17 outubro, 2016

Mês das Bruxas Ano III - Literatura Nacional de Terror, Horror e Suspense


É muito comum vermos listas e mais listas de melhores livros do mês, do ano, da vida. Mas você já parou pra quantos livros nacionais estão nessas listas? Não? Pois eu garanto que são poucos, e quando o assunto é terror, horror ou suspense, diminui mais ainda. 

Eu sou uma leitora de literatura nacional inveterada, amo de paixão. E confesso, que uma das coisas que mais me atrai nisso, é o fato da proximidade com os autores. 

Aí pensei: porquê não pegar os meus livros do gênero pra falar um pouquinho sobre isso? Eu tenho muitos, mas muitos mesmo. Então separei apenas alguns pra vocês conhecerem e também se aventurarem.

A Ascensão da Casa dos Mortos por Lemos Milani

Foi em Julho, durante uma viagem em família, que o verdadeiro sentimento do medo surgiu. Apenas três pessoas e uma casa mostrarão a você leitor, que o mal não escolhe situação para agir. Esqueça a realidade, apague as barreiras da lógica. Espaço e tempo não passam de mera ilusão. Por que três, dentre oito pessoas, viveram horrores inimagináveis em uma construção que jamais mostrou qualquer tipo de perturbação? Julieta, Santiago e Lindsay quiseram, acima de tudo, conhecer a resposta. Mas como viver sabendo que os acontecimentos ganhavam poder em escala vertiginosa? Até quando a máscara da inocência poderia ser propositadamente mantida? Mansão Morrigan. Uma bela edificação erguida em terras serranas, de caráter marcante, posta em um terreno cuidadosamente trabalhado. Conheça-a, penetre nos cantos mais isolados, explore cada pedaço do jardim, então você descobrirá muito mais que apenas tijolos e concreto.

Compre - Amazon

A Caixa de Natasha por Melvin Menoviks

Um estranho retrato pendurado no corredor da casa de sua avó causa um assombroso fascínio no jovem Alfredo, em "O Retrato tétrico". Duas irmãs sozinhas em casa em um dia nublado, frio e silencioso revelam um segredo que talvez devesse ter permanecido oculto para todo o sempre, em "As inocentes". A mais pura essência do medo e do terror, personificada em "Malpurga", é finalmente superada por um homem no começo da velhice - será? A Caixa de Natasha e Outras Histórias de Horror reúne 17 contos, 3 poemas e uma narrativa longa do estreante Melvin Menoviks. s histórias, originais e aterrorizantes, exploram várias facetas da ficção de horror, desde o terror psicológico sutil até o exagero escatológico de sangues e carnificinas, passando por todos os sinistros mistérios que existem entre esses dois extremos.

Compre - Amazon

A Mordida do Vampiro por Laerte Verrier 

Brian teve seu futuro escrito pelo seu próprio pai. Obrigações com os negócios da família e um casamento com alguma aristocrata qualquer estavam na lista de suas tarefas. Porém, a chegada de uma bela dama muda seu destino. O jovem rapaz deseja conhecer o lado sombrio da existência, e ela lhe mostra  caminho da morte. De repente, seu mundo é tragado, e seus olhos ganham uma nova cor... Vermelho... Sangue!


Coleção R. F.Lucchetti

R. F. Lucchetti é considerado o Mestre do Horror e pai dos pulps no Brasil. Escreveu e publicou ao todo mais de 1.500 livros (a maioria com heterônimos e pseudônimos), mais de duzentas histórias em quadrinhos (desenhadas por Nico Rosso, Julio Shimamoto, Eugênio Colonnese, Rodolfo Zalla, Edmundo Rodrigues, Sérgio M. Lima, Flávio Colin, entre outros), mais de vinte roteiros de filmes e centenas de programas de rádio e televisão. Foi roteirista de diversos filmes de José Mojica Marins (Zé do Caixão) e de Ivan Cardoso. Ganhou no Festival 

Compre - Direto com o autor


Flores Mortais por Giulia Moon 

Frágeis, obstinadas, corajosas, muitas vezes egoístas e sombrias. Cada uma das protagonistas das histórias deste livro, à sua maneira, personifica aspectos diferentes do universo feminino, com uma pequenina peculiaridade: são vampiras. As Flores Mortais que crescem nas sombras da noite. Belas, sedutoras, mas também predadoras cruéis.

Compre - Amazon

In Nomine Patris por Décio Gomes

Jullian Bergamo é um padre missionário que realiza trabalhos para a igreja católica. Mas não um padre comum. Ele é um venator: um membro da igreja especialmente treinado para caçar e eliminar demônios. Após ser transferido de sua antiga comunidade para a cidadezinha de Willinghill, Jullian depara-se com um caso singular: pessoas mortas levantando-se de suas tumbas e vagando livres pela cidade. Logo ele conhece a origem do problema: o Mormo, um terrível demônio necromante que possui cadáveres e os transforma em violentos mortos-vivos. Munido com sua fé e coragem, o jovem padre enfrentará um dos casos mais marcantes de sua trajetória como venator: eliminar o Mormo, enquanto tenta sobreviver às hordas de mortos-vivos que farão de tudo para devorar cada pedaço de sua carne.

Compre - Amazon

King Edgar Hotel antologia organizada por Lara Luft e Alfer Medeiros

Você se hospedaria em um antigo hotel onde a camareira não tem braços, o mensageiro não tem olhos e o recepcionista aparenta ter idades distintas dependendo da hora do dia? Você usaria pernoitar em um lugar cujo regulamento interno é estranhamente diferente de tudo o que você já viu? Muitos mistérios rondam o King Edgar Hotel. Fique à vontade para visitar os 21 andares deste lugar, que é a expiação dos pecados para uns, o inferno para outros e uma lembrança macabra para todos os que por ele passaram.


Lázarus por Georgette Silen

Lázarus gira em torno de Laura, uma brasileira que vai trabalhar em Bristol, na Inglaterra. Fechada para o amor desde a morte do marido e com um filha "aborrescente" para cuidar, nossa heroína descobre uma segunda chance na figura do irresistível Robert, para desespero do melhor amigo dela, o ciumento e apaixonado David. Enquanto Laura e Robert se envolvem, uma série de mortes misteriosas ocorre na cidade. E muitos segredos vêm à tona. A autora Georgette Silen, porém não se limita a contar uma love story com assassinatos ao fundo. A trama ganha fôlego após a resolução dos casos: entram em cena mais personagens, desafios e, claro, perigoso.

Compre - Amazon

 O Edifício por Susy Ramone

Enquanto a ditadura militar arrasta acusados aos seus porões, Waldemar passa por momentos difíceis ao perder sua esposa dias depois da morte de seu filho. Um jovem ganancioso encontra na situação a oportunidade perfeita para trocar seu apartamento em São Paulo pela chácara do viúvo em Tatuí, com a intenção de fundar uma igreja evangélica no local e arrecadar dinheiro aproveitando-se da fé alheia.
O castigo do falso pastor não vem do plano terreno e sim do mundo dos espíritos. Mas Waldemar, que anda na retidão e na honestidade, também passa a ser assombrado, tão logo ele se muda para São Paulo e começa a trabalhar no Edifício. Qual mensagem os mortos querem passar? Até que ponto uma pessoa deve acreditar em seu semelhante? Nem sempre as coisas acontecem como vemos.

Compre - Amazon

O Vale dos Mortos por Rodrigo de Oliveira

Cientistas descobrem um planeta vermelho em rota de colisão com a Terra. Depois de muito pânico nos quatro cantos do mundo, eles asseguram que o corpo celeste passaria a uma distância segura de nós. E todos ficam tranquilos acreditando que nada iria acontecer. Então 2/3 de todas as pessoas no Planeta caem desmaiadas, vítimas de um estranho surto... "E abriu-se o poço do abismo, de onde saíram seres como gafanhotos com poderes de escorpiões. E os homens buscarão a morte e a morte fugirá deles." -  Apocalipse 9, 2-6. E um grupo luta para sobreviver num mundo dominado pelo mal.

Compre - Amazon

Visões Noturnas por Maurício Caldeira

Uma aposta para saber se um dos integrantes de um grupo de amigos tem coragem suficiente para entrar em um cemitério à meia-noite. Um suicida que descobre, no último instante, que sua vida não é tão ruim assim. Bichos de pelúcia que ganham vida e passam a ameaçar seu dono. Uma dívida não paga e um agiota dando uma última chance ao devedor, que terá que passar por uma prova sombria. Uma antiga casa onde um bem-sucedido - porém infeliz - homem de negócios viveu sua infância, e que pode resolver todos os seus problemas. 

Compre - Amazon

Conhece algum desses livros? Tem outras dicas de Literatura Nacional de Terror, Horror ou Suspense?

22 comentários:

  1. Olá
    Amo literatura nacional e preciso concordar com você. Por isso divulgação sempre é muito importante. Das indicações acima, gostaria muito de poder conferir O edifício, A caixa de Natasha, Flores mortais e Lázarus. Ja li Visões noturnas e recomendo bastante.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    A única autora que já tinha ouvido falar é Susy Ramone.
    Gosto bastante de literatura brasileira, mas não sou muito fã do gênero e acho que por isso se deve o fato de não conhecer muitos dos autores/obras aqui apresentados.
    Sempre busco mais fantasia, mas achei algumas premissas bem interessantes e as capas são maravilhosas. Anotei algumas dicas para procurar e tentar fazer a leitura.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Confesso que antes tinha um certo preconceito para me aventurar na literatura nacional, acreditava que não iria me agradar tanto quanto os internacionais. Ledo engano! Esse ano li muitos nacionais e percebi que há livros que podem até ser melhores que os de fora, percebi que vale muito a pena então achei bacana você postar esses livros pois a divulgação é muito importante.
    Já ouvi falar de alguns citados, mas infelizmente não apareceu nenhuma oportunidade. Porém, já anotei a dica, me parecem ser histórias incríveis. Terror é um gênero que me agrada bastante.

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  4. Olá, olha, eu não sou uma grande fã do gênero e, na verdade, sou bem medrosa e quase não leio nada que possa me deixar apavorada. Mas você está certa em dizer que nessas listas quase não se encontram livros nacionais. Como eu não procuro livros do gênero eu não conheço autores nacionais que se destaquem com terror e gostei de ver seu post e conhecer livros que, mesmo que eu tenha medo, me deixaram interessada.

    ResponderExcluir
  5. O livro que mais me chamou a atenção das suas indicações, foi a Morte do Vampiro essa questão do futuro ter sido escrito pelo pai. Achei mega original isso. Anotei outros títulos que eu vá gostar também e estas indicações serviram para que eu soubesse o que dar de presente para os amigos que curtem este tipo de enredo.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá fiquei muito feliz por esse post. Muitas vezes esquecemos a literatura nacional, eu mesmo até faço isso e temos escritores bons por aqui. Pena que não tenho coragem de ler livros de terror entao passo a dica. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bom?
    Eu estou um dotando acompanhar esses posts com dicas de livros, aparentemente tão bacanas rsrs! Apesar de e nunca ter lido nenhum dosinal livros citado ouço coisas boas de quase todos,principalmente de quase a Caixa de Natacha. Espero cosneguri ler esse obra! Quanto as demais, eu tenho interesse,;mas não tanto. Até mais vê
    Abcs

    ResponderExcluir
  8. Olá!! :)

    Eu adorei o artigo com as dicas para o Halloween e vou anotei algumas dicas, claro! :) ahah Achei algumas bem interessantes mesmo!

    Bem, gostei especialmente de Mordiade de Vampiro, Flores Mortais e Vale dos Mortos! :) Espero ler pelo menos um deles em breve! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Sempre penso que não leio muitos nacionais e que eles, raramente, estão no hall de favoritos, mas leio muito nacional, mais do que a grande maioria.
    É uma vergonha, mas o único livro que conhecia de sua lista era O Vale dos Mortos, que quero muito ler. Com relação aos outros fiquei interessada e O Edifício. Parece ser interessante.
    Adorei o post.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Olá, Nelmaliana. Tudo bem?
    Olha, confesso que li poucos livros nacionais sobre os gêneros. Tanto que, embora goste muito dos gêneros, eu não conhecia nenhum desses livros que você nos apresentou. Com certeza, eu vou anotar, pois fiquei interessado em conhecer muitos deles. É uma história mais fascinante do que a outra. A que mais me chamou a atenção foi King Edgar Hotel. Com certeza, vai ser um dos primeiros que pretendo ter acesso. Achei incrível a ideia do livro, principalmente o fato das pessoas do hotel sofrendo mutações ao longo do dia e serem completamente diferentes. Adorei as dicas. Vai ser muito gratificante conhecer essas obras nacionais. Obrigado!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  11. Oi,tudo bem? Dessa sua listinha eu já li os livros do Décio Gomes, Giulia Moon e o edifício da Susy Ramone que se tornou uma das minhas melhores leituras do ano.
    Os outros ainda não conhecia mas já anotei todos pois também amona literatura Nacional e principalmente quando ela vem em um dos meus gêneros favoritos.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Realmente o número de livros nacionais nessas listas são poucos, infelizmente. Gostei de poder conferir sua lista e não conhecia esses livros. Me interessei por alguns e até anotei para poder ler algum dia!
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  13. Ola lindona parabéns por destacar livros nacionais nesse gênero, normalmente vemos somente autores internacionais, eu raramente leio terror, ou um suspense mais pesado, tenho certeza que para os apaixonados por terror anotaram todas as dicas. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Não sabia que tinham tantos livros de Terror com escritores nacionais. Apesar de não gostar do gênero fiquei fascinada por cada um deles e como nosso Brasil é cheio de diversidade mesmo.
    Amei as suas indicações.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Realmente poucos nacionais são citados em posts assim e por isso achei bem bacana o seu. Bom, eu não costumo ler livros desse gênero, mas li um da lista que é O Vale dos Mortos e simplesmente amei, mas infelizmente não consegui ler os outros livros da série ainda :/ E fiquei curiosa com o King Edgar Hotel.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem? É um fato que quando citam livros do gênero na maioria das vezes nacionais ficam fora da lista, uma pena na verdade, mas fico feliz que você tenha tido a ideia de fazer um post a respeito disso e com MUITAS dicas de livros nacionais desse gênero. Não costumo ler muito algo do tipo, mas prometi a mim mesma que ano que vem me aventuraria no gênero e vou aproveitar para pescar algumas dicas no seu post. Obrigada, beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá! Não leio livros de suspense ou terror, sou muito medrosa pra isso hahaha mas é muito bom saber que nós temos autores nacionais capazes de se destacar nesses gêneros, precisamos dar cada vez mais visibilidade pros nossos autores de casa, eles merecem <3 ótimo post! Beijos,

    Luana

    ResponderExcluir
  18. Penso como você, amo histórias de terror nacionais e elas são as minhas preferidas, sinto que o terror está mais próximo quando elas estão sendo contadas aqui no Brasil, anotei todas as dicas e não vejo a hora de ler cada um deles

    ResponderExcluir
  19. Olá, tudo bom?
    Adorei sua iniciativa de dar um espaço maior para nacionais de terror, que realmente são pouquíssimo comentados na blogosfera! Confesso que sou muito medrosa e não leria nenhum desses livros, mas, A caixa de Natasha e outras histórias parece ser muito interessante! Vou anotar as dicas para meus amigos que curtem o gênero ;D


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Adorei conhecer mais nacionais de terror, os únicos que eu conhecia era do Raphael Montes. Desses eu não conhecia nenhum, só "O Vale dos Mortos" que eu vi na bienal e só não comprei porque o dinheiro já tinha ido. Adorei as dicas e espero conseguir ler alguns desses que você citou :D

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Esse post me trouxe uma reflexão, realmente as editoras apostam pouco em terror nacional, talvez por ser um gênero que muitos (-como eu-) não tem coragem de ler. Como disse, não sou muito de ler terror, tenho muito medo, mas em confronta a isso adoro personagens vampiros, então assim que conseguir lerei A Mordida do Vampiro. Ótimas indicações.

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu sou super suspeita pois amo livros de terror e nacionais, desses que você citou eu li apenas Visões Noturnas e gostei muito, ainda mais por ser de contos de terror, li faz bastante tempo mas lembro que na época eu tinha adorado bastante! vou ver se consigo ler os outros que você indicou :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir