03 julho, 2018

Como Tatuagem por Walter Tierno

Como Tatuagem por Walter Tierno
Verus Editora - 307 pgs

Antes de começar a falar sobre a obra, preciso reiterar que não gosto de romances. Aí você pensa: lá vem a maluca falar mal de um gênero que ela nem gosta, tsc, tsc. Calma lá amiguinhos. Apesar de não gostar de romances eu sou aquela leitora que gosta de correr riscos, vira e mexe saio da minha zona de conforto e me arrisco por aí. E crianças, ouçam o recado da titia Nelmaliana: mesmo não gostando de certos gêneros, arrisquem-se nessas leituras, muitas vezes temos gratas surpresas. E essa leitura foi daquelas que me fez terminar a última frase com um sorriso no rosto. 

No primeiro capítulo somos apresentados a Artur, e logo nas primeiras frases é possível perceber que se trata de um filhinho de papai mimado e egocêntrico. Ele leva a vida como um playboy e coleciona encontros fugazes com mulheres das quais nem se lembra o nome. Nesse mesmo capítulo, começamos a acompanhar o seu desespero em aceitar as sequelas que um grave acidente de carro lhe traz e que irá mudar por completo sua vida.

No capítulo seguinte é a hora de conhecermos Lúcia, uma jovem fisioterapeuta que desde cedo lida com o preconceito que as pessoas ainda tem sobre o vitiligo, problema que está estampado em seu rosto, mas que ela consegue esconder com camadas de maquiagem. Tem em sua mãe, a Mamuska como carinhosamente a chama, o seu ponto de apoio e segurança. Até que o destino a surpreende com a perda da sua mãe e de seu emprego. 

Esses acontecimentos fazem com que essas pessoas se encontrem e suas histórias se entrelacem. 

À primeira vista parece um plot comum, e de certa forma é. Mas a maneira como o autor leva a história é que faz toda a diferença.


Artur é um verdadeiro sacana, peguei ranço dele de cara. E a cada página, eu tinha ganas de pular no pescoço dele. Porém, no decorrer das páginas, é possível entender o porquê desse comportamento, o que o faz ser quem é. Lúcia é uma garota que passa por inúmeros problemas desde cedo, e diante disso podia com facilidade ser uma mocinha frágil, dependente, bobona. Mas nada disso. Ela é uma mulher forte, emponderada, mas que mantém uma doçura em si. São personagens reais, verossímeis, e isso me cativou. Por mais de uma vez eu me vi retratada na Lúcia, e confesso que algumas vezes me vi no Artur também. E quando reclamo de romances é disso que falo. Pra mim, independente da história do livro, eu preciso acreditar nela. E essa é daquelas que são totalmente reais, palpáveis. 

A narrativa da história é direta, durante ela vemos um Artur egocêntrico se tornar um homem mais centrado, que percebe seus erros e tenta se tornar alguém melhor. Também acompanhamos a batalha da Lúcia em se livrar dos receios que a impedem de se mostrar como é. E tudo isso regado a um romance que acontece aos poucos, de maneira natural, mas com muita intensidade e alguns momentos hot

O livro é narrado em primeira pessoa com capítulos que se alternam entre a fala do Artur e da Lúcia, o que faz com que o leitor tenha uma visão ampla do que acontece, e possa entender os dois lados da história. Temos vários personagens secundários, e cada um tem seu espaço bem definido. É possível conhecer a personagem e entender o seu papel na trama em poucas linhas. A parte gráfica está impecável, não encontrei nenhum erro de revisão, o que é algo raro. A capa é linda, e é ilustrada pelo próprio autor. 


Porém, nem tudo são flores. Teve algo que me incomodou um pouco durante a leitura. Eu sou meio cri cri com repetições de frases, palavras, expressões... tudo que tiver repetição me incomoda. A Lúcia tem a mania de transformar substantivos em verbos, dar ação a todas as palavras.

... Facilitaria se existisse um verbo para pesadelo... Eu pesadelo, tu pesadelas... 
                                                                                                                          pg 23

No início eu achei massa demais, cheguei a me apropriei de alguns, mas no decorrer da leitura isso se tornou deveras cansativo pra mim, e confesso que depois de um tempo eu não lia a conjugação completa. Mas isso é um xiste de uma leitora chata, não prejudica em nada a leitura.

No mais, a leitura está mais do que recomendada. Walter Tierno é um autor que mais uma vez mostrou que é capaz de escrever diferentes gêneros de maneira a deixar o leitor preso a história do início ao fim. 


Compre: Amazon | Submarino

17 comentários:

  1. Pera ae, só o fato de ter uma personagem que lida com m preconceito que poucos falam já me ganhou. Muito legal abordar o vitiligo ♥ Já gostei ai.
    Assim como você romance não é lá meu forte, mas sempre tem um ou outro livro que nos surpreende!

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha lido uma resenha desse livro, mas fiquei bastante interessada..
    Gosto bastante de romance e vou anotar sua dica.
    Não sei de nenhum livro que fale sobre o vitiligo,meu pai tem e acho bastante importante falar sobre o assunto.. É muito triste existir preconceito.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oie amore,

    Não conhecia o livro até então.
    Delícia se aventurar por leituras que nem pensávamos que iriamos fazer.
    Obrigada pela dica, mas vou passar dessa vez.
    Não curti muito o livro não.

    Beijokas!!!
    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Nelmaliana, sua linda, tudo bem?
    Eu conheço uma pessoa que tem vitiligo, tipo nada a ver ter preconceito. Na verdade, nada de preconceito com nenhum assunto, pessoa ou situação, né gente? É triste quando um acidente tira tudo da pessoa, mas é gratificante ver o quanto a pessoa ganha também ao ter que mudar o seu mundo.Boa dica, vou anotar.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Uma amiga me recomendou este livro mas não tive oportunidade de ler ainda. Também sou meio chata com repetições em acesso, normalmente me incomodam.
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a obra, mas ela parece ter um enredo bem intenso e polêmico. Anotei a dica, estou muito curioso para ler.

    Gustavo
    http://www.leituraenigmatica.com

    ResponderExcluir
  7. Às vezes a premissa pode ser muito boa, mas se o autor não souber conduzir não adianta de nada, realmente. Que bom saber que apesar de essa ser comum, o Walter conseguiu desenvolver bem a história. Esse é um livro que quero ler faz um tempinho já.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oie
    eu li o livro e infelizmente esperava um pouco mais, não gostei muito do moço da história e senti falta de acontecimentos ainda mais marcantes, mas adorei saber sua opinião e ler a resenha, vi poucas sobre o livro

    beijos
    http://www.prismaliterario.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu acabei desistindo desse livro entao... Entendo totalmente as suas criticas, as expressões repetitivas são chatas demais e em alguns momentos me peguei revirando os olhos porque nao aguentava mais haha ainda assim, considero um romance pra passar o tempo só, nada para se aprofundar.

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Acho muito interessante quando uma história tem tudo para ser mais do mesmo, porém o autor desenvolve tão bem que torna a história algo único. Eu tinha uma ideia totalmente diferente desse livro, adorei ler sua resenha e conhecer um pouco mais do enredo, sobretudo porque fiquei curiosa para saber mais.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Nelmaliana!
    Sou uma leitora meio chata também haha Pelo o que você contou na resenha, me pareceu que o romance é bem ok, não traz nada de novo mas consegue prender durante a leitura - mas essa mania de repetir frases e de criar verbos neologisados não me agrada muito... vou anotar a dica para quem sae no futuro dar uma chance :) Beijos!

    ResponderExcluir
  12. O livro me lembrou um pouco Como eu Era antes de Você, algo que é bom e ruim ao mesmo tempo. E o romance me pareceu bem comum mesmo, todavia o fato da mocinha ter um problema que nunca vi ser mencionado em nenhum livro despertou meu interesse. Ajuda ainda mais saber que é uma protagonista forte, apesar da mania com os verbos.rsrs

    Se eu tiver a oportunidade lerei sim!

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu já li o livro, e gostei muito da história. Achei bem emocionante, traz um tema que nos faz refletir.
    Foi um livro que achei bem interessante. Com certeza, a protagonista é bem forte, sabe como lutar pelo que quer.
    Eu gostei desse livro.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Oiiii,

    Acho interesante de mais quando é um gênero que não curtimos muito, mas que ainda assim somos capazes de recomendar. Me diz muito sobre a qualidade da obra, é daquele tipo que possivelmente agradará a qualquer pessoa rs. Gostei muito da dica e fiquei curiosa para saber dessa mania dela de transformar substantivo em verbo rs e espero poder conferir em breve.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  15. Olá.. confesso que não conhecia o livro e a sua resenha me foi uma excelente apresentação até pelo fato de você não gostar do gênero e mesmo assim o recomendar dessa forma. Mas Infelizmente, apesar da sua excelente recomendação, nao acredito que o livro seja o meu estilo de leitura, por isso, deixarei a dica passar por hoje.

    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Li este livro na época do lançamento e adorei e nem prestei muito a atenção nessa repetição de palavras, mas se fosse uma leitura mais inferior, talvez este incomodo me saltasse aos olhos.
    Adorei a resenha
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Não conhecia o livro, mas sou um leitor chato como você e acho que essa repetição da personagem, acho que ficaria com muita raiva .fora isto a história me parece ser bem marcante, e a forma como os problemas são tratado no enredo, me chama atenção.

    ResponderExcluir