12 agosto, 2016

O Escaravelho de Ouro por Edgar Allan Poe

O Escaravelho de Ouro por Edgar Allan Poe
38 pgs

O conto foi publicado pela primeira vez em 1843.

William Legrand é o que podemos chamar de caçador de tesouros. Ele mora isolado em uma ilha com seu servo e fiel escudeiro Júpiter. De tempo em tempos eles recebem a visitar de um amigo, que será nosso narrador nessa aventura. 

Certo dia ele encontra um artefato em forma de besouro, mais precisamente um escaraveljho de ouro. No auge da empolgação ele desenha essa descoberta pra o amigo, porém esse acha a imagem mais parecida com um crânio do que com um escaravelho. 

Tempos depois, o alucinado Legrand convence seu amigo a irem investigar um determinado ponto da ilha, onde ele acredita haver um tesouro escondido. Apesar de Júpiter e o narrador acharem que ele está louco, o acompanham nessa empreitada.

Aqui nós temos um conto mais longo que os anteriores, na edição que li ele tem 39 páginas, mas nem por isso menos interessante. Muito pelo contrário. O conto é bem estruturado e consegue prender a atenção do leitor do início ao fim da história. Diferente de outras obras de Poe, aqui nós não temos terror propriamente dito, mas algo mais próxima de uma caça ao tesouro. Uma verdadeira aventura que irá agradar apaixonados por Sherlock Holmes e Indiana Jones. 

Por ser um conto mais longo, o autor tem um tempo maior pra nos embrenhar em sua história e com isso nos tornamos quase íntimos de Legrand, acompanhando todo o seu empenho e crença na sua busca. Sentimos o carinho e atenção com que Júpiter acompanha o seu senhor, e temos o mesmo olhar cético do narrador. 

Sem dúvidas é mais uma obra primorosa desse mestre da literatura. Poe sabe usar as palavras e como ninguém consegue prender atenção do leitor até o final. Esse conto eu recomendo muito para aquelas pessoas que nunca o leram por receio de sua fama de mestre do terror. Não é isso que vemos aqui, mas sim uma aventura que tem seus mistérios, mas nada exatamente aterrorizante. 

Esse post faz parte do Desafio 12 Meses de Poe criado pela Anna Costa.

26 comentários:

  1. Eu conheço o desafio! *_* Legal conhecer um pouco mais sobre o livro. Ainda leio Poe um dia. <3

    Beijos,
    Postando Trechos

    ResponderExcluir
  2. Oie! Adorei a foto do post! E realmente essa comparação de Sherlock Holmes e Indiana Jones é bem pertinente mesmo viu?
    Obrigada por mais este mês <3333

    ResponderExcluir
  3. Olá
    adorei o post. Já li alguns contos de Poe e gosto muito de seu estilo. Acredito que é bem peculiar e voltado mesmo para quem curte o gênero e o autor. Deve ser uma obra primorosa sim e achei ótimo poder ler sua postagem a respeito.
    beijos, Fer

    ResponderExcluir
  4. Cada vez que lembro de Poe, lembro das edições lindas dos livros desse autor, são sempre maravilhosas. Não sabia da existencia desse conto tao grande, mas isso não é nem um pouco desanimador, Poe é um classico e não é a toa, sua escrita permanece imortal.

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Eu li alguns contos do Poe já e sempre fico maravilhada com sua genialidade. Eu ainda não li esse, mas fiquei beeeeeeeem curiosa com a sua resenha. É o tipo de conto que eu adoro, por ser mais longo e dar mais desenvolvimento. A dica está super anotada. :)


    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Já tinha um tempo que eu queria indicação de um conto para pessoas que nunca leram Poe e a sua indicação veio no dia certo!!!
    Fiquei empolgada em conhecer a trama e a narrativa.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Ler todas as postagens sobre o desafio estão me deixando supercuriosa para ler Poe. Fiquei interessada nesse conto, principalmente, por ter essa investigação que o amigo o convence. Outra coisa que achei legal foi o conto ser um pouco mais longo.
    Anotei essa dica, pois acho que vou curtir.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  8. Olá amore... não me recordo se já peguei ago de Poe pra ler... mais já ouvi muitos e muitos comentários positivos a seu respeito...
    Adoro contos, e esse parece que não será diferente quando lê-lo, já que deixei anotada a dica por aqui!
    Beijokas!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Só li um conto do Poe, mas após a sua resenha este acabou de entrar na minha lista. Gostei do senso de aventura intricado na obra, mas do que um terror é também uma história de suspense e deve ser um conto muito bem explorador, por ter mais páginas que o usual. Fiquei curiosa para conhecer o Júpiter, que sem dúvidas é um personagem cativante. Espero em breve poder ler este conto também.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Eu sempre achei que o Edgar só escrevia terror kkkk' Ainda não conhecia este conto, mas fico feliz em saber que ele é bem estruturado e que consegue prender a atenção do leitor. Não sou muito fã de histórias com caça ao tesouro e coisas do tipo, mas "O escaravelho de ouro" me chamou a atenção. Eu sempre tive receio de ler os livros do Edgar por não gostar de terror, mas, pelo o que você disse, esse livro é bom para quem não curte o medo..haha'
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Que bacana o conto desse mês!
    Eu estava participando desse projeto também, mas acabei desistindo por falta de tempo.
    Adorei saber que o conto é mais longo e o autor pode desenvolver mais a história, principalmente quando esta é uma aventura cheia de mistérios.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Adorei o post e o desafio! Super criativo! Esse conto não conhecia, mas admiro Poe e tenho vontade de ler mais sobre ele! O que mais gosto e li mais de uma vez é A Carta Roubada!
    Bj

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    não gosto muito de contos, mas olha esse me deixou curiosa, pelo simples fato de saber que não envolveu terror, já que é uma característica forte.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Que desafio legal! Nunca li nada do autor mas as suas impressões sobre esse conto me deixaram com muita vontade de ler algo e conhecer mais obras dele.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Sim, eu tenho medo do Poe por sua fama de mestre do terror... Rs... Então adorei sua postagem por me apresentar a um texto em que poderei conhecer a escrita do autor, embora eu não seja fã de contos. Só de você ter falado em Sherlock Holmes e Indiana Jones me convenceu a ler... Rs...

    ResponderExcluir
  16. Oie, tudo bem!
    adorei a ideia do desafio! Eu nunca li nada do autor, mas tenho uma tremenda vontade. Já ouvi coisas maravilhosas sobre suas obras. Adorei sua resenha, e fiquei feliz com sua comparação à Sherlock Holmes e Indiana Jones. Assim que eu tiver uma oportunidade, farei a leitura.

    Beijos,
    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  17. Oi, Põe!!!um clássico maravilhoso que todos deveriam conhecer. Acho que suas obras deveriam ser obrigatórias! Rsrs!
    Adorei a forma como você resenhou o conto, despertando nossa curiosidade sem revelar muito. E fiquei intrigada para saber qual o mistério que ronda esse escaravelho de ouro.
    BJ

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Eu tenho muita curiosidade sobre as obras do autor, mas ainda não consegui ler nenhuma... Gostei da sua resenha por me apresentar um conto não tão voltado para o terror, bem o que eu queria para começar a ler :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá, eu amo Sherlock Holmes, mas mesmo assim não me senti instigada pelo livro, sua resenha ficou ótima, mas não senti afinidade com a história, apesar de ficar um pouco curiosa(confesso). Queria vê como era a capa do livro, sou uma leitora alucinada por capas ♥Parabéns pela resenha ♥

    ResponderExcluir
  20. Nossa, essa realmente me parece ser uma ótima história ahahahh e que desenho em kkkk de um escaravelho para um crânio tem muita diferença.
    Enfim, talvez durante as ferias eu tente lê-lo. Realmente me parece ser muito bom e parece prender muito a atenção do leitor.
    adorei, e me instigou muito a querer ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?

    Não conhecia a obra ainda, mas fiquei muito instigada quanto ao seu comentário "Uma verdadeira aventura que irá agradar apaixonados por Sherlock Holmes e Indiana Jones.".

    Parece ser uma obra e tanto, uma daquelas que merecem um destaque especial na estante.

    Parabéns pelo post, amei.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada do autor, mas só vejo bons comentários, o que me deixa animada. Mas como não é um gênero que leio com frequência, acabo deixando de lado as dicas sobre livros dele. Bom, esse conto é interessante, imagino que deve ser bacana acompanhar todos os mistérios e a caça ao tesouro. Além disso, é um conto mais leve para conhecer o autor, né? Enfim, gostei bastante da dica, vou tentar ler algum dia.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  23. Eu ja li um livro com vários contos do poe, e não gostei tanto como eu esperava sabe ? acho que de tanta expectativa que me colocaram eu fui de cabeça na leitura e não foi como eu esperava
    não sei se quero ler mais do autor mas talvez algo diferente dos que eu li dele me conquistw

    ResponderExcluir
  24. Maravilhoso esse desafio! Volta e meia me deparo com algum com a resenha de algum conto de Poe, por conta desse desafio. Eu li esse conto há muito tempo, no livro Histórias extraordinárias, e lembro-me de ter gostado muito. Na verdade li o livro mais de uma vez, de tanto que gostei. Poe é mesmo mestre em prender a nossa atenção. Depois de começar a leitura de um de seus contos, não dá para parar. :)

    Tatiana

    ResponderExcluir
  25. Hi baby, tudo bem? acredita que eu nunca li nada desse autor? sim tenho que fazer isso urgentemente! gostei muito da sua resenha e fiquei com vontade de ler logo algo dele! como você disse ele é um mestre, por isso deve ser lido <3

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Eu nunca li nada do autor e morro de vontade de ler seus contos, acho que seria uma boa começar por esse, por não ser um terror tão grande, mas sim um suspense. Gostei bastante do enredo e to curiosa para conhecer esses personagens. Parabéns pela resenha!

    Beijos

    ResponderExcluir