10 agosto, 2014

Perdida entre caixas

A data vai se aproximando e as caixas se empilhando. Copos, pratos, bibelôs, roupas, dvds, cds, ufa, praticamente tudo organizado. E cadê os livros nessa lista? Pois é, os livros. Qual a melhor maneira de acondicioná-los pra que não danifiquem no percurso?


Pesquisei, pesquisei e pesquisei. Conversei com o pessoal da empresa que fará a mudança, e o máximo que consegui de informação foi: "coloque um em cima do outro, use caixas pequenas para facilitar, e os envolva com plástico bolha". Como assim? Só isso? Coloque todos lá dentro, envolva com um plástico, e tudo ok? Aí é que mora o perigo. É uma mudança intermunicipal, alguns quilômetros de estrada, mais outros tantos dentro das cidades. Aí o rapaz me diz: "mas tem garantia contra danos que possivelmente podem ocorrer durante o percurso". Ah, tá. Mas e se danificar aquele livro que eu tenho desde a infância, ou aquele autografado, ou ainda aquela 1ª edição cabulosa que eu guardo a sete chaves? ... Não há dinheiro que pague.

Por isso decidi descrever aqui a minha saga, e tentar dar algumas dicas (que estou testando na raça) pra futuros nômades se darem bem, e transportarem seus livros sem medo.

Materiais que estou usando:

·        Caixa de papelão (muitas);
·        Plástico bolha (metros e mais metros) e
·        Plástico de espuma de proteção filme (???)

Plástico de espuma de proteção de filme

Passo a passo:

1.      Pegue uma caixa limpa, eu consegui em mercados em um tamanho excelente de 26 largura x 34 profundidade 26 de comprimento;
2.      Depois de fechar o fundo, coloquei 3 camadas de plástico de espuma de proteção filme;
3.      Coloquei nas laterais também, para evitar o atrito dos cortes superior e inferior direto na caixa;
4.    Coloquei os livros na horizontal com as lombadas encostadas na caixa, e entre as 2 pilhas, uma camada de plástico bolha, mais uma vez pra proteger os cortes laterais;
5.      Depois de completa, cobri com 3 camadas de espuma de proteção filme;
6.      E por fim, mas não menos importante, fechei a caixa e escrevi o conteúdo. Sem esquecer de colocar a palavra FRÁGIL "em letras amigáveis" em destaque.

Passo a passo

É isso aí, agora é esperar o dia e torcer pra que tudo corra bem.

OBS: o plástico de espuma de proteção de filme não foi comprado, eu tinha vários metros guardados. É muito comum esse material vir protegendo produtos eletroeletrônicos. Caso você não encontre em sua cidade, pode substituir por manta acrílica. É um material de fácil manuseio, antialérgico e barato. Caso também não encontre, uma boa saída são lençóis.

2 comentários:

  1. Oiii!!! Encontrei seu blog no face e vim visitar, pois gostei do nome: profissão leitora. O meu é profissão escritor. olha só a coincidência??? kkkk
    Adorei suas dicas. Ainda não precisei me mudar e levar meus livros, mas se um dia o fizer, já tenho algumas dicas. :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Coincidência né? Bakna ter gostado... São testes, espero q dê certo...
    ;D

    ResponderExcluir