19 março, 2016

Épicos Homéricos organizado por Maurício Coelho

Épicos Homéricos por Vários
Independente - 80 pgs

A mitologia grega está presente em vários costumes da sociedade atual. Sua influência vai desde esportes até nome de ossos humanos e nomes científicos de espécies. Seus conjuntos de mitos são inspirações para dezenas de filmes, seriados, teatro e livros ao longo do tempo. Em homenagem a um dos maiores poetas da Antiguidade, Épicos Homéricos traz nas páginas deste livro heróis, criaturas, deuses e uma infinidade de personagens que os autores selecionados para compor esta antologia são capazes de criar. Uma alegria em cada conto tão bem desenvolvido e escolhido, entre tantos, para você, leitor.

Eu sou uma apaixonada pela cultura grega desde criança. Li muita coisa sobre mitologia e alguns livros de autores gregos como Nikos Kazantzakis. Não sou uma especialista, mas aprecio muito a cultura.

O livro é um compilado de 13 contos organizados nessa antologia pelo autor Maurício Coelho. Antes de mais nada, se você não entende patavinas de mitologia grega, não se assuste. Sempre que algum dos autores cita o nome de um deus, semideus, ou algum termo específico da região, o organizador traz uma nota de rodapé que explica tudo direitinho. Então, mesmo que você não tenha nenhuma intimidade com o assunto não ficará perdido. 

É normal em livros de contos, você gostar de alguns e não de outros. Mas nesse, eu gostei de todos, sim todos. Cada um ao seu modo, traz uma visão diferente sobre o mesmo tema, e eu achei isso muito enriquecedor. Tornou a leitura mais interessante. Eu nunca sabia o que esperar nas páginas seguintes, mas quando chegava nelas era surpreendida por uma leitura prazerosa e envolvente.

Os contos não tem interligação, logo é possível ler apenas um ou em ordem aleatória. Mas não deixe de ler, é um obra que além de entretenimento traz um pouco mais de conhecimento sobre uma civilização fantástica.

Listas com os autores e os nomes dos contos

Johnatan Willow Dias de Andrade — Catilina versus Cícero
Gabriel Alves Godoi — Sangue no Mar
Pedro Batista — Mudar de Pele
Thiago d'Evecque — Do Outro Lado
Paulo César da Mota Pereira — O Outono Na Vida
Fred Sá Teles — A História do Deus do Amor
Jean Thallis — Zelos, O Touro Premiado
Vinícius Pacheco — Corrida para a Ilha de Creta
Gabriela Leão — Os Sacrifícios
Guilherme Leão Pereira — O Filho de Morfeu
Daniel de Santana Pelotti — A Última Aventura dos Heróis Gregos
Kelly Shimohiro — Um Dia Antes
Maurício Coelho — Asclepíade

Espero que tenho gostado, e me contem nos comentários se já leram algo ligado à Grecia.

34 comentários:

  1. Notas de rodapé salvam! É uma maravilha o autor de dispor a essa explicação durante o livro e sem perder o foco. Li alguns desses contos e são fantásticos.

    ResponderExcluir
  2. Bom, sou apaixonada pela mitologia grega também. E gostei muito pelo fato de haver uma compreensão maior sobre os assuntos retratados. Fiquri bem curiosa, sem contar que adoro livros de contos.
    Beijos
    Fer

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! Sou apaixonada por mitologia grega e não conhecia essa obra. O que mais me instigou foi a possibilidade de ler varios contos escritos em visões diferentes. Parabéns, excelente indicação. bjos
    https://letrasextraordinarias.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá,

    adoro livros e filmes ligados aos temas história e mitologia, principalmente a mitologia grega, o livro deve ser bom, adorei a dica. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  5. Amo mitologia grega, acho que foi um dos motivos de eu está fazendo graduação em história, pena eu não poder falar deles no meu TCC =[. E eu já li a saga de Percy Jackson, outro sobre a história de Grécia e suas lendas e alguns livros que foram indicados pelos meus professores da universidade.
    Eu fiquei bem curioso com o livro e ler esses contos, e bem legal eles explicarem os termos e todo o significado, raramente fazem isso, e o leitor acaba ficando perdido.
    Onde cê comprou o livro e qual o preço?
    https://nerdbookblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou um dos autores do livro, meu nome é Daniel. Por ora ele ainda está em versão digital, mas tão logo saia da gráfica a versão física, eu serei um dos com quem você (e outros mais) poderá adquirir seu exemplar.

      Excluir
  6. De todos os autores que compõe a coletânea, só conheço a escrita da Kelly Shimohiro e adorei o livro que ela lançou no finzinho de 2015. Fiquei curiosa para conhecer todos os outros e espero poder fazer em breve.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem??

    Teve uma época que eu era fissurada por mitologia grega! Por influência de Percy Jackson, comecei a pesquisar muito sobre o assunto! Tanto é que tenho dois livros sobre mitologia na minha estante, um cheio de contos, e outro com contos mas com uma pagada mais didática. Gostei bastante da dica, parece ser bem interessante o livro e fiquei com saudades de ler sobre o assunto!

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olá :D
    Quem não ama mitologia, não é?
    Achei esse bem interessante :)
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ultimamente tenho tido um certo interesse por Mitologia que não sei de onde veio (rsrsrs).
    Gostei da Obra, achei bem legal e chamativa, espero poder ler em breve.

    Gabriel | Frases, Trechos e Pensamentos

    ResponderExcluir
  10. Oi Nelmaliana.

    Teve uma época que gostava muito de ler sobre a mitologia. Mas no momento não seria uma leitura que gostaria de ler. Vou deixar a dica anotada para quando tiver vontade de ler sobre a mitologia, pois seu comentário está bem interessante.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu acho super caprichoso o autor se preocupar com pessoas que não entendem patavina de deuses gregos e tal! Li um livro que tinha esse tema e fiquei super perdida! Já leria esses contos só por essa preocupação do autor.
    Beijão, Mari

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Não conhecia esse livro e achei bem interessante ser o livro com 13 contos. Eu não sou muito fã de leitura nesse gênero, não tenho curiosidade sobre mitologia grega e vou deixar passar.
    Deve ser uma obra maravilhosa para quem aprecia e bom saber que a leitura não precisa seguir uma ordem.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Também sou apaixonada por mitologia grega desde criança e amei o livro só pelos nomes dos contos.
    Não conhecia o livro, mas já quero ele na minha estante.
    Amei!

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  14. Também gosto bastante de mitologia grega, e esse livro parece bem legal, principalmente por ser cheio de contos, e eu amo contos! A ideia de fazer contos que não são interligados é ótima, porque da pra ler cada conto em momentos diferentes, sem precisar seguir um ritual de leitura.

    Super beijo.

    ResponderExcluir
  15. Também gosto muito de mitos gregos e apesar de também não ser um ás no assunto, sempre que posso leio algo do gênero.
    Gostei do livro e vou anotar a dica.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  16. Também sou uma pessoa que gosta muito da cultura grega. Foi bom conhecer essa série de contos, como você mesma disse, sempre quando leio um livro assim, sempre escolho meu preferido, espero que quando ler esse livro eu goste de todos, assim como você.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Ooi, nunca fui muito fã de mitologia grega, Mas que bom os autores deixar bem claro o assunto, pra não haver dúvidas sobre o assunto. Tenho vários amigos que adoram o tema, vou mostrar esse post para eles, que com certeza vai adorar os contos!

    Beijos
    www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá, achei bacana as notas de rodapé, pois apesar de termos contatos com alguns personagens de mitologia, sempre tem alguns que nos escapam a memória ou realmente não nos é familiar. Pelos títulos dos contos, acho que são histórias incríveis. Bjs

    ResponderExcluir
  19. Oiii, tudo bem?
    Confesso que tenho um amor incondicional por mitologia grega, sempre quando posso estou realizando a leitura, e vindo deste autor que morro de vontade de ler, só aumenta minha curiosidade. Infelizmente não conhecia nenhum dos outros autores dos contos.
    Beijão

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem????
    Também gosto de mitologia grega, então esse é um livro que chamou minha atenção :) Mas confesso que tenho problemas com livros de contos :p Gosto de ler contos, mas não em um livro :3 Estranho né? hahahha, mas comigo é assim, quando pego um livro de contos para ler, acabo não aproveitando adequadamente :P
    Mas que bom que você curtiu tanto assim ;)
    Dos autores, só conheço o organizador
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá!

    Adoro saber mais sobre mitologia e achei bem legal juntarem estes contos com essa temática. Achei super valido o organizador colocar notas de rodapé com explicações, assim pode guiar quem é leigo no assunto. Se você gostou de todos os contos é porque o livro deve ser mesmo bom! Agora estou com muita vontade de lê-los também.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, e acho que talvez a principio não me interessaria por ele. Mas como você elogiou e aprovou a elogiou a leitura, não descarto a possibilidade de ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oiee

    Eu não conhecia o livro, mas fiquei super interessada.
    Adoro mitologia e adoro contos. E o bom que todos foram legais.
    Gostei disso das notinhas explicativas.
    Vou deixar essa dica anotada.

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, nunca li nada sobre mitologia, a não ser na escola... Não sou muito fã do tema, mas é uma ótima indicação para os apaixonados por mitologia grega, né? Conheço muitos!
    Achei legal ter as notas de rodapé para leigos no assunto, como eu! Hahahaha
    Parabéns pela resenha!
    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Olá linda,

    Eu gostei bastante dos contos e adorei as notinhas de rodapé explicando a origem de alguns nomes e o significado de outros no contexto.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Amo mitologia grega e sempre gosto de aprender mais essa grande civilização. Mas, no momento, não estou propensa a esse tipo de leitura. Mas amei sua resenha, muito bem escrita!

    Beijos, Caroline.

    http://carpediemliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem?
    Primeiro de tudo tenho que dizer que sou extremamente fascinado por mitologia grega e não é a toa que sou apaixonado pela série do Tio Rick. Fiquei interessado na leitura e conhecer ainda um pouco mais dessa grande civilização que foi a Grécia e que de certa forma faz parte da história da humanidade, as crenças e histórias são demais. Ótima resenha, assim que tiver oportunidade irei ler.
    Bjos <3

    http://carpediemliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oiiii

    se eu já li algo ligado à Grécia??? Menina, sou professora de história com ênfase em Clássica, que é exatamente a Gércia e suas mitologias!!! Amei tua resenha, está maravilhosa e esses contos são ótimos...

    parabéns pela resenha, e pelo gosto ótimo pelo classicismo...hehe

    bjs

    ResponderExcluir
  29. Para falar a verdade adoro contos, mais não sou fã de mitologia, mesmo gostando de contos não me interessei pelo livro.

    ResponderExcluir
  30. Olá, adorei a dica. Também sou muito fã de mitologia grega desde a adolescência <3
    Não conhecia essa obra, já vou adicionar!

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  31. Também adoro a mitologia grega e o livro me champou muita atenção por causa disso. Não sou fã de contos,mas o tema consegue vencer meus preconceitos. Não conheço nenhum dos autores da antologia,mas adorei a dica.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  32. Parece ser muito interessante e instrutivo, vou add a lista

    Carpe Diem Literário

    ResponderExcluir
  33. Oie, não sou muito de ler livros de contos, mas sempre que possivel, leio um conto ou outro. Parabéns pela resenha e espero um dia ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre mitologia

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir