28 outubro, 2015

Divulgação - Zé do Caixão – Maldito, a Biografia da DarkSide Books

Literalmente, eu fui criada admirando essa figura icônica. Os mais velhinhos, como a pessoa que vos fala, já devem ter assistido algum dos filmes do Zé do Caixão pelo menos uma vez na vida. Os mais novinhos, talvez se lembrem do Cine Trash. Programa exibido pela Rede Bandeirantes de TV nos anos 1990 onde, sempre antes do início do filme, ele soltava o bordão: "Você, você e todos vocês..." enquanto apontava a mão pra tela e rogava uma praga aos corajosos que desafiassem não assistir o filme do dia.
Foto - Reprodução/Terror Vinny

Esse é um daqueles casos, onde a personagem e o criador se tornam um só. José Mojica Marins é o responsável por essa criação, que desde a década de 1960, ou menos, assombra nossas mentes. E a DarkSide Books decidiu relançar a biografia dele. Nem precisa dizer que os fãs do terror vão amar, né? Então, chega de blá, blá, blá, e vamos conhecer um pouco mais da obra.
Zé do Caixão – Maldito, a Biografia


Ele veio ao mundo numa sexta-feira 13, em março de 1936. Quase oitenta anos depois, José Mojica Marins construiu um legado artístico incomparável em nosso país e se consagrou como um dos grande mestres do Terror mundial. O público conhece sua voz gutural, as infindáveis garras que ele chama de unhas, sua barba cerrada e suas roupas, incluindo capa e cartola, sempre escuras como a noite. Mas até que ponto o Brasil reconhece toda genialidade do homem por trás do mito?

Em Zé do Caixão – Maldito, a Biografia, os jornalistas André Barcinski e Ivan Finotti desenterram todos os segredos do passado de José Mojica, da infância humilde nos subúrbios de São Paulo até sua consagração internacional.
Um dos cineastas mais produtivos do Brasil, Mojica escreveu, dirigiu, produziu e atuou em mais de trinta filmes, como os clássicos À Meia Noite Roubarei Sua Alma, Esta Noite Encarnarei No Teu Cadáver e O Despertar da Besta. Mojica aprendeu a fazer cinema sozinho, na marra, usando os recursos disponíveis e formando seus próprios técnicos e atores. Como resultado, o mundo ganhou um artista genuinamente brasileiro, que jamais precisou copiar fórmulas estrangeiras.
A biografia, publicada originalmente em 1998, estava há muito tempo fora de catálogo. Uma heresia que a DarkSide Books não poderia perdoar. Muitas sextas-feiras 13 depois, Zé Do Caixão – Maldito, a Biografia está sendo relançada pela DarkSide, numa edição à altura do genial diretor – e também padrinho da editora. Com 666 páginas (200 a mais que a antiga versão), o livro conta com muitas fotos inéditas, filmografia atualizada e acabamento luxuoso em capa dura.
Um verdadeiro documento para amantes do cinema e do terror.

Foto - Reprodução/Botequim dee Ideias
André Barcinski é jornalista, crítico, escritor e diretor de cinema e TV. Ganhou o prêmio Jabuti de melhor livro de não-ficção por Barulho – uma viagem ao underground do rock americano (1992). 
Produziu o programa O Estranho Mundo de Zé do Caixão, no Canal Brasil. É corroteirista da minissérie Zé do Caixão, com Matheus Natchergaele, adaptação do seu livro Zé do Caixão – Maldito, a Biografia.

Foto - Reprodução/Folha
Ivan Finotti nasceu em São Paulo em 1970. Trabalhou nos jornais Notícias Populares, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e revista SuperInteressante. Na Folha de S. Paulo foi repórter cultural e editor das revistas sãopaulo e Serafina e do caderno Folhateen, no qual ganhou, em 2008, o prêmio Esso de Criação Gráfica. Em 2001, dividiu com André Barcinski premiação no Festival de Sundance pela direção do documentário Maldito, baseado neste livro. Atualmente é editor da Ilustrada.

Ficha Técnica

Título - Zé do Caixão – Maldito, a Biografia
Autor - André Barcinski e Ivan Finotti
Editora - DarkSide®
Edição - 2ª
Idioma - Português
Especificações - 666 páginas, capa dura, edição de luxo e Limited
Dimensões - 16 x 23 cm
ISBN - 978-85-66636-78-9
Lançamento - Novembro de 2015
Preço - R$ 99,90 (valor sugerido)
  

4 comentários:

  1. Nelma, a edição feita pela DarkSide está incrivelmente bela, com um toque de mistério na dose certa e o toque suave do terror. O livro sobre Zé do Caixão não me interessou, mesmo sendo um ícone do terror, a sua história de vida não parece uma boa leitura.

    ResponderExcluir
  2. Temos que bater palmas para o José Mojica,que com muita coragem escreveu,dirigiu e protagonizou tantas histórias em filmes,em um país que não incentiva a cultura.
    E também parabéns a editora que incentivou a publicação de um livro contando sobre essa figura. :)

    ResponderExcluir
  3. adorei essa edição do Zé do Caixão embora eu não curta muito ler biografias to pensando seriamente em comprar.

    ResponderExcluir
  4. Darkside cada dia consegue me conquistar mais e fazer com que meu dinheiro logo se esgote, um lançamento melhor que o outro, todo o cuidado com o acabamento, divulgação, tudo é muito bem feito, preciso dessa biografia para descobrir mais sobre a vida, história e toda a obra de Zé do Caixão, é garantia de sucesso esse lançamento!

    ResponderExcluir