07 fevereiro, 2016

Lendo com Chulis #4 - Os Molambolengos de Evangeline Lilly

Os Molambolengos (Os Squickerwonkers)
por Evangeline Lilly (Bruna Beber)
Aleph - 48 pgs

Selma é uma garotinha extremamente mimada. Certo dia, se perde em um parque de diversões e encontra uma carroça. Nela a menina vai conhecer os seus moradores, os Molambolengos, e com eles irá aprender quem nem sempre tudo acontece do jeito que ela quer.

O que a gente faz com sobrinho em casa? Põe pra ler, é claro. E o post hoje é especial, tem a opinião dele e a minha também sobre um livro fantástico. Então, pra começar vamos ao vídeo.



Vira e mexe eu leio um livro infantil. São leituras rápidas, geralmente divertidas e não me canso de lê-las. Mas esse livro me chamou a atenção, a princípio, por outro motivo: a escritora é a atriz Evangeline Lilly.
Não sou do tipo fã maluca, mas gostei muito da atuação dela em Lost, série que acompanhei até o "trágico final". E apesar de algumas restrições, também gostei dela como Tauriel em O Hobbit. No final de 2015, fiquei sabendo que ela iria estar na CCXP, não como atriz, mas para lançar um livro infantil. Pronto, decidi que queria ler o livro e conhecê-la. 

Foi uma correria fora do normal pra chegar cedo lá, mais 4 horas de fila, mais fome, mais calor infernal, mas no final consegui o autógrafo. E valeu cada segundo, além de linda ela foi extremamente atenciosa com todos. 


E o que fazer em 4 horas de fila? Ler, é claro. Aproveitei o "tempinho" pra conhecer a história. E que boa surpresa. Como todo livro infantil, aqui também nós temos uma história que nos traz algumas lições. Mas a maneria como essa foi narrada é algo bem especial. O texto lembra muito a estrutura de poesia, onde encontramos uma composição de versos e rimas. 

"De repente, um barulho do alto!
A girar, nove vultos, assombrados!
Seus corpos dependurados
Como se fossem nós, entrelaçados,
Como se os nove, juntos, estivessem enforcados!
                                                                      (página 12)

Outra coisa que me chamou muito a atenção foram as ilustrações de Johnny Fraser-Allen. Em livros infantis, normalmente elas são "fofinhas", e apenas o personagem mau é retrato de forma mais sombria. Mas não é o que encontramos aqui. O livro todo tem uma aura sombria, quase assustadora. E eu adorei, achei fantástica essa abordagem. O livro consegue passar a mensagem a qual ele se propõe, mas de uma maneira única. É impossível não se envolver com a leitura, e no final ficar com aquele gostinho de quero mais.


Livro mais que recomendado pra crianças de todas as idades. Além de uma história deliciosa, a parte gráfica é quase uma obra de arte.


16 comentários:

  1. Nossa que maratona hein kkkk Que bom que deu tudo certo.
    Eu também curto ler livros infantis de vez em quando, serve muito bem ao
    propósito de desestressar, amo essa atriz, mas não fazia ideia desse lado escritor dela,
    o livro parece ser lindo, adoraria poder lê-lo algum dia.

    Beijos
    Delmara Silva
    Sou bibliófila

    ResponderExcluir
  2. Adoro livros infantis e esse me parece maravilhoso. Com certeza um livro que vou ler! Parabéns pela linda resenha! Beijos!
    http://www.lostgirlygirl.com

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem?
    Eu não sou muito de ler livros infantis, mas como tenho primas pequenas sempre estou de olhos nos livros do gênero, e adorei a premissa e as figuras desse livro, com certeza vou tentar adquiri-lo.

    ResponderExcluir
  4. Ai que coisa mais fofa!!!! Video cute cute cute!!! Assisti o video e depois chamei meu filho pra assistir comigo de novo e ele já quer o livro!!! a arte gráfica tá linda heim?? amamos!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Se só a resenha não tivesse me dado vontade de ler, com certeza você ter falado que foi a Evangeline Lilly que escreveu eu teria comprado. Amo ela em Lost e não sabia que ela era escritora também.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  6. Menina quatro horas de fila! Isso que é persistência. Mas que bom que deu tudo certo e que conseguiu um livro tão especial e autografado por Angeline.
    Eu tenho dois filhos de quatro e cinco anos e sempre estou lendo para eles. Então sua dica é super válida. Vou anotar aqui e ver se encontro o livro para comprar.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  7. Morrendo de inveja de você ter conhecido a Evangeline Lilly! *-* Foi por ela ser a autora que o livro me chamou atenção também. Fico feliz por saber que você o achou especial, porque com certeza vou querer ler, apesar de ter ficado um pouco assustada por descobrir como as ilustrações são realmente sombrias! rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não tenho o costume de ler livros infantis, mas com certeza eles nos proporcionam uma ótima leitura. São livros curtos, rápidos e que despertam nossa imaginação. Os últimos que li foram ''E O Dente Ainda Doía'' e ''O Mundo Inteiro'', que recebi do Itaú em 2014, se não me engano.
    Parabéns pela sua persistência e força de vontade. Que bom que deu tudo certo, no final.
    Abraços!
    https://blogladoescuro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Não imaginava que a autora fosse a Tauriel de O Hobbit! kkk Que mundo pequeno. Realmente não sabia que era ela, então fiquei surpresa agora. E caramba, você conheceu ela! Realmente, 4 horas de fila não é pouco hein. ADOREI conhecer mais sobre o livro, ilustração etc. Além de, claro, saber sua opinião sobre a obra junto ao seu sobrinho lindo.
    Ótimo post!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Li esse livro em menos de meia hora, e me encantei com as ilustrações e pela história mais sombria. Acho uma leitura válida para as crianças, pois não é tão assustadora, mas também nem tão bobinha.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Também encontrei a Evangeline na CCXP e ela foi mega fofa! Estava de cosplay então ela pediu para ver, fez perguntas, elogiou, abraçou... Uma linda! Gostei bastante do livro, principalmente das ilustrações. São fofas mas ao mesmo tempo não tão fofas hehe
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas - SORTEIOS NO BLOG! PARTICIPE :)

    ResponderExcluir
  12. Perco oportunidade de conhecer gente famosa mas não fico 4 horas em fila (prazer, alguém que realmente não suporta calor). Adorei a opinião do seu sobrinho e que edição mais luxuosa, sou doida por traços de desenho e tô babando nesses!

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu também curto ler livros infantis, até por que como professora de Educação Infantil, ler o genero faz parte da minha rotina diária. Adorei saber que uma atriz é a escritora do livro.
    O livro parece ser lindo, adoraria que na escola que trabalho o tivesse, vou levar como dica.

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei muito interessante. Vou mostrar ele para minha priminha, que está nessa fase de ler.
    A história parece ser bem bacana para crianças e acho que ela gostará.
    Adorei sua resenha e, confesso, que mesmo indicando para minha priminha, quero ler rs.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Estou vendo muitos comentários de booktubers sobre essa obra, confesso que não conhecia a autora, e até agora não tinha me interessado o suficiente para saber que o livro é infantil. Eu gosto de livros infantis, como você mesma disse eles são super fáceis de se ler, além de ser uma leitura rápida, mas que sempre acrescenta e ensina algo. No momento, não seria uma leitura que eu faria, pois gosto de ler livros infantis quando estou de ressaca literária, porém anotarei a dica para ler futuramente.
    P.s: traga mais seu sobrinho hahaha, achei uma gracinha ele falando sobre o que achou.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá

    Também gosto do trabalho da atriz,eu vi na época que ela veria pro Brasil pra lançar o livro,mas moro muito longe,sou mais uma que gosta de ler livros infantis de vez em quando e tanto a premissa,quanto a diagramação são bem legais, quem sabe não leio mais a frente.

    Bjss

    ResponderExcluir