27 março, 2016

As Crônicas de Fedors - Livro 1 da série Os Livros de Esteros de Aldemir Alves

As Crônicas de Fedors - Livro 1 da série Os Livros de Esteros
por Aldemir Alves
Selo Jovem - 275 pgs 

Esteros nos leva para um mundo medieval, onde reis se tornam homens individualistas, crianças são incentivadas a fazer o bem acima de qualquer coisa, e até mesmo o mal deixa de ser temido. Entretanto, a inocência é algo inevitável para um povo que só preza a paz.

Vamcast é o filho mais velho do rei do Norte, Mussafar. É um menino que desejou dominar o mundo aos 13 anos, não tinha amigos e buscava constantemente o afeto do pai que era um homem frio e descuidado. Por ser assim errou na criação do seu filho. 

Esse é o primeiro livro da série Os Livros de Esteros, e conseguiu me ganhar na primeira página. A história se passa no planeta Esteros, onde conheceremos a família Destrus que governa o reino de Naires, o continente nórdico do planeta. Mas calma, você não ficará confuso nem perdido em nenhum momento. Logo no início do livro tem um mapa que nos mostra onde os ambientes narrados estão localizados. 


Na página seguinte nos deparamos com um pequeno conselho do autor.

página 08

Isso foi o suficiente pra ganhar minha atenção. Nas páginas seguintes conhecemos 2 personagens um tanto misteriosos. Um deles é Salazar, que certo dia se depara com uma figura bem estranha, e quando se dá conta está diante de um morto-vivo: Fedors. Ele irá nos narrar uma história repleta de magia, batalhas, disputas familiares, e toda ordem de acontecimentos que podem surgir em uma fantasia medieval. O livro tem um mistura muito bem elaborada de tough lit e fantasia. Se eu não soubesse quem era o autor, poderia em diversos momentos acreditar que fosse Bernard Cornwell ou mesmo Tolkien. Sim, é possível perceber que o autor bebeu nessas fontes pra escrever seu livro, e como isso é bom. Também encontrarmos muitas referências a jogos de RPG (role playing game). A mistura dos estilos é muito bem costurada o que torna a narrativa extremamente envolvente e fluida. 

No início do livro temos um prefácio escrito pelo autor, mas eu recomendo que ele seja lido apenas após o leitor ter completado a leitura do livro. Não se preocupe, pois não contém spoilers, mas eu acho que tira um pouco da magia da história, e eu gosto de ser totalmente surpreendida durante a leitura. 

Outro ponto que deve ser citado, são as ilustrações de Junior Menezes e Aldemir Alves. Antes do início de cada capítulo ele nos agracia com uma ilustração fantástica do personagem ou algo que faça alusão aos acontecimentos das páginas seguintes. Eu não costumo gostar de imagens que mostrem as personagens, pois eu gosto de imaginá-las ao meu modo. Mas aqui, elas são tão reais e trazem um ar tão dramático à obra, que é impossível não admirá-las. 


Quanto a parte gráfica do livro, existem vários erros de revisão, mas nenhum deles influencia negativamente a obra ou o ritmo de leitura.

É apenas o primeiro livro, mas o autor constrói uma mitologia ricamente detalhada e com personagens bem estruturados.  Mais que recomendado pra quem gosta de uma fantasia medieval muito bem escrita, cheia de tramas, batalhas épicas e com personagens cativantes.

Comprar - Amazon


18 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Já ouvi falar muito sobre esse livro, mas infelizmente nunca tive a oportunidade em ler. Fiquei mais interessada porque você citou mitologia e fantasia medieval, sou fã desses gêneros. Obrigada pela dica!!!
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nelma.

    Gostei muito da capa e da premissa. E fiquei feliz por ser nacional. Amo encontrar novos autores brasileiros. Ainda mais quando tem uma resenha positiva e cheia de entusiasmo.Sinal que o autor está no caminho certo. As ilustrações estão lindas e me cativaram também. Anotei a dica, e espero poder ler em breve.

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, não conhecia e obra e achei bem bacana a premissa, o que me incomoda é ser uma série, já que ultimamente todos os escritores resolveram escrever sagas, e eu não gosto de me sentir presa na mesma história, enfim... Bjs

    ResponderExcluir
  4. Menina, que livro é esse???? eu já conhecia a obra mas ainda não tinha lido nenhuma resenha e fiquei extremamente interessada em fazer essa leitura. Eu gosto muito de tramas medievais e pelo que vi o enredo desse livro é fantástico. Aquele recado do autor me deixou muito curiosa também e espero poder ler o livro esse ano ainda.

    ResponderExcluir
  5. A arte gráfica do livro está show e au amo quando um escritor cria um universo e o "ilustra" com mapas e outros recursos, acho que isso aproxima o leitor da sua história. Não curto muito fantasia, nem séries, mas acho que vou ler esta aqui porque me pareceu bem consistente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Eu já tinha ouvido falar desse livro quando lançou no Brasil, mas não tinha me interessado muito. Eu nunca tinha lido uma resenha sobre ele!
    Achei bem legal ter o mapa, sem dúvidas facilita a leitura ao saber onde acontece cada coisa!
    Parabéns pela resenha!
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  7. Oie!
    Meu Deus que livro mais lindo.
    Não o conheço direito, mas já o considero.
    Livros com mapas me fascinam e essa ilustrações estão incríveis.
    Quero muito ler porque amo essa coisa meio nórdica.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Tudo bem?

    A capa é bem legal, mas a premissa do livro não me cativou, acredito que porque não gosto muito de mitologia.
    Abraços,
    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conhecia o livro, mas gosto muito de fantasia. As ilustrações estão lindas.
    Mas no momento estou correndo de série, preciso finalizar muitas rs'
    Irei colocar na lista de desejados e assim quando pintar oportunidade irei ler com toda certeza!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    A premissa do livro é bastante interessante, apesar de eu não curti muito RPGs, leria o livro, pois ele conta apenas com algumas referências, pelo que você disse.
    Os desenhos, pela foto, estão incríveis e acho que isso já faz valer a pena ler!
    É muito difícil encontrarmos livros mitológicos com personagens bem construídos.
    Já anotei a dica e, se eu não ler, vou comprar para meu irmão.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Esse livro é muito bem falado, houve um tempo em que até pensei em ler ele, mas acabei desistindo, não sou nada fã de mitologia e não estou em uma boa fase para sair da minha zona de conforto. Mas não descarto totalmente a possibilidade de vir a ler ele algum dia.

    Abçs
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  12. Menina, que livro lindo...adorei a capa <3
    E esse mapa? Adoro livros que tem mapas.

    Adoro o gênero e já me interessei, vou anotar a dica e correr atrás do meu exemplar.

    Abraços
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Não conhecia As Crônicas de Fedors! Gostei bastante da sua resenha e, mesmo sendo um gênero que eu não leio muito fiquei bem curiosa com essa trama. Desanima saber que é uma serie, mas isso é o de menos. Ilustrações belíssimas! Adorei. Pelas fotos dá para saber que são realmente bem "realísticas". Anotei sua dica e espero ter a oportunidade de fazer essa leitura qualquer dia desses.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Sempre que vejo esse livro eu penso em Westeros, não tem jeito, rs.
    E poxa, eu super tinha intenção de lê-lo, mas depois desse "conselho" que o autor deu no início eu mega desanimei :( Realmente sou do tipo que gosta de se apegar aos personagens, não sei se conseguiria me adaptar a esse tipo de escrita.
    Talvez eu ainda leia, mas desanimei mesmo. :/

    Mago e Vidro
    | Sorteio DamnedGirls | NOVE livros pra você!

    ResponderExcluir
  15. Oie!!!
    Gosto muito de livros de fantasia, apesar de estar lendo muito poucos no momento.
    Adorei sua resenha, muito bem escrita e pontuada. Me deixou morrendo de vontade de soltar minha imaginação no mundo da fantasia.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Eu adoro fantasia! E foi só chegar na comparação com Bernard e o Tolkien pra eu ficar toda eufórica pensando "EU QUERO LER! EU QUERO LER!" e aí você mostrou as ilustrações e quebrou meu coração. CARA, QUE ILUSTRAS LINDAS! Eu amo livro com ilustrações (às vezes me sinto uma criança por causa disso), mas acho que é porque eu também adoro desenhar e sempre sonhei em ganhar a vida assim (é, SONHEI hahaha).

    beijos!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Tenho quase certeza que eu tenho o e-book desse livro na minha lista de futuras leituras...
    Amei as ilustrações! Adoro quando inicio uma leitura e sou surpreendida ♡ só estou receosa com relação ao gênero pois tenho dificuldade de encontrar livros que eu goste.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Eu gostei bastante do livro e fiquei super curiosa. Assim como você eu também gosto de ser surpreendida e por isso vou evitar ler o prefácio. Gostei bastante das ilustrações e elas são lindas demais mesmo. Fiquei curiosa para conhecer os personagens também.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir