26 outubro, 2015

Quando ideias e ideais incomodam muita gente

Parem o mundo que eu quero descer!

Não gosto de expor minhas ideias pessoais no blog. Penso que aqui é um local apenas pra que eu converse sobre minhas leituras, e nada mais. Mas às vezes, e somente às vezes, é necessário expor o que se pensa em todos os meios. 

Mas, antes é necessário deixar bem claro que não sou a dona da verdade, muito menos detenho "a resposta para a vida o universo e tudo o mais". Dito isso, vamos aos fatos.

Como é sabido de todos, no último final de semana (24 e 25.10.2015) aconteceu no Brasil todo o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), que visa avaliar os conhecimentos adquiridos durante os anos letivos, servindo (dentre outras coisas) de acesso a faculdades. Logo após  o final da prova, várias pessoas postaram fotos sobre algumas questões, e talvez a mais citada seja sobre Simone de Beauvoir.
ENEM 2015 - prova amarela (Foto - Reprodução/Globo)
Antes de mais nada, Simone de Beauvoir foi uma pensadora do século XX, que escreveu vários livros onde abordava o feminismo dentre outros temas. Pra saber um pouquinho mais sobre ela, tem um artigo bem bacana no site InfoEscola.

Durante minha vida, li 2 livros da autora: "Cartas a Nelson Algren" e "O Segundo Sexo" (nesse livro é onde encontramos o trecho usado na prova), ainda na adolescência. No sábado, dia da aplicação da mesma, todos os posts que eu vi, eram de pessoas felizes com a questão, com a abordagem do tema.
No domingo, dia da redação, o tema usado foi: "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira". Tema excelente, amplamente divulgado e debatido em vários âmbitos da sociedade. Mais uma vez, vi vários posts com comentários positivos sobre a escolha. 
Tema da Redação (Foto - Reprodução/MEC)
Aí, fui me encontrar com Morfeu.

Qual não foi minha surpresa, quando na segunda-feira subsequente a prova, vejo uma enxurrada de pessoas maldizendo o tema. Vi comentários de todos os tipos, mas um dos que mais me assustou foi de um amigo que dizia que "o governo queria acabar com a Família" WTF? Qual a relação que essa pessoa fez entre extinção da família e os temas das questões? Aí pronto, deu-se o imbróglio. E veio um post atrás do outro, de várias redes sociais. Alguns achavam que o tema escolhido era específico pra separar os esquerdistas dos direitistas, outros que era doutrinação de gênero (WTF²), e mais um monte de bizarrices. Me parece, que decidiram interpretar o texto cada um ao seu modo e da maneira que melhor satisfizesse os ideais de cada um. E todos perdemos com isso.

Nunca fiz ENEM (já estou velha pra isso e já upei esse level), mas prestei FUVEST a long time ago. E o contexto não mudou muito de lá pra cá. Perguntas de conhecimento geral e específico, sem jamaia deixar temas da atualidade de fora. 

Eu leio desde muito cedo, faço parte de uma família de leitores da qual me orgulho muito, e sempre li de tudo, tudo mesmo. Isso não me fez melhor ou mais inteligente do que ninguém. Apenas alguém que não tem preconceito literário e é aberta a todo tipo de leitura. Dito isso, e diante de todos os acontecimentos, só tenho uma coisa a dizer: ler livros sobre feminismo, não te torna uma feminazi; ler sobre ideias esquerdistas, não te torna um esquerdista; ler sobre homossexualidade, não te torna um homossexual. Então fofuras, leiam, Leiam de tudo, sem distinção. Quanto mais leitura, melhor. Mais ideias vocês conhecerão, mais críticos se tornarão. e isso é muito bom. Afinal, todo nós defendemos uma país com mais leitores, ou não?

E que venham mais temas polêmicos.

;D

33 comentários:

  1. Adorei o post e acho que vc poderia colocar mais opiniões pessoais sim. Acho que isso faz com que os leitores do blog pensem sobre seus próprios pontos de vista.
    meuamorpeloslivros.blogspot.com.br
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Sei lá, acho que o povo da Redes Sociais, gostam é de um mimimi, se ta todo mundo falando uma coisa hoje amanha estão falando o exato contrário, sabe, a melhor coisa que fiz foi para de seguir todos os conhecidos e ficar só com os mais próximos e as páginas que eu segui, lembro que era tanta tranqueira que não aparecia post nenhum das páginas que eu queria receber atualizações.
    Sobre o o Enem, gostei do tema da redação, mas não sei se quanto a pergunta, acho que se fosse algo relacionado ao dia 08/03 me agradaria mais.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa, isso é fato, cheguei hoje na escola e o tanto de gente falando do enem, e sobre o tema da redação, que meu Deus, hehe
    Esse foi o assunto do dia, e como você disse, temos que ler de tudo mesmo, ler livros femininos/masculinos não te faz feminista/machista! E adorei a ideia de se expressar com assuntos mais pessoais, faça isso mais vezes.

    Beijos!
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz o ENEM, adorei ter caído sobre a questão das mulheres e adorei o tema da redação com todas as minhas forças! Ambos não são questões feministas, são questões de DIREITOS HUMANOS! Principalmente a redação.

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Adorei o seu post!
    Realmente, o ENEM desse ano deu o que falar ahah
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  6. Nelma, gostei bastante deste seu post com expressões pessoais, poderia fazer mais vezes. Enfim, eu prestei o ENEM este ano e me dei muito por satisfeito pelo tema da redação e pela pergunta relacionada ao feminismo. Um comentário muito sem noção do autor da frase sobre a destruição de famílias.Precisamos acordar, Brasil!

    ResponderExcluir
  7. Não acompanhei os post citados no facebook, mas concordo quando você diz que cada um quer interpretar algo de sua maneira, parece que hoje em dia isso é normal, as pessoas distorcem determinadas coisas e parecem diminuir o valor de coisas tão importantes. É uma ignorância e uma pena. Parabéns pelo post.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do post e de conhecer suas ideias, e penso como você, ler algo não te torna o que trata no livro, e sim te faz aprender novas coisas para si e para que possa até mesmo quando necessário aplicar na vida.
    Eu nunca li nada de Beauvoir, digo, escrito por ela, mas li um livro chamado Beauvoir apaixonada, onde supostamente ela tinha um amante mas amava sartre também, e mesmo sendo uma ficção parecia extremamente realista, e gostei de conhecer algumas das ideias da simone lá colocadas. Também vejo falar da autora nos livros da Zélia gattai, que conheceu simone e sartre.
    em fim, estou falando demais já, mas em primeiro lugar amei seu post e em segundo digo que simone foi muito bem colocada nesse enem. E gostei muito do tema da redação.
    Por mais posts inteligentes como esse seu.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/resenha-bruxa-da-noite-vl1.html

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Você disse basicamente, o que todos já sabemos. O que é triste mesmo é que, em pleno 2015, tem gente criticando Simone e derivadas. Tá chato viver nesse país, com partidários de facebook. Até a internet vai ficar insuportável em algum tempo...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olha, cheguei a um ponto de ignorar todo e qualquer comentário que venha das redes sociais.
    Ultimamente é uma fonte de muitos filósofos, que pouco pensam, mas opinam por tudo e são donos da verdade.
    Bem, a coisa não é bem assim e concordo que as pessoas estão precisando diversificar mesmo os gostos, as leituras e as opiniões, mesmo que sejam soterradas atualmente com essa mania de eu sei mais que vc, então cala a boca. Tudo isso me cansa e muito.
    Eu adoro expor minhas ideias, mas confesso que a encheção de saco é tão grande desse povo que adora ficar rotulando tudo que prefiro guardar a minha e fazer cara de paisagem, pra evitar briga.
    Parabéns pela coragem, eu já joguei a toalha a muito tempo... kkkkk

    Raíssa Nantes

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Esse tema do enem ta rendendo né?
    Você tem que dizer sim sua opinião pq muitos leitores se espelha em vc.
    Adorei esse post e como assim querem acabar com a família?
    Só rindo mesmo rsrs
    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oláá
    Nopooossa, que polêmica esse tem está gerando haha eu sinceramente adorei e apoio o tema, porém, algumas pessoas estão chegando a exagerar, pois não podemos generalizar que todos os homens são machistas e todos eles foram mal na redação e bla bla, claro que temos alguns, mas há homens e homens, mesmo assim, é um tema válido para discussão. Ótimo post

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiee.

    Muito bom sua postagem! Vive muita gente falando sobre a prova e como não fui fazer fiquei um pouco por fora, mas sua postagem me deixou mais atualizada. Acho que as pessoas vivem muito de mimimi, principalmente nas redes sociais

    Beijos da Fê
    As Catarina´s

    ResponderExcluir
  14. Concordo com você e fiquei bem brava com alguns comentários negativos e ofensivos sobre. Fiz o ENEM e quando vi tanto a questão quanto o tema da redação, só faltou dar pulinhos na sala.
    Quem reclama é quem não sabe nada sobre ou não tem nada para reclamar.
    Bjss

    www.umolhardeestrangeiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Adorei o seu post.
    Top o seu blog.
    5booksandme.blogspot.fr

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Eu já passei pelo ENEM, e é sempre a mesma coisa todo ano. Uns reclamam outros não. Esse povo só gosta de criar polêmicas nas redes sociais, já nem ligo mais para isso. Mas achei que esse tema foi bem interessante, acho que principalmente as mulheres gostaram.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá, Nelmaliana.
    As pessoas estão com tempo sobrando, só pode ser isso hehe. Eu não conheço o livro em questão, de onde foi retirado o texto, mas o que eu pude entender do texto, eu concordo com ela. Tem muita gente que nasce mulher, mas não é uma mulher. Vemos os casos de mães que jogam seus filhos recém nascidos no lixo por exemplo. isso não é uma mulher. Gostei bastante da sua abordagem.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  18. Ola lindona adorei o post, e adorei sua colocação, como as pessoas deturpam muitas coisas, não sabia que ser amigo de homossexual eu me tornaria um . Eu gostei do texto, e como você já estou velha para o ENEM , mas ficou mais uma vez comprovado o quanto falta de informação e bom senso a muitos. beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Gostei muito do seu texto e acho que você deveria, sim, expor sua opinião por aqui.
    Achei o tema da redação do ENEM, no mínimo, EXCELENTE e não poderia ter tido escolha melhor. A mulher sempre foi subjugada, mal tratada e mal vista e CHEGA, estamos cansadas disso. Precisamos de igualdade, mas não igualdade fria, precisamos de uma igualdade real. De parar de te medo de usar um vestido porque pode ser curto e um homem pode querer me violentar. De ser xingada no trânsito.. enfim..
    Acho que me exaltei rs.
    Beijos ♥
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  20. Olá, eu adorei o seu post, eu fiz o ENEM e realmente ele deu no que falar. Mas sobre o tema da redação eu não me incomodei, até gostei porque é um assunto que está bem em alta aqui no Brasil, não sei porque as pessoas se incomodam, se elas não lêem, oque a gente pode fazer, né?

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito do seu texto e da sua postura de querer colocar o seu ponto de vista de maneira qualitativa. Eu particularmente passo direto desses posts nas redes sociais para acabar não criando porque, porque se tem uma coisa que nunca muda é o fato das pessoas jorrarem seus infortúnios da maneira que quer, e não aceitar uma opinião para debate.
    Bjim!

    Tammy
    livreando.com.br

    ResponderExcluir
  22. Acho que esse pessoal quer é causar polêmica. NA realidade são preconceituosos e sem noção do que de fato a questão queria chamar a atenção.
    Continue sim expondo o seu ponto de vista.Que é disso que é feita as " cabeças pensantes".

    ResponderExcluir
  23. Oiee ^^
    Falo por muuitos quando digo que fiquei mega feliz ao ver qual era o tema da redação, e me arrependi por não ter prestado o exame nesse ano. Também fiquei muito feliz quando vi que Simone de Beauvoir apareceu na prova, e quase consegui ignorar os comentários ridículos que apareceram nas redes sociais. Fiquei ainda mais curiosa para ler as obras da Simone por causa disso :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá! Belo texto, gostei de seu ponto de vista. Infelizmente a sociedade hoje tem a visão fechada para os mais diversos assuntos, as vezes me sinto na Idade Média, pois alguns pensamentos são tão retrógrados que me dão medo. Como você disse, o povo precisa ler mais...Infelizmente sabemos que grande parte da população não gosta de ler legendas em filmes, imagine livros. Novamente, parabéns pelo seu texto. Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oláá!

    Eu sou a favor de textos opinativos, porque deixa o blog mais autentico.
    Eu vi muuuuuuuuito mimimi sobre o tema do enem, tanto da redação como algumas perguntas feitas. Acho que é uma pena que as pessoas ainda tem a cabeça tão fechada e fazem um escarcel por besteira.
    Enfim, ótimo texto!!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  26. Oii, tudo bem?
    Eu fiz o ENEM esse ano e confesso que gostei bastante dos temas abordados em ambos os dias, acredito que esses temas sejam o começo de um tempo em que as pessoas vão pensar mais em como a sociedade está atualmente, talvez elas abram os olhos para ver aquilo que não está certo.

    ResponderExcluir
  27. Oi Nelmaliana, sua linda, tudo bem
    Eu soube dessa questão. Confesso que não conhecia a autora, nunca li nenhum trabalho dela. Não vi polêmica no tema abordado, acho super importante falar sobre as desigualdades que ainda existem entre homens e mulheres e principalmente sobre a violência que elas sofrem que é inadmissível. Talvez, a polêmica resida no conhecimento prévio do trabalho dessa autora.
    Adorei sua postagem!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oii,

    Adorei o post. Concordo quando diz que as pessoas tem que ler mais, e tem mesmo. É mais conhecimento, mais palavras novas, mais idéias novas também. Na verdade tudo novo. Até a maneira que se fala, acaba se tornando nova. E isso é maravilhoso. E é isso que as pessoas e os jovens precisam entender.

    Priscila
    http://resenhandobma.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi,
    Realmente o Facebook não teve outro assunto hehe.
    Fiz o Enem anos atrás, e já tinha encontrando algumas polêmicas, mas nada comparada a esse.
    Nem preciso escrever aqui que concordo com você referente a leituras, faço suas palavras as minhas de verdade.
    Beijos Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  30. Ooi,
    Fiz o ENEM esse ano e realmente os temas causaram muita polêmica e discussão, na minha opinião gratuita, em todas as redes sociais. Acho que o mais importante é que está sendo discutido, as pessoas estão pensando no assunto e se pelo menos 1% desses mudarem de mentalidade em relação a situação da mulher no país eu já acho que vale a pena.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  31. Olá!
    Eu achei o tema da redação bem elaborado. Além de poder avaliar o lado aluno, podemos avaliar o lado psicológico de cada um. Vemos o que as pessoas realmente esconde dentro de si. O Brasil ainda tem muito o que crescer. Tem que acabar com essas mentes fechadas.
    Adorei o seu post.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. tema de redação do Enem sempre gera polemica, achei bem interessante o tema da redação e acho meio estranho as pessoas fazerem tempestade em copo d'agua, não acompanhei as postagem nas redes sociais pois sempre tem um sem noçao que fala besteira.

    ResponderExcluir
  33. O que mais me assusta é uma geração que não lê e ainda assim vai para uma prova do nível que é o ENEM e espera que seja fácil, quem ainda está no ensino médio ou saindo dele e tentando uma faculdade deveria ter uma mente mais aberta e não ser tão cego pelos preconceitos, o tema é importante de ser debatido assim como outros temas tão importantes em nossa sociedade atual, o problema dessa nova geração é querer encontrar problemas em tudo e usar as redes sociais para destilar todo o tipo de ódio, enfim realmente acho que todos deveriam ler mais e ainda expandir a mente e quem sabe com isso tornarem-se pessoas melhores.

    ResponderExcluir