05 novembro, 2015

Entrevista com a escritora Josy Stoque

Eu tenho um carinho muito grande por essa moça, pois ela foi uma das primeiras pessoas a acreditar e apoiar o meu trabalho, há quase dois anos. Dona de uma escrita fluida e envolvente, essa moça já escreveu mais de uma dezena de livros e diversos contos que vão da fantasia ao romance "hot". É mais que comum ver um de seus livros encabeçando listas de mais vendidos na Amazon. Agora chega de conversa, e vamos um pouco mais sobre a Josy Stoque, que gentilmente cedeu essa entrevista pro blog.
Foto - Reprodução/JosyStoque
JS - Conta pra gente, como você se descobriu escritora?
PL - Eu sempre escrevi, mas nunca me considerei escritora, porque o fazia por desabafo. Fui uma criança tímida e introspectiva. Na adolescência, me apaixonei por literatura e foi então que comecei a escrever histórias que minha cabeça sempre inventou, mas ainda não me considerava escritora. Vivi uma vida normal. Estudei, casei e me mudei de cidade. Foi com o desemprego que me voltei para a escrita, sempre meu refúgio, e realmente decidi investir na carreira. Estudei, li, me preparei antes de começar uma história que eu pretendia publicar.

PL - Você já escreveu obras de gêneros variados, porém todas tem um toquezinho de literatura "hot". O que te levou a escolher esse nicho?
JS - Foi consequência, quase como se o gênero me escolhesse, e não o contrário. Tenho grande influência de Sidney Sheldon, minhas histórias sempre (mesmo na adolescência) foram com personagens adultos. Sexo é algo normal na vida deles. E quando escrevi a primeira cena, gostei bastante kkkkkkkkkkkkkk As histórias e a vida foram me levando a escrever cada vez mais e hoje assumi que prefiro escrever livros eróticos, com algo a mais, sempre inovando e expondo minha criatividade diferenciada.

PL - Todos os seus livros e contos estão na Amazon no formato de e-book, e sempre estão na lista dos mais comprados. Conta como isso é possível pra gente.
JS - Muito trabalho e público. Sempre divulguei minhas obras pelas mídias sociais, mesmo quando ainda não havia publicado nada. Quando entrei na Amazon, em 2013, já estava no mercado literário há pelo menos 2 anos, já tinha meu público e a loja me proporcionou novos e fiéis leitores. Então, quando lanço algo novo, esse pessoal compra e comenta. É muito amor por essa carreira.


PL - O 1º livro da Saga Os Qu4tro Elementos, Marcada a Fogo, foi traduzido pra o inglês. Como surgiu essa oportunidade e qual a repercussão que ela causou?
JS - Essa oportunidade surgiu graças a Amazon e o ranking dos mais vendidos do site. Eu chamei a atenção da gerente do KDP – Kindle Direct Publishing – plataforma de autopublicação em e-book da Amazon, na qual autopubliquei minhas obras, e me tornei case da marca no Brasil. Quando a sede em Seatle pediu à gerente indicação de nomes brasileiros para tradução, meu nome foi citado e aceito. Foi um grande passo para mim, ter meu livro publicado e comentado em inglês, para um público bem diferente do brasileiro e uma gama muito maior de leitores. Claro que aparecer nesse mercado também é muito mais difícil por ser estrangeira e pela grande quantidade de publicações que saem por lá, mas estou muito feliz com a repercussão, por meu nome estar entre grandes profissionais do nosso país em jornais de renome quando o anúncio foi dado.

Imagem - Reprodução/Facebook

PL - Você agora é uma das "Divas da Qualis". Como surgiu esse convite?
JS - Foi antes da Bienal. Eu estava à procura de um espaço para expor meus livros, quando surgiu a oportunidade de estar no estande da Qualis. Fui conversar com a editora, Janaina Rico, e ela me fez o convite para ser uma das divas. A gente teve uma conversa bem esclarecedora e eu aceitei entrar para a casa editoral. Foi mais um importante passo na minha carreira, depois de alguns anos sem ter nenhum selo. Estou satisfeita com minha decisão e espero muito que nossa parceria seja maravilhosa para todos. Fechamos meu novo romance erótico policial, Não Espere pelo Amanhã, que será lançado em outubro deste ano.

PL - Eu leio desde muito nova, e a literatura nacional sempre esteve presente na minha vida. Porém, percebo que muitas pessoas tem um certo preconceito em relação a esses livros. Você sente isso com sua obra?
JS - Senti mais no início da carreira, graças a Deus hoje o preconceito é bem menor. Vide os grandes nomes da literatura nacional que têm se tornado best-sellers, como Carina Rissi, por exemplo. Isso só é possível porque os leitores estão dando oportunidade aos autores de conhecerem suas obras antes de saírem por aí falando bobagem. A própria Carina passou por um perrengue no começo. Eu fico muito feliz ao ver o quanto o mercado mudou em cinco anos. Praticamente deu um giro, bem positivo. Tem espaço para todo mundo, basta cada um trabalhar para alcançar seu lugar ao sol e prestigiar os colegas, sempre.

PL - Aproveitando o ensejo, indique autores(as) nacionais contemporâneos pra conhecermos mais um pouco sobre a nossa literatura.
JS - Danilo Barbosa, Roxane Norris, Janice Diniz, Elton Moraes, Vitor Emmanuell, Gisele Galindo, Bianca Carvalho, Flavio Galindo, Silvia Fernanda, Jéssica Aniteli, Vanessa de Cássia, Taitana Mareto, Samanta Holtz, Vanessa Bosso, e muito mais!

PL - Quais seus próximos projetos?
JS - Tenho mais 3 livros na mesma pegada de Não Espere pelo Amanhã, cheio de romance e ação, mas com personagens novos, ou seja, não é continuação, podem ser lidos fora de ordem. Também um histórico hot que já comecei e se chama Mexa Comigo. Mais algumas comédias hots que estão na lista de ideias a trabalhar mais para frente, e uma distopia hot. Eu sei, tenho uma mente louca! Kkkkkkkkkkkkkkkk

PL - Muito obrigada por aceitar contar um pouquinho mais sobre você e suas obras pra gente. Agora deixe um recado pros leitores do Profissão: Leitora.
JS - Eu que agradeço ao Profissão: Leitora pela oportunidade de falar um pouco sobre o mundo fantástico da escrita. Amo muito meu trabalho e fico ainda mais feliz por poder dividir essa loucura com cada vez mais leitores. Muito obrigada pelo carinho de vocês, que me incentivam a continuar nessa jornada todos os dias. Um grande beijo.

<3

Pra conhecer um pouquinho mais sobre a Josy Stoque e adquirir suas obras, basta acessar o site da autora e aproveitar.

;D





22 comentários:

  1. Olha eu ainda não conheço as obras da Josy.
    Eu pensei que até tinha alguns em ebook, mas não, me enganei, mas tenho o livro ESTRELA em busca do amor eterno que pretendo ler assim que tiver um pouco de tempo, porque minha vida anda uma loucura. Quanto a sua entrevista, tenho que confessar que gostei bastante das perguntas que fez e também das respostas da autora. Gostei de conhecê-la um pouco mais, porque ainda não sabia muito sobre ela e seu trabalho. Parabéns amiga...Continue assim =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-perdao-mortal.html

    ResponderExcluir
  2. Oiiie
    Belo post e a entrevista ficou bem legal, é sempre bom conhecer os autores nacionais haha o livro eve ser ótimo para quem curte o gênero

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Apesar de ainda não ter lido nada da autora,sempre leio ótimos comentários sobre a sua escrita.
    Adorei a entrevista e de conhecer um pouco mais sobre ela.
    Viva a literatura nacional!!!!!! :)

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista, muito obrigada pela oportunidade, de novo. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Ainda não li nada da Josy, mas a conheci e ela é muito legal *o*
    A forma como ela entrou para o hot foi interessante, imagina uma adolescente escrevendo sobre adultos? As pessoas deviam julgá-la, mas vejam onde ela está hoje.
    Muito sucesso, Josy.
    Beijos.
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  6. Olá! Ainda não conhecia a autora e fiquei muito feliz em saber que ela teve um livro traduzido para o inglês. Que cada vez mais nossos autores tenha evidência e cresçam bastante, beijos!


    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu não conhecia a autora ainda e nem os livros, mas pela entrevista pude perceber que ela é muito simpática e pelo que falou dos livros, parecem ser bem do estilo que eu gosto, então com certeza fiquei mega curiosa e eles já entraram para a minha lista!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi flor!
    Adorei conhecer um pouco mais da autora através dessa entrevista! Comprei um livrinho dela pela amazon hoje, para conhecer mais sobre os livros \o?
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  9. Me interesso muito pelos livros mais focados na fantasia da Josy. É meu gênero preferido, e sempre ouço falar bem da escrita dela. Muito legal isso dela ter se preparado para escrever uma história que pretendia publicar, acredito que isso faça toda a diferença. Achei o máximo um dos livros dela ter sido traduzido para o inglês, e desejo cada vez mais sucesso à autora, que é muito simpática!

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oiii!
    Amei conhecer a autora, ainda não li nenhuma obra dela, mas me interessei muito em ler.
    Adorei a entrevista <3
    Bjss!

    ResponderExcluir
  11. Eu sempre escuto falar muito bem da autora, mas ainda não li nada dela - embora tenha alguns livros na lista de desejados. acho que é bem provavel que comece pelos livros mais hot já que gosto do estilo.
    adorei a entrevista e conhecer um pouquinho mais da autora. E que lindo ver uma autora com trabalho lá fora :)
    Que o caminho da Josy continue com mais e mais sucesso!

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  12. eu ainda n conhcia a autora mas já ouvi falar do livro, e quero muito ler, só ouvi cometários bom sobre autoa.

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não conhecia a autora, mas autores nacionais me encantam, já vou dar uma olhada nas obras dela haha. É muito lindo ver autores nacionais se saindo assim tão bem! Muito sucesso para ela e que ela continue escrevendo sempre mais!

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Não conhecia as obras da Josy, não tenho o hábito de ler os livros que são publicados na Amazon, na verdade, só fiquei sabendo a pouco tempo que dava para publicar livros lá.
    Parabéns pela parceria que ela dure mais e mais, e que traga sempre bons frutos.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi amada!
    Ainda não li nenhum dos livros da autora, só tive contato com um conto dela em ebook uma vez e adorei o hot dela! A entrevista foi ótima! Assim conhecemos um pouco mais da autora!! Beijos

    ResponderExcluir
  16. Oi,

    Ainda não conhecia a autora, e adorei conhecer um pouco sobre ela aqui e, vou procurar algum livro dela para ler nas ferias. :D

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Que entrevista incrível. Sempre ouvi falar muito da Josy, mas ainda não tive oportunidade de ler nada da autora. :/
    Muito simpática ela, adorei a entrevista, parabéns!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  18. Que coisa linda ter um livro traduzido pro inglês hein?! Adorei saber disso! Nunca li nada da autora, mas só com essa entrevista fiquei morrendo de vontade!! Vou procurar alguns dos títulos dela para ver qual me chama mais atenção :D
    Ótima entrevista!!! Amei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá.
    Tudo bom?
    Josy é minha parceira também e adoro seus livros.
    Amei conhecer um pouco melhor sobre ela e fiquei muito feliz, quando ela anunciou que tinha uma casa nova, a Qualis é um amor e trata tanto parceiros como escritores super bem.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oii, tudo bem?
    Eu adorei a entrevista! Eu já conhecia a autora por causa de alguns posts nos blogs, mas essa é a primeira entrevista. Eu também escrevo para desabafar, mas não pretendo publicar nada do que escrevo rsrs, e o Sidney Sheldon é um grande autor, todo deveriam o ler.

    ResponderExcluir
  21. Amei a entrevista! <3
    Ainda não conhecia a autora, mas já me senti super próxima dela e achei ela muito simpática. Vou querer conhecer as obras da Josy, então to correndo para o site da autora.

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  22. Oiii!!

    Amooo a Josy! A pessoa dela, pq infelizmente ainda não li nada dela (mas tenho todos em e-book!!) Estou ansiosa para o lançamento pela Qualis aqui em SP! Ela merece tudo de bom!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir