17 março, 2016

Divulgação - Pérolas da Minhas Surdez De Nuccia de Cicco - Primeiras Impressões.

Livro - Pérolas da Minha Surdez
Autora - Nuccia De Cicco
Eidotra WWlivros - 123 pgs

E continuando a semana de divulgação de Pérolas da Minha Surdez, hoje eu trago pra você minhas primeiras impressões do livro. 

Eu sou professora de rede pública, e já passei por algumas cidades no estado de São Paulo. Há um tempinho trabalhei em Piracicaba (ai que saudade), em uma escola que recebia muitos alunos surdos da cidade. Foi minha primeira experiência com esse público, e confesso que amei trabalhar com eles. Aprendi muito com isso, inclusivo um cadinho de Libras.

Eu conheci a Nuccia através do blog dela. Eu via seus  posts sobre livros, mas nunca parei pra conhecer a blogueira, só sabia seu nome. Aí, um dia uma outra blogueira me chamou a atenção pra essa frase: "contos, poesias, livros, séries, filmes, surdez e dança.." Como assim? Surdez? Eu nunca imaginei.  Isso foi o suficiente pra me interessar pela sua história. Quando fiquei sabendo sobre o livro, na hora me cadastrei pra participar da divulgação, e fiquei muito feliz e agradecida quando fui uma das escolhidas.

Mas chega de história e vamos às primeiras impressões.

Li os 2 primeiros capítulos e nem vi o tempo passar. No 1º capítulo ela conta rapidamente sobre sua vida e como ficou surda. Já aqui ela deixa muito claro que rumos o livro vai seguir. Leveza, talvez seja a palavra mais apropriada. Ela fala de si e da sua surdez de maneira leve e até divertida.

"Sou uma bruxa que não se esconde e tem uma cadela branca; uma bióloga que ama cobras e sapos, mas tem um jabuti-fêmea; uma bailarina do Oriente que adora rock e pop e é surda; uma surda que ouve com olhos e fala com as mãos, mas que também ouve com mãos e fala “pelos cotovelos”. Uma pessoa simpática, desbocada, multitarefas, que é lerda de manhã, mal-humorada com fome, detesta pedir ajuda e não suporta gente relaxada ou desleixada."
                                                                                                                                                                                                                  pg 13

Já no 2º capítulo nós a conhecemos como David Coperfield, desde o nascimento, até o momento da surdez total. E tom leve e divertido continua aqui. Isso torna a leitura deveras prazerosa. Pode parecer estranho essa afirmação. Afinal, você vai ler um livro onde uma moça conta a história de como ficou surda, e você me diz que é divertido. Sim, pois o é. E eu achei isso fantástico. A narrativa é extremamente fluida e agradável. E a frase a seguir ilustra bem isso.

"Leitores se conquistam com boas histórias."
                                                                                           pg 15

Eu sempre digo que um bom livro te ganha nas primeiras páginas. Ok, São só as primeiras impressões. Mas confesso que me conquistou. Nos próximos dias trarei minha opinião completa pra vocês. Lembrando que o livro está em pré-venda no link

Um comentário:

  1. Nel, sua linda!!!
    Adorei seu texto!... Imagina depois que ler o livro todo?! =O
    Eu procurei dar ao livro a minha voz, não só o tom, mas também meu jeito de falar. Bem... ou quase já que não tem muitas palavras de baixo calão... rsrs... Me avise quando sair a resenha!!! *__*
    beijo no coração!!!! Nu.

    ResponderExcluir