19 janeiro, 2016

Dia do Poe

Imagem - Reprodução/Edgar Allan Poe - Evermore

Acho que já é sabido de todos, que eu amo Edgar Allan Poe. Sem nenhuma sombra de dúvida, é o meu escritor estrangeiro preferido da vida. O conheci ainda muito jovem, por volta dos 9/10 anos de idade, e de lá pra cá o amor e admiração só aumentou. Já li sua obra completa mais de uma vez, e a impressão que tenho é a de cada vez que a releio são obras diferentes, sempre encontro algo novo e isso é fascinante. 

Hoje, dia 19 de Janeiro de 2016, é o aniversário de seu nascimento. E pra comemorar, nada melhor do que ler Poe. Mas antes, vou mostrar o que tenho dele, e relembrar todas as vezes que já falei sobre o meu querido no Profissão:Leitora.

Imagem - Reprodução/David G. Forés

Antes de mais nada é bom lembrar que a obra do escritor já está em domínio público, então não há desculpa pra não ler. Em uma pesquisa rápida, é possível encontrar tudo sobre ele. Sem esquecer das nossas queridas bibliotecas espalhadas pelo país. Com certeza, pelo menos uma das obras dele você vai encontrar.



Essa é a minha pequena coleção de livros dele. Confesso, que já foi bem maior. Porém, decidi me desfazer de alguns. Só fiquei realmente com as edições mais bacanas. 

Começando de baixo pra cima, temos uma edição fantástica com a obra completa dele da Barnes & Noble, o The Complete Tales and Poems of Edgar Allan Poe. Essa edição é encontrada apenas em inglês, mas mesmo para aqueles que não são muito íntimos da língua, vale a aquisição pois é uma obra-prima. Eu fiz um unboxing dele assim que  o recebi.


Outra obra linda é o Contos de Imaginação e Mistério da Editora Tordesilhas. É um livro de capa dura com jacket, prefácio de Charles Baudelaire e ilustrações fantásticas de Harry Clarke. 


Depois temos O Corvo - Um Livro Colaborativo. Falei sobre ele e O Corvo - Edição Trilíngue, ambos da Editora Empíreo, em um post aqui mesmo no blog. Estou lendo-o no momento, e posso garantir que é bom demais.

O Corvo - Um Livro Colaborativo e O Corvo - Edição Trilíngue

O próximo eu recomendo fortemente pra quem quer conhecer o escritor. É o Edgar Allan Poe - O Mestre do Terror, escrito pela Jeanette Rozsas. O livro é uma biografia romanceada de Poe. Apesar de já conhecer a obra e a vida dele na época que li o livro, adorei a experiência. Pois, devido a ser uma edição romanceada, a obra tem um ar leve, mesmo carregando toda uma aura pesada da vida "meio pregressa" do senhor Poe. Além de ser uma edição linda e repleta de fotos e informações históricas da época.

Edgar Allan Poe - O Mago do Terror

Aí, nós temos um livro que eu comprei pela capa, mas tem um história "fascinante" nessa compra. Certo dia, dou de cara com esse livro na vitrine de uma livraria. Entrei e fui procurá-lo, como não o encontrava, pedi ajuda a uma funcionária. Qual não foi minha surpresa, quando ela do lado de fora da loja, deu um grito, sim um grito, pra outra funcionária perguntando sobre o livro com o "cara bigodudo" na capa. WHAT???? Como assim, cara bigodudo? Era o Poe. Quase tive uma síncope, mas fiz de conta que não ouvi nada, peguei o livro, acarinhei o pobre "cara bigogudo" da capa, e fui levá-lo pra repousar em um lugar mais digno (minha estante, rs).

Pra finalizar, mas não menos importante, nós temos uma miniatura linda por demais da Editora Los Libros Mas Pequeños Del Mundo. Eu adquiri essa edição na Bienal do Livro de São Paulo, em 2014. É um livro bem miúdo, são menos de 7cm de altura, mas as letras são de um tamanho bacana, é possível ler sem maiores problemas. Essa edição já foi folheada inúmeras vezes, mas nunca a li. Comprei pra decoração mesmo.


Agora vem o meu xodó, meu boneco do Poe. Eu diria que esse foi um dos melhores presentes que ganhei na vida. Amo enlouquecidamente. Na época que ganhei, o meu namorado comprou no mercado livre, mas pesquisei e não o encontrei mais. Porém, é possível achar ele e mais um monte de outros bonecos de outros escritores famosos na loja original. No site o preço é de $18,95, mas caso queira comprar, lembre-se de que é um brinquedo, e a taxa de importação é de 60% do valor do produto, e o dólar infelizmente continua muito alto.

Edgar Allan Poe - Little Thinker

E pra ficar melhor ainda, o blog vai sortear alguns brindes. Basta seguir as regras e boa sorte!

Kits do sorteio
Regras

  • Ter endereço de entrega no Brasil;
  • Curtir a página Profissão: Leitora
  • Acessar o link e clicar em quero participar;
  • Serão 3 ganhadores, sendo que será seguida a ordem de sorteio: 1º nome - kit 1, 2º nome - kit 2, 3º nome - kit 3;
  • Caso as regras não sejam cumpridas será realizado um novo sorteio;
  • Os ganhadores terá até 48 hrs após o sorteio pra responder a mensagem que será enviada;
  • O blog terá até 30 dias após o sorteio pra enviar o prêmio aos ganhadores;
  • O blog não se responsabiliza por nenhum tipo de extravio do item após o envio.
Bom pessoal, acho que é isso. Comemorem também esse dia lendo, relendo, mas não deixem de conhecer esse autor fantástico.

33 comentários:

  1. OK, primeiro: Obrigada por me fazer sentir normal! Só tenho uma amiga, parceira, cúmplice que "tolera" Poe. Os outros não conseguem entender como posso gostar tanto dele. Sou tão fã que até os filmes péssimos baseados na obra dele eu assisti!
    A vida dele é um filme, falando nisso tem um filme que conta a vida dele. Não lembro o nome, mas sei que tenho em algum lugar!

    http://conchegodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não por isso menina. Eu sofro do mesmo mal que você. Eu sempre falo, que nasci amando Poe. Quanto ao filme, eu acho que é dO Corvo com John Cusack que você tá falando.
      ;D

      Excluir
  2. Olá, eu queria muito te falar isso, eu não conhecia o autor e passei a conhecer no seu blog :)
    Não me lembro bem, mas há algum tempo eu vi aqui uma postagem sobre ele e fui ficando interessada. Não chego a ser fã como você, mas até que gostei um pouco.

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Tudo bom?
    Não conhecia o autor, nunca li nada dele e você fala tão apaixonadamente dele que é impossível não querer conhecer um pouco das suas obras.
    Vou tentar participar do sorteio.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Quanta preciosidade!
    Achei linda sua coleção e confesso que nunca li nada do autor, mas graças a sua paixão despertou minha curiosidade,
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Olha eu sinceramente não conhecia o autor não.
    E para minha vergonha nunca ouvi falar dele acredita?
    Mas eu achei legal a sua postagem e conhecer um pouco mais sobre ele.
    E também ainda bem que tu mostrou suas obras, porque vou dar uma procurada para dar uma espiada. Quem sabe eu venha a ler alguma coisa para poder conhecer sua escrita. Não sei se é meu gênero de leitura, mas não custa nada né? Gostei muito mesmo de tudo que tu colocou e ficou bem caprichada tudo que tu fez ai =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/felicidade-define-renovamos-com-editora.html

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Eu já conhecia o autor mas não li nenhuma de suas obras tão amadas por você. Na verdade eu conheci ele por causa do projeto que a editora Empirio (acho que é assim que se escreve) ia lançar a edição bafonica do livro o Corvo. O que eu achei mais legal nas fotos foi o seu bonequinho. Ele é super fofo. Kkkk e com certeza eu estou dentro do sorteio e espero ler o prêmio kkk
    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Que bela homenagem ao autor, flor! O seu post é daqueles que pretendo adicionar às minhas páginas favoritas para consulta futura. Pretendo ler as obras de Edgar Allan Poe e você me pareceu uma ótima pessoa para me assegurar de estar adquirindo boas edições de suas publicações. Gostei muito da edição em inglês que você comprou. O que mais me interessou foi o fato de trazer as obras completas do autor... Diferente de você, ainda não li nada dele, mas pretendo, viu?

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ola Lindona esse boneco é um charme, eu tenho um livro dele em casa, O Corvo é um livro que pretendo ler em breve, esse ano estarei diminuindo minhas parcerias para colocar minha leitura em dia, e esse com certeza vou ler. Adorei sua coleção. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Já vi o nome do autor em algum lugar, deve ter sido na biblioteca do meu ex colégio.
    Não tenho interesse ler suas obras, pois não fazem meu estilo. Tenho medo de ler livro do gênero e depois não consegui dormir kkkk


    Karine || Ainda Me Livro

    ResponderExcluir
  10. Conheci o Poe a pouco tempo, uns 3 ou 4 anos, quando ganhei um livro e nele tinha um de seus contos. A partir daí, me interessei muito e comecei a procurar mais coisas. Foi um genio, isso não tenho duvida!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oiee ^^
    Uau, parece que você gosta mesmo do Poe, hein?! Tenho curiosidade de ler as obras dele (ainda não li nenhuma, vergonha, eu sei *-*) desde que vi a série "The Following" ♥ não curto muito o gênero que ele escrevia, mas, ainda assim, quero conhecer, pois ele parece ser incrível! Adorei os seus livros, bonecos e a sua coleção do Poe ♥♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Estou lendo mais do Poe agora, naquele desafio dos 12 meses de Poe.
    Confesso que fiquei apaixonada nessa sua edição linda em ingles, e como você disse mesmo quem não sabe ingles vale a pena só por ser linda na estante.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  13. Nelmalina! Achei que tinha sido a única a lembrar do aniversario do Allan Poe, fico muito feliz de você ter se lembro tb. Pra comemorar o niveer dele entrei num Desafio Literario muito legal com 12 obras do poe, muito boas.
    Eu o conheci ano passado na faculdade e, de cara, me apaixonei pela escrita, pela temática... atualmente estou lendo os contos de horror e mistério, todos incríveis.
    Bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/
    PS: estou participando do sorteio!! <3

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Confesso que nunca li nada dele. Achei muito lindo esse seu carinho pelo autor e por ter lembrado do aniversário dele.
    Engraçado que alguns alunos meus já leram obras do autor, mas eu mesma nunca me interessei.
    As edições que você tem são belíssimas! Tão lindas que da até vontade de comprar para ler.
    beijos
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Vou ser muito sincera aqui, conheço as obras de Poe mais por filmes, resenhas e pessoas que me contaram a respeito do que por leituras delas propriamente ditas. Uma graça a parte da coleção que você manteve e a ilustração de algumas obras é realmente um diferencial.

    Ri com aquele bonequinho. Não conhecia. Ele me deu um pouquinho de medo... Não tanto quanto a boneca que minha mãe me deu e tem o tamanho de uma criança de 3 anos (sério, acordar e dar de cara com ela é assustador, mas é "herança de família"), mas deu medinho.rs.
    Conchego das Letras | Vamos conversar mais sobre livros?

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    Sempre quis ler algo do autor, mas o estilo de escrita dele não é algo com o qual estou acostumada. Esse livro O Corvo tem alguma ligação com o filme, tipo uma adaptação?
    Nunca li nada do autor, por onde qual livro você me recomendaria começar?

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Cara bigodudo é ótimo, mas eu não tenho o costume de memorizar autores, neste caso este é muito clássico, ela deveria saber. Eu nem fazia ideia que O Corvo era dele, para você ter uma ideia, mas vi o video que você fez com o seu sobrinho e percebi que você gosta mesmo de POe.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  18. Eu conheço o autor apenas pelas imagens não sabia que seu nome era Edgar Allan Poe, julgue-me kkkkk Tenho vontade de ler O corvo, acho que esse é o unico livro que realmente tenho curiosidade de ler, até porque eu não conhecia os outros rsrsrrs.
    Meninaaaa, deu para perceber o quanto você é fã do Poe heim. Amei o boneco, e sua coleção é lindaaaaa... E Parabéns por sua coragem de desfazer de alguns livros da sua coleção.

    ResponderExcluir
  19. Oie!

    Sou muita fã de terror e suspense quando o assunto é livro, porém ainda não conheço nada do Poe, nunca li nenhum de seus livros e não me recordo de muitas resenhas de suas obras...
    Adorei sua coleção, principalmente esse livro em inglês com esse nome enorme kkkk
    Espero ter tempo para ler alguns de seus contos ainda esse ano :)

    ResponderExcluir
  20. Meu Deus!!! Eu acho que sou a unicaaa pessoa da fase da terra que não conhecia esse escritor. Que vergonha!! rsrs...Gostei demais do post que você fez, gostei demais de poder conhecer a escrita e o trabalho do autor. Vou buscar pelos seus livros.
    Bjss

    livrosemarshmallows.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia o autor nem que ele escrevia livros de terror, vou ver se leio algo dele pra ver se gosto da escrita.

    ResponderExcluir
  22. Oi Nelma,
    Sou apaixonada por Poe, mas não tanto quanto você. Adorei a sua coleção e principalmente o bonequinho, tão lindo *__*
    Vou receber "Vou Lhe Mostrar o Medo" pra resenhar pela Geração Editorial
    Adorei a premissa e tô cheia de expectativas pela leitura.
    Adorei tua promo, já fui lá participar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá,

    Se eu disser que não sabia nada sobre Poe, você me mata? Eu já havia ouvido falar muito nele, mas nunca vi falando tão aprofundado como você contando sobre o que ele escrevia e mostrando algumas de suas obras. Achei linda a edição da Barnes and Nobles sou apaixonada por essa coleção de livros deles, eu tenho The Swiss Family Robinson que eu ainda não li kkkk
    Parabéns pela linda coleção e achei o bonequinho bem fofo.

    Beijos.

    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
  24. Poe tbmé um dos meus preferidos, adorei esse bonequinho *--*
    Eu tenho uma tattoo dele <3 amor demais heheeh
    já participando da promo...
    bjs

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    Eu conheço o Poe por alguns contos que li na universidade e me encantei por ele. Porém, nunca li mais que isso. Mas sou louca pelo livro The Complete Tales and Poems of Edgar Allan Poe. Acho a edição incrível e sou bem curiosa para lê-lo.
    Um beijo,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  26. Poe está entre os meus autores preferidos já há algum tempo. Comecei a gostar ainda na pré-adolescência, quando li O Gato Preto. Fiquei encantada, e desde de então, leio tudo o que posso dele. Olha, sério, eu amei o boneco. Que loja é essa, hein? Adorei os seus livros, parecem ser ótimas edições.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem? Eu já ouvi falarem super bem dele... e de tanto que eu ouvi eu comecei a amar ele também kkkk eu tenho apenas uma coletânia de contos dele, que vou ler ainda esse ano se tudo der certo... Parabéns ao nosso Popoe kkkk tentei minimizar o nome dele que nem fazemos com bebê e cachorrinhos kkkk acho que não deu certo. Obrigada por avisar eu nem sabia disso infelizmente. Eu não vou participar do sorteio, porque eu sei que não ganharei, mas mesmo assim amei o post kkkk Beijos
    Sthe - Blog
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oii, tudo bem?

    Adorei o post! É ótimo poder compartilhar a nossa coleção de algum autor preferido, não é mesmo!? Há um tempo atrás eu mostrei minha coleção de Harry Potter no meu blog e foi bem legal. A sua coleção é linda, confesso que nunca li nada do autor, mas vou participar do desafio #12mesesdePoe e espero que seja uma boa experiência. Fiquei curiosa com a biografia romanceada da Jeanette Rozsas, para conhecer mais sobre ele, sem aquele tom monótono que as vezes as biografias tem.

    Os livros são todos muito bonitos, principalmente o primeiro da Barnes & Noble, o livro "Os Contos da Imaginação e Mistério" também está muito bonito. Haha... ri com a mulher da livraria gritando sobre o livro com um cara bigodudo na capa, rsrs, mas que bom que ele foi parar na sua estante.

    Ahh... sou louca pelo os menores livros do mundo. Eu comprei o que eu tenho, do Pequeno Príncipe, na Bienal de 2013 no Rio, e é a coisa mais linda do mundo. Esse do Poe também está bem lindinho, e o ótimo é que dá para ler facilmente, mesmo o livro sendo tão piquititito. O boneco também é bem legal.

    Estou participando do sorteio e torcendo para ganhar!! Rsrs.. adorei o post.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  29. Que super homenagem em forma de post. Adorei!!!!
    Não sou muito fã do estilo do autor, mas adoro sua empolgação ao falar dele. E esse bonevo é tão fofo *.* fiquei morrendo de vontade de ter um, e até que não é caro - o problema e o dolar estar tão alto e a palhaçada que é essa taxa de 60%...
    Beijinhos,
    Lica
    http://www.amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  30. Ainda não tive oportunidade de ler nada do autor e confesso que sei muito pouco sobre ele, das obras que você citou reconheci apenas O Corvo e com certeza acredito que seria um tipo de leitura que seria do meu agrado. Gostei muito do seu post e de conhecer algo mais sobre a vida e obra do autor.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  31. Olá

    Sua coleção é muito bacana,nunca li nada do autor,mas sempre vejo as pessoas falando bem,adorei a ideia do sorteio.

    Bjss

    ResponderExcluir
  32. Bem eu nunca li nada do autor, mas agora sei que é um domínio publico irei pesquisar por aqui. Adorei o trabalho que fizeram nesse livro (divo, para falar bem a verdade), gostei do post, parabéns.

    ResponderExcluir