07 junho, 2014

É preciso ser... VALENTE!!!

Valente para Sempre, para Todas e por Opção 
por Vitor Cafaggi
Panini Comics - 104, 98 e 114 pgs

Valente começou como tirinhas semanais no Jornal O Globo em 2.010. Já em 2013, a Panini Comics compilou as tirinhas em 3 Hqs.

"Valente é a história das garotas que acontecem na vida de um cara antes de aparecer a garota da vida dele, a garota certa." (pg 05 Valente para Sempre)

Valente relata a vida de um garoto na faixa dos seus 15 anos, que vive situações pelas quais muitos de nós passamos. O principal foco são as ilusões e desilusões amorosas do protagonista, mas as Hqs trazem muito mais que isso. Elas contam como essas relações influenciaram sua vida, de uma maneira tão realista mas ao mesmo tempo quase poética, que é impossível não se ver retratado ali naquelas páginas, a ponto de pensar que o autor está retratando a sua vida e não a de um personagem fictício. Na realidade Valente não é tão fictício assim, pois foi inspirado em fatos da vida do autor, e talvez por isso seja tão "palpável".

Algo que chama muito a atenção são as personagens serem retratadas como animais. Cachorros, gatos, pandas, tartarugas recheiam as páginas demonstrando "sentimentos humanos", mas sem perder as características de cada um.


A diagramação é muito bacana, os livros tem as dimensões de 11,5 x 22,5cm, o que remete ao próprio formato de uma tirinha. No fim de cada uma das Hqs tem a Galeria de Convidados, com ilustrações de vários artistas.

Valente tem uma narrativa deliciosa que mistura humor, drama e romance em doses certas. Sem dúvidas, uma excelente história que deixa um gostinho de quero mais.



Compre Amazon

Nenhum comentário:

Postar um comentário