foi tão especial ter ido, não? Que legal que você pode conhecer o Maurício de Sousa, já que é fã dele. Ele marcou a infância de muita gente, incluindo a minha. Adorei as fotos e seu vídeo! Muitos não deram destaque à ambientação da Bienal e eu estava mesmo curiosa para saber mais sobre isso.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi querida,
    eu adorei o seu post, pode acreditar que acabei de embarcar nessa sua aventura.
    Eu vi o Maurício de souza e fiquei muito feliz em saber que tinha alguns totens da Monica por lá. Sobre os livros e seus autores adorei vê-los.

    Acho que vou em 2018, quem sabe sabe nós no encontramos por lá.

    Beijos querida, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ai, ir à Bienal já é uma experiência e tanto, ir como blogueira aumenta o carinho em nosso coração não é? Eu tinha visto no facebook que você havia conseguido o autografo na Mônica e fiquei muito feliz por ti. Fui apenas um dia, pois moro no interior, então, não aproveitei muito, mas foi uma experiência única.
    Espero 2018 com muita ansiedade e espero que possamos nos encontrar.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Também foi a minha primeira vez na bienal como blogueira, mas nem consegui tirar fotos dos estandes...haha' estava tão ocupada com meu caderninho com os horários dos autores que queria ver *-* Gente, que legal você ter conhecido o Maurício! Ainda bem que levou a boneca, hein? Também consegui conhecer a Vanessa, ela é incrível, né?
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá amore!
    Concordo – os anos pares são os melhores uhulll!!!
    Nossa fui um dia e já me apaixonei, imagine se eu tivesse ido mais dias, com certeza piraria!
    Ai que lindoooo Mauríciooo ainda não consegui chegar perto dele, mais ele já me concedeu uma entrevista maravilhosa pro blog, e fez um desenho que tenho aqui em casa num porta retrato só pra mim ^.^ muito amor!!!
    Os stands estavam um arraso...
    Adorei ver seu post, deu pra relembrar os momentos maravilhosos que vivenciei por lá esse ano!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  9. De verdade, dos posts que vi sobre a bienal, o seu foi o que eu mais gostei. Adorei as fotos, você mostrou coisas que outros blogs não mostraram, ficou muito mais completo kkkk Achei lindo você ter ido para o reservado onde o Maurício de Souza estava, que orgulho!!!!

    ResponderExcluir
  10. Uma pena que não nos conhecemos na Bienal!!!! Que chique você e sua Mônica, fiquei babando aqui!!!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tudo bem?
    Que incrível! Adorei seu post! Nunca foi a nenhuma bienal, mas espero que ano que vem consiga ir na do Rio! E vc com a Mônica, que show! parabéns pelo post e que bom que adorou a bienal!
    Bj

    ResponderExcluir
  12. Oie,

    Sua cidade tem muita sorte em disponibilizar um ônibus para ir até a bienal. Na minha cidade não temos esse privilégio e por isso as vezes se torna difícil ir até um evento como esse. Algum dia realizarei esse sonho. Confesso que foi uma surpresa ler que um dos seus primeiros autores a visitar foi o Mauricio de sousa, pois as minhas primeiras leituras foram as aventuras da turma da mônica. Sou fascinada por HQ, antes mesmo de viralizar. Acredito que a Marvel teve uma grande influência nisso, mas não podemos deixar de citar que em uma outra época o gênero era febre pelo mundo inteiro.
    Ótimo vídeo e postagem.

    Beijos.
    Sg o blog.

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? :)
    Sou de Portugal, mas um dos meus grandes sonhos é poder viajar para o Brasil e, claro, poder ir à Bienal do livro. Quem sabe até como blogueira... seria um sonho! Apesar de ficar sempre com inveja, adoro ver estes posts com resumo de tudo o que aconteceu por lá e saber das experiências das pessoas.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  14. Oie!!
    Desculpe mas não consegui prestar atenção em mais nada depois de ver sua Mônica autografada hahahahahaha. Que coisa in-crí-vel!!! Sério, isso deve ter sido uma sensação boa demais pra você!
    Eu adoro Bienal! Fui na do Rio em 2013 e foi uma das melhores experiências da minha vida. A melhor coisa pra mim é me sentir como se estivesse em casa.
    Você aproveitou muito bem!

    ResponderExcluir
  15. Adoreeei seu post! Parece ter sido uma experiência incrível pra você. Nunca fui a uma bienal, mas é um sonho que espero um dia realizar. Conversar com os autores, pegar autógrafo, conhecer outros leitores... deve ser maravilhoso. Fico feliz que tenha aproveitado tanto!
    Beijoos

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Todos os anos eu acompanho a bienal através de blogs e canais literários, tenho o sonho de um dia ir a uma *---* Aqui onde moro tem bienal, mas não é nem de perto tão legal quanto as do Rio e de São Paulo.
    Achei mega fofo esse estande do Pequeno Príncipe <3

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ai gente, ter uma mônica com o autografo do Maurício é simplesmente fantástico! Sou louca para conhecer ele, poder dar um abraço e dizer o quanto ele foi importante na minha vida de leitora. Aqui tem Bienal (que cancelaram e não vai ter mais nesse ano), mas nem de perto é tão especial quanto a de SP, vem pouquíssimos autores e quase nenhuma novidade. Adorei as fotos e seu sorriso de felicidade!
    Beijo
    http://capsuladebanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Caramba queria tanto ter ido! Hérois, hérois, hérois, como amo! Não acredito que você foi na bienal e não tirou foto no Trono de Ferro! Saraiva sempre linda!

    ResponderExcluir
  19. A tua Mônica ta autografada!!!!!!!!!!!!! <3 Demais, isso é fantástico. O Maurício fez parte da infância de tanta gente que acredito que todos tem aquele carinho especial por ele, queria muito ter a oportunidade de ver ele e o André Vianco de perto, os livros de vampiros dele que me iniciarem na leitura de séries de vampiros. :D

    Beijos e até logo! ;)

    ResponderExcluir
  20. Olá Nelmaliana,
    ir a Bienal é sempre mágico, e ter a credencial com o nome do blog é emoção pura né?! Sempre vou na do RJ que é a minha cidade, esse ano ia na de SP, pq estava esperando uma autora que eu amo, mas ela não foi e acabei desistindo.
    Amei a sua Mônica, muito mais especial agora rsrsrs é sempre bom rever autores que amamos, dos que vc encontrou só conheço o André Vianco.
    Bom saber que esse ano foi bom, sempre ouvi falar mal da Bienal de SP e esse ano foram só elogios, em 2018 quem sabe eu vou :D

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  21. Oii, tudo bem?
    Infelizmente não pude ir nessa Bienal, mas concerteza na proxima eu vou.
    Morrendo de vontade que chegue logo 2018.
    Adorei o post, parabéns
    Bjs
    Leituras da Mary

    ResponderExcluir