29 maio, 2016

Seleção para antologia O Último Gargalo de Gaia


Gosta de escrever e não sabia onde ou como publicar seu conto? Ele se encaixa nos gêneros distopia, steampunk ou dias finais? Pronto, a Editora Lendari traz uma oportunidade fantástica pra você. 

SINOPSE

"Se há tantos planetas com condições similares às da Terra em todo o Universo, possibilitando, portanto, o surgimento da vida – inclusive da vida inteligente –, onde estão os outros? Tal questão foi seriamente levantada por volta de 1950 pelo físico Enrico Fermi, enquanto discutia com outros cientistas sobre o aparente paradoxo, que veio a ser conhecido como Paradoxo de Fermi. Mais tarde, nos anos 60, o astrônomo Frank Drake propôs uma complexa equação matemática – chamada, posteriormente, de Equação de Drake – que objetivava encontrar um modo de avaliar as possibilidades relacionadas com a existência ou não da vida alienígena.

Anos mais tarde, sem que a comunidade científica internacional chegasse a uma conclusão, alguns pesquisadores especularam possíveis soluções ao paradoxo. Um deles, Robin Hanson, propôs que, na verdade, havia algum tipo de obstáculo que impedia, em algum momento, que a vida se desenvolvesse além de um certo estágio – proposição atualmente rotulada de Hipótese do Grande Filtro. Mas qual seria este estágio – ou estágios? Eles realmente existem? Se existem, são naturais? Se são naturais, a Terra precisou superá-los para estarmos aqui?

É aí que surge uma outra via: a Hipótese do Gargalo de Gaia. Os pesquisadores desta linha de pensamento acreditam que, na verdade, a própria vida, em seu início, seja tão frágil que as próprias condições instáveis de seus planetas sejam as responsáveis por sua extinção. Há indícios de que Marte e Vênus, por exemplo, tenham sido palcos ideais para a formação da vida, mas hoje não passam de cenários desolados, estéreis e mortos. Mas ninguém garante, afinal, que o último gargalo precise vir, necessariamente, nos primeiros estágios da vida. Ele pode aparecer sem aviso, quando a vida está em plenamente desenvolvida, com seres inteligentes e certos de sua imortalidade enquanto espécie.

Mas, ao contrário do que pode parecer, a existência de vida alienígena não é o tema principal de O último Gargalo de Gaia: distopias, steampunk e dias finais. Esta obra, na realidade, trata das mil e uma possibilidades de extinção em massa da vida na Terra – seja por motivações naturais, aparentemente naturais ou deliberadamente artificiais. Com diferentes visões, que incluem a apresentação de passados alternativos e suas tecnologias impossíveis, distopias apocalípticas e até mesmo dramas que abordam questões filosóficas, os autores desta antologia de ficção científica trazem para o leitor os diferentes nomes e características dos gargalos que, finalmente, calarão nosso sopro existencial.

Até que, outra vez, em outra parte distante do Cosmos, a vida volte a florescer."



Dados do livro

Título - O último Gargalo de Gaia: distopias, steampunk e dias finais
Organizador - Mário Bentes
Capa - Marina Ávila
Editora - Lendari
Ano - 2016
ISBN (e-book) - 978-85-69243-07-6

A Editora Lendari prorroga prazo de envio de originais para sua primeira antologia de ficção científica A editora Lendari anunciou, no dia último dia, que vai prorrogar até o dia 30 de junho o prazo final para que escritores possam enviar originais para participar da seleção à antologia O Último Gargalo de Gaia: distopias, steampunk e dias finais. O prazo original se encerraria no dia 31 de maio.

O escritor Mário Bentes, que organiza a obra, afirma que a prorrogação do prazo acontece para dar oportunidade a autores que tomaram conhecimento do edital há pouco tempo. “Temos material suficiente para encerrar a inscrição dentro do prazo previsto, mas optamos por abrir esta oportunidade até porque recebemos muitos pedidos”, afirma Bentes.

A obra promete seguir a linha de filmes como Interestellar (2014), de Christopher Nolan, Melancholia (2011), de Lars von Trier, e o clássico Contato (1997), filme de Robert Zemeckis baseado no livro homônimo de Carl Sagan.

De acordo com Bentes, a ideia é usar a ficção científica apenas como pano de fundo para narrativas dramáticas ou de cunho filosófico e existencial. A ideia é que a obra reúna contos que tratem de extinção em massa no planeta ao mesmo tempo em que questionem o papel do ser humano sobre o mistério da vida no Universo.

Além disso, a antologia evoca um dos sentidos metafóricos possíveis na canção ‘Starman’, de David Bowie (1947-2016), lançada em 1972 no single ‘The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars’. A música chegou a ter uma versão nacional escrita e gravada pela banda Nenhum de Nós, com o título ‘O astronauta de mármore’, de 1989.

As inscrições iniciaram no dia 15 de fevereiro, por meio de seu site (http://www.lendari.com.br/o-ultimo-gargalo-de-gaia/). Podem participar autores brasileiros, natos ou naturalizados, e maiores de 18 anos. Cada autor interessado poderá submeter até três contos, todos com tamanho mínimo de cinco e máximo de dez páginas.

Os autores também vão precisar pagar uma taxa de R$ 20 para cada original enviado, valores que, de acordo com a editora, vão arcar com os custos de leitura crítica e posterior edição e revisão do material eventualmente aprovado. O resultado da fase de seleção também será alterado, passando para 15 de julho de 2016, no próprio site da Editora Lendari.

Sua obra tem esse perfil? Então, bora se inscrever.

27 comentários:

  1. Essa é uma ótima oportunidade para quem possui um conto de um dos gêneros requeridos. É uma ação que merece mesmo muita divulgação devido sua importância. Desejo sucesso para a organização.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Acho muito legal quando acontecem essas seleções, sempre acabam dando chance para autores ainda desconhecidos e descobrimos grandes nomes. Eu ainda não conhecia a editora mas já vou ficar de olho, é sempre bom acompanhar as novidades do mercado editorial. Desejo muito sucesso com as seleções e que o resultado final fique muito bom.

    ResponderExcluir
  3. Que ótima noticia, já avisei um amigo que mora comigo e ele se animou pra mandar. É importante que as editoras deem oportunidade para novos autores, são com pequenos passos que ganhamos visibilidade, isso é importante. Até salvei nos favoritos. <3

    ResponderExcluir
  4. Opa! Uma oportunidade excelente para conhecermos novos autores e quem sabe o próximo top 10 dos mais vendidos. Vou avisar alguns camaradas pra participar.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Infelizmente eu não escreve coisas parecidas a isso mas acho o gênero bem bacana, não vejo muitos livros de contos nesse tipo, o título também foi bem legal e a capa ficou um arraso, também com a capita que à fez eu não esperava menos rsrs. Desejo toda a sorte do mundo para quem vai se inscrever, até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  6. Oie! Se eu não tivesse sem tempo com a própria antologia que estou organizando eu com certeza participaria. Mas vou indicar para amigos.
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Acho ótimo esta iniciativa da editora, é uma chance para novos autores. Espero que a editora tenha muito trabalho em escolher os textos )
    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Essa oportunidade é muito boa para novos escritores, que querem um espaço no mercado. Como não sou escritora, nem me atrevo a mandar um texto, pois será rejeitado, mas desejo muito sucesso a todos que mandarem e espero ver esse livro publicado.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Adorei a mistura de distopia com steampunk com certeza o livro deve ficar interessante. E claro uma ótima oportunidade para novos escritores. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Sem dúvidas é uma ótima oportunidade para quem deseja publicar seus contos. É através de antologias assim que descobrimos ótimos autores. Eu só não vou participar porque já estou focada no concurso da Illuminare (e ainda nem escrevi um dos contos que pretendo enviar rs). Mas quem sabe na próxima? Seria algo totalmente novo e diferente para mim, já que nunca me arrisquei tentando escrever uma distopia ou steampunk.
    Desejo sorte aos que participarem.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Oi, que oportunidade incrível, muito bom para aqueles que querem ter algo publicado, uma ótima oportunidade. Se eu escrevesse, com certeza iria tentar. Boa sorte pra todos.

    Beijos
    www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Nelmaliana.

    Eu acho muito bacana a seleção que editora Lendari está promovendo. É uma ótima oportunidade para os novos autores mostrar seu talento no gênero. Estou bem curiosa pelos contos.

    Bjos
    Histórias Existem Para Serem Contadas

    ResponderExcluir
  13. Olá , sem duvida alguma para pessoal que curtem e escrevem sobre o tema é uma oportunidade inestimável , não curto o gênero , mas acho bacana quando fazem esse tipo de seleção deixando o espaço para aqueles que tem ótimas ideias e ainda não foram conhecidos igual eles disseram que já tinham material o suficiente para fechar dentro do prazo, mas resolveram adiar para que mais pessoas pudessem tomar conhecimento disso , achei muito bacana !

    ResponderExcluir
  14. Oi Nel, que bacana esta iniciativa e tomara que tenham muitos autores com novidades para nós e esta é uma oportunidade fantástica para os autores independentes.

    Bjo
    Tânia Bueno
    Faces da Leitura

    ResponderExcluir
  15. Olá
    muito legal a iniciativa e espero que ótimas histórias e autores saiam desse projeto, vou torcer muito e a capa está muito bonita

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá linda,

    Gostei da pequena sinopse para a antologia porque trata do dilema da criação do nosso Universo e as destruição do mesmo.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Que ótima oportunidade para quem gosta de escrever textos do gênero. Eu gosto de escrever, mas não escrevo distopias, embora goste muito de lê-las. Aguardarei o lançamento do livro para apreciá-lo como leitora.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  18. Adoro esse tipo de iniciativa.
    É sempre uma boa abrir espaço para a nossa literatura.
    Embora não seja o tipo de livro que eu gosto.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  19. Olá, adorei a iniciativa, pena que eu não leve jeito para escrever esse gênero, mas adorei ver toda essa ambientação e tal. Bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Muito legal essa seleção, uma ótima oportunidade para novos escritores, mas infelizmente eu não sei escrever rs meu negócio é ler mesmo! Enfim, a editora está de parabéns!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?

    Achei ótima o projeto da editora, principalmente por dar uma "maior" oportunidade para os autores, se eu fosse escritor, com certeza participaria. :D

    Abraços.
    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Sem dúvida essa é uma ótima oportunidade para quem curte escrever e tudo mais... se eu tivesse coragem e a cara de pau sem dúvidas me aventuraria nessa também. <3

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  23. Para quem escreve gêneros assim é uma oportunidade muito boa! Vou comentar sobre isso com um amigo meu que escreve. Vou ficar torcendo para que a publicação aconteça e seja um sucesso :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá. Muito interessante esta postagem e este tipo de projeto. A premissa parece ser incrível e ter vários contos com este gênero é simplesmente maravilhoso. Não conheço nenhum escritor amante desses gêneros, mas se eu ver, irei comentar sobre esta seleção.
    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
  25. Oi,
    Essa história de extinção da vida na Terra, seja em causas naturais ou não, bem intrigante e sempre me deixar curiosa é uma ótima dica e desejo sucesso nesse projeto.

    Muitos Livros e Sucesso!


    http://booksmagiclove.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá. achei incrível essa oportunidade. Existem muitas pessoas que tem textos e contos desses gêneros. Esse tema de Interestelar me pega rs
    Desejo todo sucesso do mundo.
    Parabéns *-*
    http://casinhadaliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi, achei muito legal essa oportunidade!
    Uma pena que eu seja uma negação quando o assunto é escrever.
    Como gosto muito do gênero steampunk vou ficar de olho no lançamento da antologia, espero que seja tão boa quanto essa capa é linda.

    Beijos!

    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir