01 janeiro, 2020

Bem-vindo 2020 e estamos de volta...

E depois de um longo e tenebroso inverno estamos de volta.

Em meio a ressacas literárias homéricas, trabalho intenso e um pouquinho de procrastinação se passou 1 ano, isso mesmo, 1 longo ano sem passar por aqui. E inacreditavelmente 1 ano sem leituras. Calma, muita calma nessa hora, não foi 1 ano sem nenhum tipo de leitura, li e muito porém materiais relacionados ao meu trabalho, literatura que é bom ficou meio de lado. 

Mas como decisão de Ano Novo (rs), é hora de voltar não só com as leituras, que é um dos meus hobbies preferidos da vida, mas com o blog também. Já não era sem tempo de dar as caras por aqui.

E pra começar em grande estilo, ou não, vou encarar (mais uma vez) um desafio. 

Sigo vários blogs e canais e muitos fazem desafios, e o @blogliteraturese da Mell Ferraz me chamou a atenção por trazer temas um pouco diferentes dos convencionais. Confesso que tive que pesquisar sobre alguns deles, mas no fim consegui achar todos aqui na estante mesmo, o que vai ajudar e muito na fila interminável. 

Então, acho que é hora de conhecer os escolhidos.


01 - Um clássico pouco conhecido - Utopia por Thomas More
02 - Romance policial - Agatha Christie - From My Heart por Tito Prates
03 - Literatura do cárcere - Estação Carandiru por Dráuzio varella
04 - Autoficção - Vermelho Amargo por Bartolomeu Campos de Queirós
05 - Livro censurado - A Revolução dos Bichos por George Orwell
06 - HQ - Maus por Art Spiegelman
07 - Narrativa epistolar - Carrie, a Estranha por Stephen King
08 - Literatura oriental - Bombons Chineses por Mian-Mian
09 - Pacto fáustico - O Grande Sertão Veredas por Graciliano Ramos
10 - Ficção cientifica - 2001 Uma Odisseia no Espaço por Arthur C. Clarke
11 - Poesia - Simplesmente Amor e Outras Poesias por Francisco Machiori da Mota
12 - Geração de 30 - O Quinze por Rachel de Queiroz

Não colocarei datas de início e nem término (31.12.2020 em tese, rs), pois não sou um exemplo com prazos ¯\_(ツ)_/¯.

A cada post sobre o desafio, explicarei as escolhas e falarei um pouco sobre cada tema. 

Que tal você também aceitar um desafio e começar 2020 com a leitura em dia?

20 comentários:

  1. Olá

    Eu gostei bastante do desafio, porque traz estilos diferentes e como a Mell é formada na área de literatura, dar para entender as escolhas temáticas. Já li 90% de suas escolhas.
    George Orwell é um dos melhores escritores de sua época. A Utopia de Thomas é pouco conhecido no meio literário popular, mas na universidade é um dos livros mais lidos, principalmente nas ciências humanas.

    Seja bem vinda de volta e feliz ano novo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É um grande passo, espero que você consiga ler os livros escolhidos e se não conseguir, tudo bem, mas adoraria acompanhar as suas resenhas e ver como foram as leituras para você. Que 2020 seja um ano de coisas boas, realizações, prosperidade.
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem ?
    Eu achei interessante seu desafio e espero que consiga cumprir seu objetivo. Meu ano de 2019 foi meio como o seu, li bastante, mas nao postei nada.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. O Literaturise é um dos canais que eu mais gosto e adorei suas escolhas para o desafio de 2020. Espero poder acompanhar de perto a sua evolução nele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? Nossa que legal, eu certamente não teria todos os livros na estante (nem tempo para falar a verdade), mas espero que tenha leituras maravilhosas!
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  6. Te entendo totalmente, não sei lidar com prazos e não sou exemplo hahaha quero ler Maus esse ano, imagino que vá gostar porque só vejo comentários positivos sobre, sem contar que a metáfora é muito forte, vale a pena.

    ResponderExcluir
  7. Olá...
    Recentemente também dei um tempo do meu blog e já faz uns meses que voltei a todo vapor! Amo blogar e o tempo que fiquei fora senti falta de falar sobre livros no meu cantinho <3
    Adorei o desafio, espero que consiga ler todos os livros e aguardo resenhas <3
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oiii tudo bem???

    Adorei seu desafio, eu ao contrario de tudo e todos, nem meta de leitura eu estou fazendo, pra que tudo de certo, não vou planejar nada hauhauah.
    Os últimos anos todos q falei q ia ler não li, e li outros.
    Vou acompanhar por aqui.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  9. Espero que neste ano você consiga se dedicar mais tempo a leitura que você tanto ama, e ainda concilie com as postagens do blog. Eu ainda não conhecia esse desafio, mais realmente possui vários gêneros literários. A maioria dos títulos citados eu não conheço e já quero conferir sua opinião.

    ResponderExcluir
  10. Oi, super interessantes os livros que escolheu para ler, fico na torcida para que sejam boas leituras e que consiga concluir o desafio. Bem-vinda de volta à blogosfera!

    ResponderExcluir
  11. Ano passado eu também acabei ficando um tempo longe do blog, mas fui tentando voltar ais poucos. Também estou querendo ler mais livros diferentes este ano, estou tentando conhecer novos gêneros, o que acho que vou conseguir até dezembro.

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem? Desafios Literários são sempre bons para nos tirar da zona conforto e nos tentar fazer ler mais. Adorei a sua pilha escolhida, e espero que tenha sucesso esse ano. 2019 também foi um ano muito complicado para mim de leituras, mas espero que seja o contrário em 2020. Adorei e boa sorte!
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem°

    Eu acho válido os desafios literários, pois nos tiram da zona de conforto e servem para que possamos ler aqueles livros que estão parados em nossas casas. Gostei dos livros escolhidos e desejo boas leituras!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bom?
    Seja bem vinda de volta!!
    Quanto ao desafio da Mell, eu não tinha visto ainda e achei muito bacana! Adorei as escolhas que fez e já vou aguardar a resenha de Carrie, A Revolução dos Bichos e Maus! rs
    Boas leituras em 2020!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Que lista perfeita. Dessas obras, já te digo que gostará demais de a revolução dos bichos, é uma baita de uma história. Eu também irei ler Maus esse ano, tanto que já estou com ele na minha estante me aguardando para ser lido.

    ResponderExcluir
  16. Vi sobre esse desafio em um grupo de leitoras que participo. Não li nenhum dos seus escolhidos, alguns não conhecia, vou ficar no aguardo das suas opiniões sobre cada um deles.

    ResponderExcluir
  17. Bem-vinda de volta! Espero que continue por aqui por muito mais tempo! E eu achei esse desafio bem diferente e apesar de não ter lido nenhum dos seus livros escolhidos, espero que sejam ótimas leituras e te proporcione ótimos momentos.

    Beijos,
    Blog PS Amo Leitura

    ResponderExcluir
  18. Oi Nelmaliana, tudo bem?
    Toca aqui que eu também voltei com meu blog, agora site, depois de um longo e tenebroso inverno, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Ando precisando seriamente terminar de ler todos os meus físicos e ficar em dia com as minhas coisas do Kindle, já que lá tenho um bando de clássicos que faz tempo que eu quero ler. Espero que esse ano minhas leituras sejam mais e melhores.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://www.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá Nel!!!
    Que bom que 2020 fez você voltar para esse mundo e espero que a experiência de volta seja boa.
    Gostei de você ter colocado "A Revolução dos Bichos" no seu desafio.
    Boa sorte no desafio.

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Bem vinda de volta! Esse ano eu também comecei a fazer uns desafios para levar algo diferente para o blog e me ajudar a ler mais, espero que consiga seguir sua meta, fico na torcida.

    Beijos
    leitura-terapia.blogspot.com

    ResponderExcluir