03 agosto, 2014

Me perdendo no Universo Mauricio de Sousa


Tudo começou em 2009 quando foi lançado o livro MSP 50 (1° de uma série de 4), em homenagem aos 50 anos de carreira do Mauricio de Sousa. Nesse livro 50 artistas diferentes fizeram releituras dos personagens clássicos dele. Esses livros ganharam diversos prêmios, e o sucesso foi tão grande que decidiram continuar com essa sequência de edições, mas dessa vez os artistas escolhidos teriam mais espaço para desenvolverem as histórias, então nasce o selo Graphic MSP.

O primeiro lançamento foi em outubro de 2012, e a partir daí vieram mais 3. E é sobre essas quatro obras de arte que vou falar um pouquinho nesse post.

Cada livro segue o traço do seu autor, mas mantendo o contexto do personagem clássico no qual foi baseado.

Todas são lançadas em 2 versões, capa brochura e capa dura. A folha de guarda (que é colada a capa) é toda personalizada com uma ilustração que traz referências da história, e a folha de rosto tem um teaser da divulgação do projeto. Elas tem média 80 páginas em papel couchê.

No final tem os Extras, onde mostra um pouquinho de como o quadrinista elaborou a releitura da história, seguido de um pequeno histórico do surgimento do personagem clássico. E por fim, mas não menos importante, temos um texto contando um pouquinho sobre o escritor e os seus agradecimentos.

Então vamos ao que eu achei de cada uma delas.

Astronauta Magnetarpor Danilo Beyruth - Lançado em outubro de 2012

Emocione-se!

O Astronauta se vê completamente isolado e em apuros, distante anos-luz de tudo e de todos. Nesse momento de solidão ele relembra fatos e pessoas de sua vida, há muito deixados pra trás.


Traço forte, marcante e às vezes perturbador. Impossível não se sentir tocado de alguma maneira por essa obra.



Turma da Mônica - Laços
por Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi - Lançado em maio de 2013

Abrace bem apertado!

Eles sempre implicam um com outro, mas quando um deles se encontra necessita de ajuda, descobrimos o que na verdade os une por tanto tempo. Uma história mágica, cheia de aventura e cumplicidade.


O traço é de uma delicadeza que nos faz sonhar acordados, e suspirar a cada página lida.


Chico Bento - Pavor Espaciar
por Gustavo Duarte  - Lançado em agosto de 2013

Ria, mas ria muito!

Chico Bento e sua turminha são abduzidos e aí começa a maior e mais louca aventura de todas. Cheia de easter eggs, menções à cultura pop, poucos diálogos, mas com ilustrações tão cheias de vida, que falam por si.


O traço é altamente caricato, o que torna a história ainda mais engraçada.



Piteco - Ingá
por Shiko - Lançado em novembro de 2013

Aventure-se!

Quando o rio que traz vida ao povo da tribo de Piteco seca, é necessário sair à busca de outro local pra viver, mas antes ele precisa resgatar sua amada das mãos de perigosos raptores. Fazendo analogia à sua Paraíba, o autor nos enche os olhos como uma aventura que nos remete aos primórdios.


Traço que traz uma sutil sensualidade e ilustrações pintadas com aquarela.



Sem dúvida é uma coleção que deve fazer parte de todas as estantes.

Compre Astronauta - Magnetar Amazon
              Chico Bento - Pavor Espaciar Amazon
              Mônica - Laços Amazon | Submarino
              Piteco - Ingá Amazon

Nenhum comentário:

Postar um comentário