29 dezembro, 2014

De como um lago esconde um universo

O Oceano no Fim do Caminho 
(The Ocean at the End of the Lane) 
por Neil Gaiman (tradução Renata Pettengill)
Intríseca - 205 pgs

Um homem de meia-idade volta para um funeral no local onde passou a infância, e esse retorno traz lembranças há muito esquecidas. Quarenta anos antes, um suicídio desencadeia acontecimentos inimagináveis, na mesma época ele conheceu Lettie Hempstock, uma garotinha de 11 anos, que promete protegê-lo sempre. 

É uma história fantástica, porém também encontramos elementos de terror, mas sempre permeados pela amizade e proteção que Lettie tem pelo garotinho (que é o homem de meia-idade e não tem nome). 

O garotinho lê muitos livros, e em vários momentos durante a narrativa é possível encontrar referências deles. Isso nos leva a questionar se os acontecimentos narrados são reais, ou se acontecem apenas na imaginação dele.

A narrativa é deliciosa, em várias passagens é impossível não se identificar com situações pelas quais os personagens passam, e reviver momentos da própria infância. 

"Não sinto saudade da infância, mas sinto falta da forma como eu encontrava prazer em coisas pequenas, mesmo quando coisas maiores desmoronavam." (página 169)

A edição é bem bacana, as páginas são amarelas, as capas tem orelhas, a diagramação é muito boa. Encontrei alguns errinhos de revisão, mas nada que influencie no  ritmo da leitura. 

Em resumo: é um livro muito, mas muito bacana mesmo. Leia e ao mesmo tempo tente fazer uma relação com sua própria infância,  impossível não se lembrar do pequeno leitor (a) que você era.



Compre Amazon | Submarino

16 comentários:

  1. Oi! A muito tempo que quero conhecer mais de Neil Gaiman mas não sei por onde começar :\ Você já leu alguns outros livros dele? Sabe se esse é bom para um primeiro contato?
    Gostei do post :) Estou seguindo seu blog.

    http://rotaseis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Guilherme, muito obg. Já li várias obras dele, praticamente todos os livros tem uma veia fantástica. Esse é um dos melhores dele q já li, porém tem q gostar de fantasia. Ele te leva pro mundo de uma criança de 7 anos q acredita em monstros, fadas, bruxas e por aí vai. Eu recomendaria fortemente esse como primeira leitura, ou "Sandman" q é considerado a obra-prima dele.
      ;D

      Excluir
    2. Então, ja li sandman ahsahsahsa Fantasia é meu gênero preferido, então acho que vou gostar. Obrigado pela indicação. Vou ler esse livro :)

      Excluir
    3. Depois me conta Guilherme o q achou. Brigadão e um ótimo 2015 pra ti.
      ;D

      Excluir
  2. Oiiii, tudo bem??? Já vi esse livro em vários blogs e tenho muita vontade de conferir. Ainda não tive a oportunidade, mas com certeza, lerei assim que conseguir :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Tenho o livro mas ainda não bateu aquela vontade de ler sabe? Não sei já vi resenhas negativas! Vou dar uma olhada =D

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joi, eu adorei, mexeu comigo msm. Mas tem que gostar de fantasia, e muito. Tenta ler, quem sabe vc se surpreende. Brigadão e um 2015 repleto de felicidades.
      ;D

      Excluir
  4. Estou louca para ler esse livro, pois já ouvi várias criticas positivas e pretendo ler em 2015 haha feliz ano novo s2 http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Carolina, eu adorei mesmo, recomendo fortemente. Se ler, depois me conta o que achou. Brigadão e um excelente 2015 pra ti.
      ;D

      Excluir
  5. Oi,
    Tenho esse livro aqui em casa, já peguei para ler, mas larguei não sei porque, realmente. Preciso retomar, todo mundo fala bem dele! Gostei muito da resenha, pelo pouco que li também lembrei da minha infância hahaha.
    Beijo.
    Choque Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiza, ele ficou um bom tempo na minha estante também, mas quando peguei não soltei mais. Eu amei, entrou fácil pra minha lista de melhores da vida. Como o foco é fantasia, e a gente tá vivenciando as experiências de uma criança, cada pessoa vai ter uma interpretação. Mas não deixa ele mofar na estante não, vale muito a leitura. Muito obrigada, um excelente 2015 pra você também. Beijos
      ;D

      Excluir
  6. Oi
    Esse livro parece ser interessante e a capa está bonita e que bom que gostou da leitura e sempre bom quando lemos um livro com um ritmo bom, quem sabe futuramente eu leia ele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise, eu gostei mesmo, e se puder leia também.
      Um excelente 2015 pra ti.
      ;D

      Excluir
  7. Oi!
    Já li algumas resenhas sobre esse livro e algumas recomendações. Neil Gaiman está entre os autores em alta agora que eu pretendo ler e acho que esse tem uma boa possibilidade de ser o iniciador!

    Abraço e obrigada pela resenha!
    Seguindo, ok?
    http://porumlivronavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna, já li outras obras dele, mas essa ganhou um lugarzinho nos prediletos da vida. Muito bom.
      Obrigada você por acompanhar o canal.
      ;D

      Excluir