02 fevereiro, 2014

E você, que segredo guarda a sete chaves?

Marina 
por Carlos Ruiz Zafón
Suma de Letras - 192 pgs

O livro começa com as lembranças  de um homem acerca de acontecimentos passados em maio de 1.980, quando ele desaparece por uma semana. Só depois de sete dias, um policial encontra-o vagando em uma estação de trem.

Esse homem é Óscar Drai, que na época era adolescente e estudava num internato em Barcelona, e nas horas vagas, saía para passear e admirar a beleza arquitetônica do local.

Em um desses passeios, ele entra em um casarão que, à primeira vista,  parece abandonado. Lá, ele se encanta com o som de uma belíssima voz e um relógio de bolso muito antigo, porém quebrado. Nesse momento ele se assusta com um vulto e foge levando o relógio consigo.

Logo, ele arrepende-se do "furto" e dias depois decide voltar ao casarão para devolver o relógio. Dessa vez encontra os moradores: um gato chamado Kafka, Gérman (o vulto) e Marina, uma garota linda de olhos cinzentos. Gérman é o pai de Marina e aparentemente está muito doente.

Eles tornam-se amigos. Óscar sempre vai visitá-los e na maioria das vezes passeia com Marina pelo bairro de Sarriá. Em um desses passeios, Marina leva-o ao cemitério do bairro, onde encontram uma mulher que vai a uma determinada sepultura sempre no mesmo dia e horário. Eles ficam intrigados com a aparência da mulher e com um símbolo misterioso que existe na sepultura, então decidem segui-la.

A partir daí, começa uma aventura que inclui investigação, suspense e um toque de terror. Mas tudo isso tem como pano de fundo a amizade das personagens. Mesmo nos momentos mais tensos é possível "sentir" a ternura que os envolve.

O livro é narrado em terceira pessoa, sob a ótica de Óscar. A narrativa é bem fluida e bastante envolvente. A diagramação é muito boa, as páginas são papel pólen e essa edição tem orelhas. Na capa tem um detalhe curioso, onde a menina da foto parece estar segurando a mão de alguém que não está lá.

            
Foi minha primeira experiência com Carlos Ruiz Zafón e posso dizer que me "ganhou de cara". Fiquei completamente envolvida pela trama. Tudo é muito bem costurado, todas as personagens são cativantes. Porém, o final é previsível, mas mesmo assim não perdeu o encanto e me emocionou.

Recomendo muito a leitura de Marina para qualquer público de qualquer idade.



Compre - Amazon | Submarino

Nenhum comentário:

Postar um comentário