Morella por Edgar Allan Poe 07 pgs |
Esse conto foi publicado pela primeira vez em 1835 na Southern Literary Messenger.
"Eis-me aqui."
pg 190
Nele conhecemos um narrador e sua companheira, Morella. Ela é uma mulher muito erudita, que dedica muito do seu tempo a estudar filósofos alemães como, Fichte e Schelling. Enquanto vê a deterioração de sua amada esposa, o nosso narrador a acompanha em seus estudos, fazendo disso um hábito seu também.
Porém com o tempo o encanto que a esposa exercia sobre ele, parece definhar juntamente com o corpo da mesma. E é nesse momento que nosso taciturno narrador começa a desejar sua morte.
Como em outros contos do autor, aqui encontramos uma mulher à beira morte e um homem atormentado pela sua existência. No decorrer do conto acompanhamos a angústia desse homem, que no início era um apaixonado pela esposa e tudo que dizia respeito a ela, e no final se viu desejando seu passamento. Por outro lado, vemos essa mulher, antes altiva e dona de si, definhar pouco a pouco.
"É uma felicidade maravilhar-se; - é uma felicidade sonhar."
pg 183
Nos primeiros parágrafos você pode até achar que está lendo um romance, tal o encantamento e dedicação que ele demonstra. Mas, ao passar das páginas tudo isso muda, de maneira tão radical e decisiva, que o leitor é transportado pra um universo turbulento do qual deseja sair, mas não consegue antes do final.
Esse conto é um dos poucos que havia lido apenas uma vez anteriormente. E digo que nessa releitura ele me trouxe sentimentos dicotômicos, para os quais eu não estava preparada. Ao mesmo tempo que me encantei com a dedicação do narrador me senti enojada com seus desejos mórbidos.
E o final, ah o final. É encantador ver como em poucas páginas (na edição que li são menos de 7), o autor consegue enredar o leitor em uma trama da qual é praticamente impossível se soltar antes do aterrador final.
Se recomendo? Sem sombras de dúvida. Porém, antes que haja algum leitor desavisado, esse é um conto de terror, e dos bons, Daqueles que no final você se pega pensando: e se...
Li pouca coisa sobre Edgar Allan Poe, mas o que li me conquistou prontamente. O autor tem um estilo único e seus contos são tão profundos que é até difícil explicar. Agora, sobre o conto em questão, é a primeira vez que leio sobre e fiquei bem intrigada. Quero saber sobre esse final haha me deixasse curiosa demais haha
ResponderExcluirBeijos, Fer
Gosto muito de acompanhar leitor de Poe, acho ele um escritos excêtrico e sensacional ao seu modo. Morella já li e sabe? Sempre achei que fosse um romance mais "morbito" quando o li pela primeira vez, minha mente voou longe. Me deu até saudades.
ResponderExcluirBeijinhos, Helana ♥
In The Sky, Blog / Facebook In The Sky
Oie, nossa, esse conto me soou muito interessante e quando você fala que é terror me empolga ainda mais, não que eu adore o gênero mas é que eu gosto de descobrir livros que me dão arrepios e são poucos que conseguem fazer isso, e nesse parece interessante ver a mudança dos sentimentos do homem e onde isso chegará a um terror. Obrigada pela dica, lerei.
ResponderExcluirLi poucas coisas do Poe e confesso que não li mais porque não entendi tudo o que li. Este conto aqui, ainda não conhecia e tendo estas considerações que você fez, me sinto mais preparada para entender a escrita dele.
ResponderExcluirMEU AMOR PELOS LIVROS
Beijos
Olha apesar da sua resenha ter sido incrível confesso que não me interessei pelo livro, dificilmente irei ler, mas irei indicar a alguns amigos que gostam do gênero.
ResponderExcluirBeijos
Oi Flor
ResponderExcluirPoe é sempre bom. Confesso que estranhei esse começo meio romântico e até consigo imaginar um final bem diferente.
Com certeza é uma excelente dica. Muito bom reler algo e ter outro olhar.
Amei a dica.
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Oie! Obrigada por ter resenhado o conto! Vou publicar no blog. Gostei muito da resenha, e principalmente das fotos, esse seu Poe é lindo! <3333
ResponderExcluirBeijos!
Meu blog
Desafio de leitura #12mesesdePoe
Eu ficaria enojada também do cara desejar a morte da esposa hahaha. Nunca li nada desse autor e confesso que não estou muito inclinada a isso não. Parabéns pela dedicação. Beijo, Mari
ResponderExcluirOi, Nelmaliana! Tudo bem?
ResponderExcluirGosto muito dos contos do Poe, inclusive adorei a sua resenha, que me permitiu lembrar deste conto, que li há algum tempo e também achei maravilhoso. É incrível mesmo a forma como esse homem escreve e consegue prender a atenção do leitor em suas palavras com tão poucas páginas. Como li esse conto na internet, não sabia da existência deste livro que aparece nas suas fotos, mas agora também já fiquei com muita vontade de comprá-lo. Ah, e amei seu Poe de pelúcia! Beijos! ^-^
Gosto muito da obra de Poe, a maioria eu li virtualmente e separadamente. Sou louca nesse seu exemplar da foto e já fiquei babando. Não me recordo de ter lido esse conto que resenhou, vou ver se o encontro digitalmente para tirar a minha dúvida... kkk
ResponderExcluirRaíssa Nantes
Oiii, tudo bem?
ResponderExcluirPor mais que eu nunca tenha lido esse autor, com toda certeza fiquei louca para ler diante dessa sua resenha, nem vou comentar sobre a edição, porque está incrível <3 adorei o boneco, quero um hahahaha
Beijinhos
Oi Nelmaliana, estava achando estranho este lance do romance, visto que não é uma característica do autor. Mais uma obra do Poe que agrada em cheio seus leitores, ou leitores do gênero.
ResponderExcluirBjs, Rose
O conto é maravilhoso, Poe é um dos meus autores preferidos. Mas o boneco está arrasando, hein! Que coisa mais fofa, "paixonei"!
ResponderExcluirTatiana
Oi!
ResponderExcluirPoe é um gênio. Eu adoro esses conflitos existenciais e essas angustias que ele coloca em suas histórias. Eu não conhecia o conto, mas confesso que gente: to querendo muito ler. Uma leitura que vai me deixar bem contente. Adorei a resenha. <3
beijo!
Hey, Nelmaliana, oi! Tudo bem com você??
ResponderExcluirAcreditaria se eu dissesse que nunca li nada desse autor?! Apesar da sua opinião positiva e da resenha instigante, sou muito medrosa e corro a todo vapor de terror. Seja em filmes ou em livros. Mas mesmo assim a dica é válida.
Beijinhos da Mady.
Li quase nada do Poe, mas tenho muita vontade de me aventurar mais sobre a escrita dele.
ResponderExcluirAdorei a premissa e o desenrolar do conto.
Já tinha visto resenha sobre ele e a sua só fez a minha vontade de ler aumentar.
Lisossomos
Não conhecia esse autor, caramba!
ResponderExcluirMe pareceu ser um livro bem angustiante... eu que tenho Ansiedade, acho que não nos daríamos tão bem.
Logo no inicio de seu post imaginei que se tratava de um conto de romance, já que ele é apaixonado pela esposa, até ler um pouco mais e descobrir que não é exatamente só isso.
Parece ser muito bom, mas como eu disse, talvez não seria o mais indicado para mim :/
Beijos ♥
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirNunca li nada do autor e, sinceramente, não pretendo. Não que eu ache que ele escreve mal, muito pelo contrário, mas sou muito medrosa e de livros de terror passo longe hehe
Beijos <3
Olá, não conhecia esse conto ainda e achei bem interessante a concepção do enredo. Poe é mesmo um gênio em suas criações e sempre nos surpreende neh. Preciso me atualizar das histórias deles, meu acervo está muito pobre. Bjs
ResponderExcluirMorro de medo do Poe, e não curto contos... de forma alguma leria esse conto de terror, já fiquei assustada só de você falar do final aterrador. Esses desejos mórbidos com certeza me deixariam enojada também, prefiro evitar.
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Olá... tudo bem???
ResponderExcluirBom eu curto terror, mas ainda não li nada do Poe, estou pensando em me aventurar em algo dele... mas preciso se dindin para adquirir algo... poderia me dar algumas sugestões né haha. Adorei a premissa desse conto... achei genial e fiquei pensando no e se... Xero!
Oi Nel,
ResponderExcluirPõe não faz meu gênero, porque tenho pavor de livros filmes ou histórias de terror. Para quem gosta sei que é um mestre.
Uma das meninas de tinta também está lendo e adorando o desafio.
Eu passo, rs.
De qualquer maneira sua resenha desperta curiosidade.
Bj,
Luana
http:// blogmundodetinta.blogspot.com
Oi Nel,
ResponderExcluirPõe não faz meu gênero, porque tenho pavor de livros filmes ou histórias de terror. Para quem gosta sei que é um mestre.
Uma das meninas de tinta também está lendo e adorando o desafio.
Eu passo, rs.
De qualquer maneira sua resenha desperta curiosidade.
Bj,
Luana
http:// blogmundodetinta.blogspot.com
Oie!
ResponderExcluirEu ainda não tive coragem de ler nada do autor! Sério, não sei o que acontece comigo, que sempre me afasto dos livros dele. Não que eu tenha lido algo e não gostado, apenas é um autor que não me atrai. Vou deixar para outra hora, rs.
Bjks!
Histórias sem Fim
Olá!
ResponderExcluirLi há alguns anos outro conto do Poe. Esse eu não conhecia, mas com certeza vou pesquisar sobre ele, até porque o cara é apenas genial, sempre nos surpreendendo, mesmo tendo falecido há tanto tempo!!!
Nunca li Poe,
ResponderExcluirmas como não ler depois dessa resenha? Menina, amei... A forma que descreveu, cada palavra que escreveu, a resenha ficou top. Além disso por se tratar de um conto com tão poucas páginas acredito que posso me arriscar sem medo, a premissa do enredo pode ser uma analogia a humanidade que deseja se livrar de quase tudo que um dia se amou, mas que acabou perdendo o viço? Fiquei pensando, ou ler e tentar descobrir.
Abçs
Sou bibliófila
Oi, tudo bem?
ResponderExcluirEu nunca li nada desse autor, mas tenho curiosidade e por isso sempre fico animada com dicas de leituras dele. Bom, eu não conhecia esse conto e fiquei realmente espantada, no início achei que era um romance, mas gente, depois o cara deseja a morte da pobre mulher. Como será que isso termina? To aqui encucada kkkk Enfim, adorei a dica mesmo, espero ler algum dia e descobrir o que acontece.
Beijos :*
Wow!
ResponderExcluirQue história!
Eu sou apaixonada por contos de terror... Não conhecia esse livro e também nunca li nada do autor. Pela sua resenha da para imaginar a história o suficiente para despertar meu interesse. Vou tentar achar esse livro, pq essa história está me chamando.
Waaaa, também estou participando desse projeto, mas me pergunte se postei alguma resenha? Li os contos e não me organizei para postar minha opinião. Que vergonha. Ainda não li esse conto, flor, porque estou atrasada, mas adorei sua opinião! O enredo é, uau, bem instigante. Hahaha. Fiquei bastante curiosa para conhecer esses sentimentos mórbidos... Brrrr.
ResponderExcluirBeijos!
www.myqueenside.com.br
Fiquei curiosa em como dá esse terror que tem cara de romance no início tendo apenas 7 páginas, ainda por cima sendo uma leitura boa, nunca li nada do Poe e fico curiosa com essa magia dele que rende bons anos.
ResponderExcluirhttp://deiumjeito.blogspot.com.br/
Oi! Não faz muito meu estilo..
ResponderExcluirSou muito medrosa para ler algo de terror.
bjs
Olá, eu nunca li nada do Poe e esse conto chamou muito minha atenção, primeiro por ser um terror e eu amar o gênero, e segundo porque seus elogios despertaram muito minha curiosidade. Acredito que irei amar logo que pegar para ler!
ResponderExcluirBeijos
http://www.oteoremadaleitura.com/
Como não é um gênero que eu curta, eu nunca tive interesse em ler Poe, mas acho muito bacana como você consegue seguir certinho esse desafio.
ResponderExcluirAdorei o bonequinho dele rsrs.
Bjo
Oie!.
ResponderExcluirEu acho Põe genial nos seus contos embora eu não tenha participado do desafio achei bem legal quem está participando.
Ainda não tinha lido esse conto mas depois de ler sua opinião aqui vou correndo conferir.
Bj
Oi *--*
ResponderExcluirNunca li nada do autor mas tenho visto esse projeto de alguns blogueiros sobre ler as obras e despertou minha curiosidade. Esse em especial fiquei bem curiosa principalmente para esse final que te deixou assim ahahha Espero em breve poder conferir.
Bjos
http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/05/series-04-scream.html
Quero: Seu Poezinho de pelúcia!! Genteee, onde comprou?!!
ResponderExcluirQuero: Seu lindo livro de Poe!! kkk
Eu adoro Poe, adoro os clássicos do terror! Queria ter participado desde o inicio desse desafio!!
Ps: Saindo daqui comprar a edição igual a sua! *___*
Bjus
Blog Fundo Falso
Olá, esse projeto é mesmo incrível. Nunca li nada do autor e tenho muita curiosidade de conferir seu trabalho. Abraços
ResponderExcluiroi
ResponderExcluiracho o projeto incrível, adoro a iniciativa!
nunca li nada do autor, por medo....é sempre tudo tão sombrio....
amei a resenha...
bjs
Li poucos contos do autor e os que li achei ótimos, sombrios e com aquela atmosfera tensa que deixa o leitor chocado e ligado! Beijos
ResponderExcluirOie
ResponderExcluirnunca li nada do autor mas tenho muita curiosidade por sempre ouvir falar dele e por ver pessoas lendo, então quem sabe esse ano ainda eu não de uma chance para pelo menos um conto
Beijos
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Ta ai um desafio que quero superar, ler algum livro de Allan Poe, sempre vejo referencias a ele, e boas indicações. Dica anotada. Bjs
ResponderExcluirOlá!!!
ResponderExcluirAté hoje só li dois contos de Edgar Allan Poe que foi "O Poço e o Pêndulo" e "O Gato Preto", porém sou louca para conhecer seus outros contos pois me surpreendo como esse autor pode deixar a gente com medo só com pequenas histórias.
Adorei saber mais sobre esse conto dele e estou ansiosa para poder ler :)
lereliterario.blogspot.com
Olá! Sua resenha me deixou super curiosa, mas confesso que me deu medo. Não apenas por ser um conto de terror, mas pelos detalhes de ver a mulher sofrendo e, a partir de um momento, ele se tornar sórdido e desejar a morte dela. Vou ver se tomo coragem para apreciar tal leitura.
ResponderExcluirBeijos.
Karla Samira
www.pacoteliterario.blogspot.com.br
Olá! Sua resenha me deixou super curiosa, mas confesso que me deu medo. Não apenas por ser um conto de terror, mas pelos detalhes de ver a mulher sofrendo e, a partir de um momento, ele se tornar sórdido e desejar a morte dela. Vou ver se tomo coragem para apreciar tal leitura.
ResponderExcluirBeijos.
Karla Samira
www.pacoteliterario.blogspot.com.br
Olá Nelmalina, tudo bem?
ResponderExcluirEdgar Alan Poe! Faltam-me palavras para falar sobre ele! Não tinha ouvido falar dele até começar a assistir uma série chamada “The Following”, onde os contos e livros dele são usados como referência para o enredo. Então, resolvi começar a pesquisar sobre, e viciei! Ainda, não tenho nada físico dele, mas já estou a procura!
Abraços,
Ola Nel lindona preciso ler urgente um conto do Alan, ainda não li nada do autor, gostei da premissa desse conto, principalmente com a mudança de atitudes e sentimentos do homem. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Oie!!!
ResponderExcluirNunca tive a chance de ler nada do autor, porém morro de curiosidade kkk, sempre ouvi maravilhas sobre suas obras, por isso penso que talvez desse ano não passe. Penso justamente em começar pelos contos, e quem sabe por essa edição, já namoro ela a séculos!
bjs