11 outubro, 2016

Lendo com o Chulis #5 - As Cores do Esquisito por Sergio Biscaldi

As Cores do  Esquisito por Sergio Biscaldi e Renan Oliveira
Aquário Editorial - 32 pgs

E damos uma pausa nos posts do Mês das Bruxas - Ano III pra falar de literatura infantil, afinal hoje o é Dia das Crianças. 

E nada melhor do que uma criança pra falar do assunto. Mais uma vez, meu sobrinho lindo é o responsável por essa missão.


Esta é a história de um menino. Um menino que todo mundo na escola acha estranho e ninguém quer chegar perto. Uma história da qual você também faz parte. Ou vai dizer que nunca se sentiu diferente?


Entrevista

Sergio Biscaldi é redator publicitário, roteirista e escritor.

Ter um livro publicado já era um desejo antigo, e por ter um filho pequeno acabou se envolvendo com literatura infantil. E de certa maneira, acabou "usando" o filho como cobaia pra ir testando o que daria certo ou não na obra.

A primeira ideia era a de participar de um concurso literário, no qual o prêmio era a publicação do livro. Depois de muita procura, encontrou o Renan de Oliveira e juntos começaram a desenvolver a parte de ilustração da obra. Nesse meio tempo o prazo do concurso passou, mas surgiu outra oportunidade, um edital da prefeitura de Campinas junto a Secretaria de Cultura (Fundo de Investimentos Culturais de Campinas - FICC), e foi contemplado.

Inicialmente pensou em fazer tudo de forma independente, mas ele queria que o livro chegasse nas livrarias, para assim ser encontrado pelo maior número de pessoas. Daí, procurou algumas editoras e houve uma sinergia muito grande com o pessoal da Aquário Editorial, onde o livro veio a ser publicado.

Quanto às influências para escrever o livro, ele disse que foram várias, e que nele tem um pouco de tudo isso, inclusive de cinema. E uma das principais inspirações foram Tim Burton e Família Addams,  por isso o ar meio sombrio da obra.

Como próximo projeto já tem o Minha Mão Esquerda Não é Direita, que irá contar as dificuldades de um garotinho canhoto, e um livro adulto que está em fase de ilustração. Também está desenvolvendo uma série de TV infantil, e um curta-metragem de animação que está na fase de pré-produção.

Essa entrevista foi cedida pro blog Profissão: Leitora em Agosto de 2015 durante a Jundcomics.


Onde comprar - Amazon

15 comentários:

  1. Não conhecia o livro e já anotei aqui para comprar para o meu filho. Entendo o sonho do autor de desejar que o livro chegue a um numero grande de leitores. Todo sucesso do mundo para ele.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi não conhecia o livro, mas vou comprar para minha sobrinha. O que mais me chamou atenção dele foram as poucas figuras que você mostrou. O projeto gráfico do livro está incrível e espero que o autor tenha muito sucesso. Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Ahhh que fofo! Livro infantil é tudo de bom!
    Mais uma dica para os pequenos, para eles conferirem mais livros ótimos para a leitura. Uma ótima dica e entrevista.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  4. Oiee, tudo bem? Gosto muito de livros infantis para ler para os meus sobrinhos e esse parece ser ótimo! Fiquei bem interessada e adorei saber mais sobre o autor e livro pela entrevista que fez. Ameei seu post! <3
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Que vídeo mais bacana. Sempre acho que só uma criança para falar de um livro infantil rs.
    Gostei muito da história, pois acho legal o autor ter trabalhado a questão de uma criança buscar algo que é bom. O autor passou por muitas coisas para pesquisar e também vi referências de Família Adams nos desenhos.
    Vou anotar a dica, com certeza.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Eu também não conhecia o livro, mas parece ser muito lindo ♥ achei legal o seu sobrinho falar sobre a história, adoro ver crianças que gostam de ler...hehe'Uma pena que eu não tenha crianças aqui em casa, senão já os incentivava a ler também, e com certeza indicava este livro :/
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem?
    Não conhecia o autor, mas ás vezes eu fico inventado estórias para a minha sobrinha e estou até pensando em começar a escrever, porque ela sempre vai colocando alguns pontos que ela acha que fica legal. Adorei a entrevista e poder conhecer um pouco mais do autor haha

    ResponderExcluir
  8. Oi, Nelmaliana. Tudo bem?
    Com certeza, vou comprar esse livro para presentear alguns primos. Acho que eles vão adorar a história. Olha, confesso que gostei bastante das ilustrações e são muito próximas da do Tim Burton mesmo. Eu não sei se você já viu um curta do Burton chamada Vincent. O personagem principal dessa história é muito parecido com o personagem principal do curta. Achei a semelhança incrível, quando poder procura o vídeo no youtube que você vai ver. Adorei a dica. Simplesmente incrível.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Gosto muito de conhecer livros infantis, apesar de não ler muitos. Achei muito fofo a opinião do seu sobrinho, fiquei apaixonada! Gostei também da pequena entrevista que você colocou logo após.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá...
    O livro parece ser bem legal e resultar numa maravilhosa experiência para quem pertence ao público alvo. Não leria o livro por não ser criança (kkk...), mas, com certeza vou indicar para uns priminhos ;)
    Acho super legal autores publicarem livros para os baixinhos, pois, eles podem se tornar leitores futuramente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem?
    Que fofura! Não conhecia o livro, mas gosto de conhecer títulos novos e diferentes da literatura infantil, como educadora é sempre bom para indicar e trabalhar com as crianças. Dica anotada!

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
  12. Eu não conhecia esse livro e olhe que sou da área infanto-juvenil. Achei o livro mágico pelas misturas de cores, e é um incentivo grande para crianças e até mesmo para alfabetização de adultos.

    ResponderExcluir
  13. Olá, que fofo seu sobrinho, adoro essas dicas de leitura infantil pois pretendo deixar meu futuro filho tão viciado em livros quanto eu, e esses livrinhos infantis são ótimos pois neles sempre tem um ótimo aprendizado que a criança toma aquilo pra si ao msm tempo que está se divertindo com a leitura

    ResponderExcluir
  14. Que coisa linda esse livro! Estou encantada! Acho tão importante fazer as crianças pensarem sobre essa questão do "esquisito", porque as crianças podem se sentir assim em algum momento, e precisarão ser acolhidas; mas elas podem, também, encontrar outras crianças que tenham esse sentimento, e precisarão saber acolher. Gostei muito da entrevista também. E o teu sobrinho, hein, deu um show! Muito fofo!

    Tatiana

    ResponderExcluir
  15. Olá =)
    Adoro livros infantis, costuma trazer muita inspiração. Eu não conhecia esse livro. Legal seu sobrinho ter participado com você. Que bom que você pode conversar com o autor. Ainda quero ter uma experiencia parecida. Depois irei conferir a entrevista. Beijos'

    ResponderExcluir