14 setembro, 2015

O Grande Desaponte da Dadí


A HQ nos traz um pouquinho da história de um símbolo da cidade de Jundiaí: a Ponte Torta, que na verdade, de torta não tem nada. Ela era usada pra transporte de carga e de pessoas do final século XIX até início do século XX, mas com o aumento populacional e inúmeras enchentes, houve a necessidade de alargar as margens do rio. E hoje resta apenas o arco da antiga ponte. 
Mas chega de História e vamos à história. A HQ explora exatamente o momento onde é necessário adaptar o antigo ao novo. Porém, a autora usa de meios pra ir muito mais além. Ela consegue em poucas páginas fazer uma reflexão acerca da política, dos hábitos destrutivos do ser humano e de como esses mesmos seres humanos conseguem salvar um patrimônio com união. Pra isso ela usa animais. Sim, as personagens são representadas por animais. Apesar da HQ tratar de um assunto sério, esse recurso traz um ar bem divertido e leve pra história. Independente de você ser de Jundiaí ou não, vale muito a leitura. Rápida, direta e divertida.

Revista As Periquitas #1

A autora participou da Jundcomics, que foi realizada nos dias 29 e 30 de Agosto na Biblioteca Nelson Foot, e gentilmente cedeu uma entrevista pro Profissão: Leitora. Então, vamos conhecer um pouquinho mais sobre ela?

Dadí

PL - Conta pra gente um pouquinho sobre você e como começou a desenhar.

Dadí - Desenhei desde pequena e a família sempre me apoiou. Sempre fui fã de quadrinhos, e minhas primeiras leituras foram Mindinho, que era uma publicação com histórias da Turma do Pernalonga, Tio Patinhas e do Mickey. 
Primeiras leituras da quadrinista
O traço dessas HQs foram muito importantes pra o desenvolvimento da expressão dos meus personagens. E esses personagens eram baseados nas séries de TV que eu assistia, como Flipper, A Feiticeira, O Príncipe e o Dinossauro, entre outras. Eu acredito que isso desenvolveu muito meu desenho, porque eu desenhava muito. Cursei Artes na UNICAMP, e depois de uma longa procura, consegui trabalhar com o que queria: desenhos animados. Fiz trabalhos no estúdio Cigarra Inquietante pro Steven Spielberg, o longa Fievel vai pra o Oeste, e comerciais pra Disney. Depois trabalhei com ilustração de quadrinhos pela Editora Scala na década de 1990, e livros paradidáticos. Após publicar alguns textos em jornais locais sobre os bichos que vivem na cidade, consegui transformar em uma coleção e foi publicada pela FTD com o nome de "Fauna das Cidades". 
Fauna das Cidades #1
Ilustrei por mais algum tempo livros didáticos de ciências, matemática e vários outros. Aí, me aventurei em dar aulas e isso quebrou o desenvolvimento meu lado artístico. Agora estou readaptada e trabalho na biblioteca, com isso ganhei mais tempo e estou voltando a desenhar. Peguei as tiras "Os Pleistocênicos" com as quais trabalhei no Correio Popular de 2000 até 2007, e coloquei no Facebook
Os Pleistocênicos
Recebi um convite para participar da revista As Periquitas, e isso fez com que deslanchasse de vez a vontade voltar a desenhar quadrinhos.

PL - Quais seus próximos projetos?

Dadí - Histórias em quadrinhos com aventuras de insetos. É muito interessante mergulhar num mundo minúsculo, mas pra contar histórias quem envolvam intrigas, política, golpes de estado, tudo isso no mundo dos insetos. Afinal, eles também vivem em sociedade e é possível criar inúmeras vertentes diferentes, desde os Anarquistas até os Imperadores.

Muito obrigada Dadí por ceder um pouquinho do seu tempo e agregar tanta história bacana na nossa vida.

A quadrinista pode ser encontrada através do e-mail contato@ilustradoradadi.com ou pelo site www.ilustradoradadi.com.


Um comentário:

  1. Acredita que só hoje eu li? Uma entrevista tão bacana... Obrigada! E... Caramba, Nelmaliana, me procure no Jundcomics deste ano para eu levar uma surra ideológica, que eu mereço! Vou postar na minha página. Em tempo: estou sem quadrinhos novos este ano, é uma pena, mas no ano que vem...

    ResponderExcluir