17 setembro, 2018

JundComics 2018

Nos dias 01 e 02 de Setembro aconteceu no Sesc Jundiaí um evento que já é parte da cidade: O JundComics.

A imagem pode conter: texto
Imagem/Reprodução: JundComics

A cada ano que passa o evento aumenta em número de participantes e se agiganta em atrações, não seria demais dizer que já está no calendário de todos os nerds do interior paulistano.

Como nos anos anteriores o JundComics não se limita a apenas um final de semana, semanas antes acontecem diversos eventos que vão preparando o público pro que vira nos dias principais. Esse ano tivemos um curso de fotografia cosplay, ministrado pelo fotógrafo Sander Antonelli, onde durante 4 encontros ele contou todos os truques pro pessoal conseguir tirar aquela foto maneira do seu cos preferido, e como não podia deixar de faltar, em comemoração aos 80 anos do Superman houve uma mostra no Gabinete de Leitura Ruy Barbosa, onde 30 artistas mostraram suas versões do herói. 

E finalmente chegou o tão aguardado final de semana nerd da região. Daniel Azulay deu abertura aos trabalhos onde em pouco mais de uma hora agradou os adultos saudosistas e encantou as crianças presentes, contando um pouco da sua história, dos seus projetos e interagindo com o público com a palestra Criança que Desenha não Passa a Vida em Branco. Ele, a turma do lambe-lambe, a vaca Gilda, dentre outros personagens, foram um dos precursores dos programas infantis na tv brasileira. 




Na sequência contamos com a presença de Sidney Gusman, o braço direito da Maurício de Sousa Produções e responsável por dentre outras publicações, pelo selo Graphic MSP, que tem despontado como um seguimento riquíssimo, onde diversos artistas fazem releituras dos personagens clássicos da turminha. Contando com diversos títulos, uma estátua do Astronauta elaborada pelo Ed Vieira e a 1ª live action baseada na graphic Laços de Vitor Cafaggi e Lu Cafaggi, que deverá ir pras telonas no próximo ano. Sidney mostrou para o público presente que a linha editorial da Maurício de Sousa é gigantesca, abrange diversos públicos e tem fôlego pra uns 100 anos a mais, pelo menos.



Ainda no mesmo dia, tivemos um bate-papo com o Luciano Salles, Fabricio Grellet e Camilo Solano mediado pelo Ede Galileu, meninos que mandam muito bem na área dos quadrinhos, onde eles exaltaram as HQs como forma de arte. infelizmente, não consegui participar dessa mesa, pois tive compromissos de trabalho :( (vida de professora), mas o feed back que tive das pessoas que participaram foi muito positivo.


No domingão foi a vez de um bate-papo pra lá de empoderado com a Bianca Pinheiro, Ursula Dorada e Germana Viana, onde elas abordaram a presença feminina na literatura geek. Mas o papo foi tão bom, que não se ateve apenas à literatura, mas permeou diversos nichos, como desenhos animados e filmes. Colocou o dedo na ferida de maneira divertida e esclarecedora.

Depois foi a vez do dublador Wendel Bezerra, dentre muitos dos personagens quem ganham sua voz temos o Goku e Bob Esponja. Sem dúvidas foi o momento que reuniu mais pessoas no ginásio, e ele não fez por menos. Entre uma dublagem e outra, contou sobre a profissão, seus desafios e vitórias. Pra mim o ponto forte foi o Bo Esponja "soltando" um kamehameha, foi épico. Confesso que assisto apenas animações dubladas, mas é muito maneiro ver esses profissionais dividir as experiências deles com o público e a receptividade que o mesmo tem com eles. 


Foto/Reprodução: JundComics

Claro que o evento não se fez só de bate-papos. Ao mesmo tempo, em outros locais do Sesc ocorriam apresentações de K-Pop, confecção de tiaras de unicórnio, caricaturas, jogos, cosplayers entre outras atrações, e muita música com dj e bandas. 

Foto/Reprodução: JundComics


Agora vamos a parte que eu mais curto desses eventos: a área dos quadrinistas. Sem dúvidas, sempre é onde passo mais tempo, gosto de conversar com o pessoal, conhecer o material, saber como criaram a obra, o que vem pela frente, tudo... sou a maluca das hqs, livros e posters. Porém, esse ano haviam bem menos quadrinistas no local que em edições anteriores. Na minha opinião foi o único ponto fraco. 



 E como não podia deixar de ser, acabei trazendo algumas preciosidades pra casa. 


Por fim, não há como não falar do banner desse ano, ilustrado por nada menos que Vitor Cafaggi. É uma das coisas mais lindas que já se viu.

Imagem/Reprodução: JundComics

No mais, o evento é muito bem organizado e consegue agradar públicos de todas as idades, as atrações sempre são bem bacanas, o local é muito bom, de fácil acesso tanto de carro quanto de transporte público. Sem dúvidas é um evento que só tende a crescer nas próximas edições, e quando é a próxima mesmo? 

Para saber mais sobre o JundComics e todos os eventos organizados no decorrer do ano, acesse a página do Facebook e do Instagram

Nenhum comentário:

Postar um comentário