28 julho, 2016

As Crônicas de Fedors - livro 2 da Série Os Livros de Esteros

As Crônicas de Fedors - livro 2 da Série Os Livros de Esteros
por Aldemir Alves
Selo Jovem - 370 pgs

Como é segundo livro de uma série, pode conter spoilers. No link você encontra Minha Opinião sobre o primeiro livro.

O livro começa exatamente após a destruição da família Destrus. Apesar de todos acharem que nenhum deles sobreviveu, Andor o filho mais novo, foi salvo por Morteros um semideus que o ajudará na busca pela liberdade de Esteros.

Será que Andor está preparado pra enfrentar e exterminar o orcs que assolam o seu mundo?


Nesse livro o foco é Andor, que no final da primeira obra parecia estar à beira da morte após um ataque de seu irmão Vamcast. Porém ele foi salvo, e tem um propósito muito maior, o de libertar toda uma nação das garras dos orcs. No decorrer da narrativa nós acompanhamos todos os momentos desse jovem, desde o seu resgate por Morteros até sua total recuperação, passando por momentos de dúvidas e anseios.

Conhecemos novos e importantes personagens, como: Miguel, um anjo que acabou se apaixonando por uma mortal; Zoram uma de suas filhas e que tem um papel importante na narrativa; Morteros o salvador de Andor, além de aparições de personagens já conhecidos como a Angel e Vamcast.


Intercalando alguns capítulos, temos mais uma vez Fedors e Salazar, mantendo o mistério de que mrealmente é o undead. E confesso que essa é uma das partes que mais gosto do livro.

O início do livro é um pouco mais arrastado do que o primeiro, porém com o decorrer das páginas a história engrena e é quase impossível parar de ler. Mais uma vez temos cenas perfeitas de batalhas, que em muitos momentos pede estômago forte do leitor.


A narrativa continua em terceira pessoa, o que particularmente eu adoro, pois acredito que posso ter uma visão mais ampla da história dessa forma. Aqui encontramos mais uma vez as ilustrações entre os capítulos, e posso garantir que estão melhores ainda.

Já quanto a diagramação, existem inúmeros problemas. Pra começar, esse livro é menor que o primeiro. São 2 cm na largura de 1,5 cm na altura, como são uma série, acreditei que seguiriam o mesmo padrão, inclusive o material da capa é diferente, nesse volume é brilhante e no anterior fosco. Aí vem um problema bem mais sério, a revisão. Eu sei  que é talvez a parte mais cara de um livro, mas aqui nós temos 2 revisores, e existe uma quantidade tão grande de erros, que em certos momentos eu fiquei meio cansada da leitura. Esses erros vão de falta de pontuação, excesso de acentos a falta de artigos definidos. Pra uma pessoa não tão chata a leitura caminha sem problemas, mas me incomodou. Porém, nem tudo são trevas, as páginas estão mais fininhas, o que foi bom, porque na obra anterior elas eram muito grossas. O tamanho de fonte e margem são bem bacanas também.


Em resumo, a história continua me deixando interessada e já quero o livro 3. Recomendo sem sombras de dúvidas pra qualquer leitor, mas principalmente pros que gostam de fantasia medieval, esses vão se deliciar.

Compre na Amazon 

17 comentários:

  1. Olá
    eu não conhecia nem o primeiro livro e nem esse, mas ja fiquei curiosa sobre seu desenvolvimento. Parece ser o tipo de livro que me agrada bastante e espero poder ter a oportunidade de ler também.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. olá!
    Ainda não conhecia esse livro e fiquei bem perdida com a história, por ser o segundo. As fotos que você apresentou me deixaram meio apreensiva sobre o que esperar da obra e não me senti conquistada.
    É uma pena que o livro não tenha seguido o padrão do antecessor e os erros de revisão, eu acho que também me importaria.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  3. Oi, como vai? Eu não conhecia esse livro, e se eu o reconhecesse nas lojas eu não seria atraído pela capa e título (itens que me chamam a atenção antes de ler a sinopse). Na sua bela resenha percebo que se trata de um bom livro, mas acredito que ele não funcionaria para mim. Hoje vou deixar passar a dica! Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Esse livro é de que gênero?
    Eu achei os detalhes muito bonitos, é uma pena que tenha tantos erros de português. Isso sempre me desanima, quando encontro muitos erros em um livro.
    É a primeira vez que vejo alguém fala sobre a obra, nunca tinha ouvido falar sobre a série.
    Enfim, fiquei um pouco confusa, mas percebi que não é o tipo de estória que me chama a atenção.
    Historiar

    ResponderExcluir
  5. Olá! Tudo bem por aí?

    Eu nunca tinha ouvido falar dessa série, mas eu adorei a edição. Muito linda mesmo! Eu amo livros com mapas e ilustrações. Adorei o seu blog, parabéns!

    Beijão!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  6. Oie, tudo bem? Nossa, primeiro quero dizer que ne apaixonei pela diagramação sombria do livro e com toda certeza da um toque especial para ele. Eu ainda não tinha visto a resenha dk primeiro livro e fui conferir. Fiquei bem intrigada com o enredo e pretendo ler em breve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi.
    Nossa, o que acontece que há tantos erros assim? Gente, revisadores existem pra isso, meu deus. A história realmente é interessante, fui ler a sinopse do outro livro e achei curiosa e tudo mais. Adoro livros assim e o gênero me agrada bastante. Com certeza uma dica anotada. :)

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Ooi,
    Gosto muito do gênero e achei a edição linda! Pena que tem tantos erros de revisão, isso acaba me irritando durante a leitura. Vou procurar mais sobre o primeiro livro.
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não conhecia essa série ainda, mas achei muito legal sua opinião e achei a capa linda, adoro livros com mapas. Mas que pena que a revisão deixou passar detalhes tão importantes assim, não é? Erros em excesso deixam a leitura bem cansativa e chata, espero que melhorem isso em uma nova edição.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Eu amo histórias fantásticas, quando são medievais então já tem um espaço na minha estante.
    Mesmo não tendo lido o primeiro livro tive certeza que o segundo é tão incrível quanto, e que a cada livro fica melhor.
    Uma pena que a revisão esteja bem ruim, porque as ilustrações dele são lindas

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Gente, eu não sabia que a continuação de "Esteros" tinha saído *-* Eu gostei bastante do primeiro livro, foi quando decidi me aventurar por gêneros que não curtia muito, e acabei gostando... Só não sei onde meu livro foi parar o.O acho que devo ter emprestado para alguém e não me devolveram :/ É uma pena que a editora tenha pecado na diagramação e no livro em si, eu tenho alguns livros aqui em casa que são menores ou maiores do que os outros das séries :/
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Eu não conhecia a obra, mas fiquei bastante interessada. Este gênero me atrai bastante, e mesmo sem entender a resenha completamente, pois não li o livro anterior. já pude perceber que esta história me conquistaria. Já anotei a dica, e espero poder ter a oportunidade de fazer a leitura em breve.

    Beijos,
    Dai | Blog Virando a Página

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o livro, mas uau, fiquei super curiosa com essa trama.
    Eu também adoro livros contados em terceira pessoa, e mesmo que o início tenha sido um pouco arrastado, pelo que você disse o resto do livro super compensa!
    Adorei sua resenha e já quero ler!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  14. poxa, esses defeitinhos na obra tiram todo o encanto... eu fico bastante incomodada com uma leitura que não tenha uma revisão legal... =T
    bem, já tinha ouvido falar da história mas não tive interesse em ler... a premissa dele não me atraiu, sabe? gosto de livros em terceira pessoa, principalmente do gênero fantástico, pois consigo compreender melhor os detalhes...
    bjs...

    ResponderExcluir
  15. Não sabia desses livros, mas o fato da autora narrar com maestria algumas cenas já me tira o folego, e ela parece ter inserido muito bem os personagens secundários, lerei com altas expectativas, mesmo com a leitura arrastada no começa

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Não costumo ler muito fantasia medieval, na verdade deixei um pouco o gênero fantasia de lado por isso não fiquei muito curiosa com a trama do livro. No momento é uma leitura que não escolheria, mas talvez eu venha a me interessar quando voltar a ler o gênero. :)

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir