30 setembro, 2015

Entrevista com o escritor Clayton de la Vie

Ter me tornado blogueira, fez com que eu abrisse ainda mais meus horizontes em relação a literatura nacional. E devo confessar: cada vez me surpreendo e me apaixono mais pela nossa literatura. Temos excelentes escritores(as) e histórias fantásticas que não deixam nada a desejar aos estrangeiros. Uma das minhas últimas surpresas, foi o moço da foto abaixo, o Clayton de la Vie. É um rapaz super jovem, apenas 21 anos, mas com um talento enorme. Gentilmente, ele cedeu uma entrevista pro blog, contando um pouquinho mais dele e de suas obras. 

Entrevista  

Clayton de la Vie
PL -  Você é muito jovem, e era mais jovem ainda quando escreveu o livro Seres do Além. Como surgiu essa vontade de escrever um livro?
Clayton - Sempre li bastante, escrever deve ter sido consequência. Comecei com pequenos contos e, aos dez anos, terminei meu primeiro livro, A Caveira Sapiens, que mais tarde daria origem a Seres do Além. 

Obras do autor
PL - E como foi o caminho desde a 1ª ideia, até ele de fato se tornar um livro?
Clayton - Em nenhum dos meus livros percorri um caminho propriamente dito. A ideia inicial é a mesma que coloco no papel.

Seres do Além

PL - Seres do Além é um livro de fantasia, e como em muitos outros, existem palavras próprias do mundo no qual a obra se passa. Porém, além desse "dialeto" local, o livro tem um vocabulário riquíssimo. Como você trabalhou isso?
Clayton - Fico contente que veja dessa forma, afinal Seres do Além é o livro que mais gosto de ter escrito. Para ser franco, não trabalhei muito no vocabulário, usei todo o recurso que possuía na época. Acredito ter dado certo.

PL - Você já escreveu outros livros, conta um pouquinho sobre eles.
Clayton - Essa é sempre uma tarefa complicada, pois tenho muitos outros livros. Alguns ainda nem foram publicados. Não costumo falar sobre os meus projetos para não "forçar a barra" com o leitor. Cada livro que eu escrevo trará uma experiência nova, o leitor poderá repensar seus ideais e vilões, mas todos têm uma semelhança: o uso da minha personalidade na maioria dos personagens. Tem um ditado que diz que o personagem é o reflexo do autor. Eu exploro isso.

A Mancha 

PL - Você segue alguma rotina para escrever?
Clayton - Não. Quando as ideias surgem, eu as anoto. Simples. (risos)

PL - Quais as suas influências literárias?
Clayton - Não costumo me espelhar no modo de escrita de outros autores, mas sem sombra de dúvida o contato com as obras do Tolkien me agregaram bastante. 

PL - No Brasil, ainda existe um certo preconceito quanto à literatura nacional. Você percebe isso?
Clayton - Infelizmente. E sempre comento sobre isso. O brasileiro é um povo que ainda não sabe valorizar a própria cultura, que ridiculariza os costumes de sua própria terra e que acha que o internacional é mais valioso, mais bonito. 

O Homem que Via Monstros

PL - Quais os próximos projetos?
Clayton - A continuação de Seres do Além está a caminho, também estou reestruturando um livro que narra os acontecimentos que antecedem o Reinado da Senhora Morte. Além de outros livros de contos de terror. Ainda nesta semana será lançado virtualmente um romance policial, O Homem Que Via Monstros. Por enquanto, só posso falar desses, mas há outros livros em andamento. 

PL - Onde podemos encontrar os seus livros?
Clayton - Através do meu Facebook pessoal, porque eu sempre retiro os meus livros da internet e não faço a menor ideia de quando colocá-los de novo. 

Beije Minha Bunda - Perfil de um Assassino

PL - Agradeço muito por dedicar um tempinho pra gente, e quero pedir pra que deixe um recado pros leitores do Profissão: Leitora. 
Clayton - Somente com a leitura se constrói o futuro. Acompanhe as novidades, dediquem um tempinho aos autores nacionais - principalmente aos que estão começando - e vocês verão que a riqueza das palavras não está só nos livros best-sellers.

E pra ficar melhor ainda, vamos sortear um exemplar do seu livro "A Mordida do Vampiro" autografado. Basta acessar o link, seguir as regras e boa sorte!

"Brian teve seu futuro escrito pelo seu próprio pai. Obrigações com os negócios da família e um casamento com alguma aristocrata qualquer estavam na lista de suas tarefas. Porém, a chegada de uma bela dama muda seu destino. O jovem rapaz deseja conhecer o lado sombrio da existência, e ela lhe mostra o caminho da morte. De repente, seu mundo é tragado, e seus olhos ganham uma nova cor... Vermelho... Sangue! Conheça a trajetória demoníaca do primogênito da família Van Dom, seus amores e temores, contados em diversas versões dos fatos."

Ficha Técnica: 
Autor: Laerte Verrier
ISBN-13: 9781514650127
ISBN-10: 1514650126
Ano: 2014 / Páginas: 156

4 comentários: