18 outubro, 2015

Aura de Carlos Fuentes

Aura (Aura) por Carlos Fuentes (Olga Savary)
L&PM Pocket - 75 pgs

Você já leu algo que parecia ter sido escrito diretamente pra você? Pois foi o que aconteceu com Felipe Monte. Certo dia, ele viu um anúncio num jornal sobre uma vaga de emprego, onde os pré-requisitos eram: precisa-se de um jovem historiador, com conhecimentos em língua francesa, disponibilidade pra ser secretário e ainda pagava um excelente salário. O anúncio era pra ele, só faltava o seu nome escrito.

Chegando ao local, ele encontrou uma senhora muito idosa, deitada em uma cama cheia de migalhas deixadas pelo seu coelho, Saga. Após um curto diálogo, ele aceita o trabalho. Afinal, era perfeito. Mas, havia um detalhe que não estava explícito no anúncio: ele deveria morar no local. Nesse momento, entra no quarto uma bela jovem de nome Aura. 

E aqui acaba minha descrição da história.

Apesar de ser vendido em formato de livro, não é bem um "livro", é uma novela. Bem curtinho, dá pra ler em 1 ou 2 horas. Por isso, não posso me prolongar na sinopse, qualquer informação a mais pode tirar o prazer de descobrir o que acontece na sequência.

Li o livro há uma semana, mas ainda não sei se gostei ou não. Essa é uma sensação nova pra mim, nunca passei por isso. Mas, vamos explicar. Quando esse livro chegou às minhas mãos, foi com referências de ser uma história de fantasmas terrivelmente assustadora. E esperei ansiosamente por aquele momento, em que olharia pro lado e teria a nítida impressão de estar sendo observada. Porém, isso não aconteceu. O que me causou uma certa decepção. 

Ah tá Nelmaliana, então o livro é ruim. Não, não mesmo, o livro é muito bom. Como o protagonista, você não tem a menor ideia do que está de fato acontecendo, e o escritor consegue te levar por todo esse caminho, deixando pequenas pistas ao longo da narrativa. Porém, somente no final você entenderá o que realmente está acontecendo. O clima é sombrio, as personagens enigmáticas, a narrativa é envolvente e fluida. E isso torna o livro muito bom. Porém, eu esperava sentir aquele "frio na espinha", e isso não rolou. 

Leio livros desse gênero desde sempre, talvez seja um dos motivos. Li no período da tarde, dentro de um ônibus, voltando do trabalho, talvez seja outro motivo. As pessoas que me recomendaram a leitura, o leram à noite, em casa. 

Mas, anyway. Eu não ter me assustado não tira o mérito da história. 

A narrativa me chamou a atenção por diversas vezes. O uso das palavras, os tempos verbais, a descrição do ambiente, tudo isso, gera uma narrativa "bonita". Mesmo em momentos onde deveria sentir asco, ou outro sentimento do gênero, me peguei pensando: "que frase bacana", "nossa, que descrição legal". 

Por isso, disse acima que não sabia se havia ou não gostado do livro. A escrita é fantástica, porém queria ter ficado apavorada. 

¯\_(ツ)_/¯

Quanto à edição, é da coleção L&PM Pocket. Edição de bolso, sem orelhas, com folhas brancas, mas a diagramação é bem bacana.

Recomendo a leitura? É claro, mas recomendo que seja lido à noite, embaixo da coberta, de preferência com pouca luz. Aí sim, acredito que é o clima perfeito. 

Compre Amazon

8 comentários:

  1. Nelma, quando lemos algumas coisas que são diretamente para nós mesmos é uma sensação reconfortante e animadora. Bom, pelo menos, o livro Aura já me conquistou em seu inicio. Curti o clima sombrio criado pelo autor e toda esta trama com pistas confusas. Confesso que a leitura me prendeu, pois além de ser uma premissa interessante, o livro é bem curto. Gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei da história, do clima sombrio, mas sabem quando espera aquele algo mais? Pois é. Fiquei esperando me assustar, mas não rolou. porém, é uma excelente leitura.
      ;D

      Excluir
  2. sempre que leio um livro de terror fico naquele suspense esperando a hora de me assustar, achei interessante a resenha e fiquei interessada em ler, quem sabe o livro tem efeito diferente em mim, ai eu venho de contar como foi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que fui a única q leu e não sentiu medo. Mas, o livro é muito bom.
      ;D

      Excluir
  3. sempre que leio um livro de terror fico naquele suspense esperando a hora de me assustar, achei interessante a resenha e fiquei interessada em ler, quem sabe o livro tem efeito diferente em mim, ai eu venho de contar como foi.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nelma,se eu pudesse já estaria lendo esse livro agora. MAS seguiria seu conselho e o leria à noite.
    Adoro livros do gênero e gostaria muito de conferir.

    ResponderExcluir
  5. Para um livro conseguir me assustar e causar essa sensação que você cita na resenha, precisa ser muito, muito bom, geralmente me pego rindo com livros e filmes desse gênero do que realmente com medo, a vantagem de Aura é ser curto e poder ler lido rapidamente, assim chegamos ao final sem ter "enrolado" muito no caminho, pelo menos a escrita e narrativa em geral compensam a falta de um clima mais pesado e mais sombrio do que o livro já possui, vale a pena conferir, mas por enquanto tenho outros que prometem bons momentos para ler.

    ResponderExcluir