06 janeiro, 2016

A Realidade de Madhu da Melissa Tobias

A Realidade de Madhu por Melissa Tobias
Novo Século - selo Talentos da Literatura Brasileira - 279 pgs

Madhu mora numa chácara com a família, cursa Arquitetura em uma renomada universidade, parece ser uma garota normal como qualquer outra. Mas, as aparências enganam. E quando ela é abduzida e levada à nave Shandi33, que na realidade não é apenas uma nave e sim um outro mundo, ela começa a descobrir quem realmente é.

Híbridos, androides, são apenas alguns dos seres que ela conhecerá nesse local, e com os quais terá que conviver. Com o passar do tempo, ela irá descobrir que toda a existência do planeta Terra depende dela. E pra isso será necessário aprendizado e muita coragem pra tomar as decisões certas.

O livro é classificado como ficção científica, porém ele abrange outros gêneros, como a fantasia e o romance. São discutidos diversos temas durante a narrativa, e um dos que mais me chamou a atenção foi o religioso. Por diversos momentos podemos encontrar signos de várias religiões no decorrer da história.  Confesso que no início da leitura, fiquei um pouco confusa. Estava esperando uma ficção científica nua e crua, aí me deparei com uma quantidade enorme de informações, de temas variados. Porém, foi só no início. Após, algumas páginas a leitura flui e eu consegui me ambientar sem maiores problemas.

E esse é um dos pontos positivos do livro, ele traz uma gama muito grande de informações, porém a escritora consegue costurá-las muito bem e não ficam pontas soltas. Outra coisa que me agradou bastante no livro foi a parte do romance. Ele existe, porém é muito bem trabalhado e se torna parte da história, e em nenhum momento ele toma a frente da narrativa. Apesar de Madhu sofrer com alguns clichês literários, ela cresce durante a história e se torna uma personagem forte e cativante. Mas um livro não é feito apenas de uma personagem, né? Aqui nós temos várias outras secundárias, mas que também tem um papel importante na no desenrolar da história e evoluem com ela. Nenhuma delas me desagradou, pelo contrário, gostei de cada uma delas. E foi muito interessante acompanhar, não só a trajetória da protagonista, como dos coadjuvantes.

Mas, infelizmente nem tudo é perfeito. Mais uma vez, temos um problema sério de revisão aqui. Não são erros que atrapalham a leitura ou o entendimento do texto, mas existem e são muitos.

Já faz algum tempo que não leio sinopses de livros, na realidade leio bem por alto. Algumas vezes tomamos spoiler de cara, e aqui acontece isso logo na orelha. Nela tem a descrição de uma situação e de uma personagem que só aparecerá, pela primeira vez, na página 206, quase no fim do livro. Sei que isso não incomoda muitas pessoas, mas eu não gosto. Prefiro ser surpreendida do início ao fim.

Agora vem algo, que para mim não foi legal. Existe toda um situação no livro, que culmina com um encontro entre Madhu e outra personagem. Nesse momento tem um plot twist fantástico, a escritora muda totalmente um conceito no qual a gente acredita desce o início. Me empolguei completamente, estava esperando um final apoteótico. Mas, a resolução dessa situação é... simples. Chega a ser infantil. Esse não é o final da história, mas é um momento crucial, e eu esperava mais, bem mais na realidade.

Porém, isso não tira o mérito do livro. A escritora tem uma narrativa fluida e envolvente, da qual é bem difícil se desapegar. Se você nunca leu ficção, esse livro é um bom começo.

A diagramação do livro é excelente, a capa da Monalisa Morato é linda demais. Tem orelhas e folhas amarelas.

Compre Amazon | Americanas 

33 comentários:

  1. Olá!

    O livro parece ser bem interessante e ter uma historia legal mostrando como a vida da personagem muda de uma hora para outra. Também não me agrada quando uma situação séria em um livro é resolvida de forma simples e boba, quando a gente ta esperando que resolvam de uma forma espetacular e com trabalho árduo, porque é o que normalmente acontece nos livros né? Acho que talvez eu leria esse livro, afinal gosto muito de ficção cientifica.

    Beijos!

    www.cantinhocult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou chocado hj com a pág 183 dá uma relembrada e deduz os dias de hj, será uma babá Vanga dos tempos de hoje?

      Excluir
  2. Olá.
    Não sei o por que, mas li muito pouco de ficção cientifica, eu acho um gênero que tem tudo para me agradar, mas sempre acabo lendo outra coisa. O livro tem uma premissa bem interessante, apesar do romance, que eu não gosto muito. Realmente á chato quando um plot que promete é resolvido de uma forma boba, eu as vezes me sinto traída com isso.
    Bom por enquanto vou passar a dica, mas me sinto compelida a voltar no futuro.
    Beijos
    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Ainda não conhecia o livro e achei a capa muito bonita. Gostei também da sinopse. Achei diferente e bem interessante. Alguns pontos negativos que você apresentou como a revisão, não me agradariam tanto, mais ainda sim tenho vontade de ler.
    Um beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  4. Quando vi a capa e comecei a ler a resenha pensei 'mais um pra lista de desejados!' mas no fim da resenha mixou.....Para eu curtir esse livro só qdo eu estiver de muito bom humor pq os pontos negativos abordados por vc me tiram do sério (principalmente a resolução infantil). Não conheço a autora (ainda, pq vou já já p Skoob futucar) mas pode ser q ela seja apenas um pouco crua ainda. Ela vai entrar na minha lista de escritores do Skoob com certeza pq vou vigiar as resenhas das proximas obras dela p ver a evollução :D

    Blog Mundo de Tinta

    ResponderExcluir
  5. Gosto bastante de ficções, mas sendo sincera essa capa não me convenceria a comprar e como também não gosto de ler muito as sinopses para não levar spoiler não sei se pegaria para ler e tenho certeza que teria um ódio mortal ao ler a orelha do livro e ver nela um spoiler enorme desses.. Acho que um bom senso faz bem .-. então estou com você nessa que isso também me incomoda. Acredito que talvez por abranger tantas coisas possa ser realmente um pouco confuso, mas fico feliz em saber que isso durou pouco e gostei de saber do romance, mas soluções infantis não me animam a ler... Então não sei se lerei, mas manterei a mente aberta sobre ele. Parabéns pela resenha!
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  6. Olha amiga eu ainda não li esse livro, mas já vi algumas resenhas sobre ele.
    Espero poder conhecer, mas eu acho que irei fazer a leitura mais pra frente, porque eu sinceramente não tenho muito interesse por esse tema pelo menos por enquanto sabe? Mas eu gosto. Não estou dizendo que não. Mas tipo, eu não gosto muito de livros confusos e de narrativas arrastadas principalmente. Espero que não seja tanto o caso desse livro, mas só lendo mesmo para saber né?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/ebook-worlds-2.html

    ResponderExcluir
  7. Eu também tenho encontrado muitos livros com erros de revisão :/ Parece ser uma historia bem interessante. ainda não me aventurei em um leitura de ficção científica e esse até com abdução parece ser bem legal.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Eu adoro a capa deste livro, sempre vejo na saraiva baratinho e fico com vontade de comprar. Mas não sabia muito sobre ele. Na verdade, é a primeira resenha que leio dele e gostei bastante. Foi bom saber mais do universo e que a autora foi bem criativa. Assim que o ver novamente vou comprar.

    beijos
    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. No ínicio da resenha me pareceu uma história bem interessante, mas acho que deixaria passar. Não sei se conseguiria lidar com a expectativa alta de uma reviravolta interessante que acaba tendo um desfecho não tão interessante, como você mencionou. Eu fico bem desanimada quando isso acontece, apesar de muitas vezes não tem muito como fugir. né?

    Também adoro ler livro sem ler a sinopse, muitas vezes gosto de escolher só pela capa sem saber absolutamente nada da história, porque aí sim que é uma surpresa atrás da outra! Fica a dica, hahaha

    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
  10. Que bacana, me lembrou um pouco do livro "A cruz de zeta," que também é ficção científica, estou começando a me aventurar nesse tema, e estou adorando, quero ler esse.

    beijos
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Infelizmente não é um livro que chame minha atenção.
    Não sou muito fã do gênero e acho que como você mencionou alguma percalços na leitura, perdi ainda mais a vontade.
    De qualquer forma, valeu a dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Não conhecia esse livro e mesmo com os defeitinhos fiquei interessada por ele, já que gosto de um sci-fi com fantasia, então tenho grande chance de curtir essa leitura, sem falar que também gostei da capa!
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  13. OI. Sabe que a capa realmente chama a tenção e como você eu imaginaria uma leitura totalmente de ficção científica. Mas você diz que tem vários temas e até religiosos e isso parece estranho para mim, imaginando o tema do livro, mas teria que ler para entender melhor. Agora, quando tem muitos erros isso incomoda pra caramba!

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas como não sou muito fã de ficção científica, não fiquei muito animada para ler. Principalmente quando você mencionou os erros. Acho que os livros da Novo Século são os que eu mais encontro erros *-* É uma pena que o final não tenha sido surpreendente *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá! Nelmaliana, preciso dizer que fiquei muito curiosa com sua resenha. Eu já sou completamente apaixonada por ficção científica e fantasia, mas um livro com autora feminina e brasileira? Eu preciso disso na minha estante! Uma pena eu não ter ouvido falar dele antes, mas pode ter certeza de que você me convenceu, vou comprar assim que possível!

    Beijos, Maria.
    http://nerdsideblog.tumblr.com

    ResponderExcluir
  16. Olá, eu já havia visto algumas resenhas desse livro mas confesso que ele nunca chamou minha atenção, no geral eu não gosto de ficção científica, mas talvez eu desse uma chance a esse livro porque a trama chamou minha atenção. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  17. Ainda não conhecia esse livro mas já fiquei curiosa com essa narrativa, como você não costumo ler sinopses dos livros ou a orelha ante de realizar a leitura por garantia, só realizo a leitura dos dois ao concluir o livro e faço isso só para conferir se havia algum spoiler.
    Vou querer sim e ainda mais por ser um nacional! <3

    Beijos e até logo! ;)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Nel!!!
    Eu não conhecia esse livro e pela capa imaginava algo ao estilo "Eu, Robô". Mas pelo que você descreveu, não é apenas mais um livro de ficção científica, mas um que nos faz questionar os motivos de nossa existência e da continuidade dela (foi o que entendi da resenha). Isso me deixou muito curiosa para lê-lo.
    Infelizmente, não temos como fugir de alguns clichês ou desenrolar simples de situações que queremos fogos de artifícios, mas o importante é isso não atrapalhar o resultado geral do livro.
    Eu confesso que amo spoilers, mas não leio sinopses ou orelhas dos livros para não me decepcionarem. Muitas sinopses falam mais do autor do que da história do livro e as orelhas, bem cada uma trás uma surpresa,kkkkkkkkk

    Bjs

    www.cladassombras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ooi,
    O gênero de ficção científica não me atrai muito mas seu comentário dizendo que ele passeia por outros gêneros me deixou animada. Gosto bastante de romance e aventura, acho que vou colocar o livro na lista e continuar acompanhando resenhas.
    Vitória Zavattieri
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  20. Aiii esse com certeza já está em minha lista de desejados. Ahhh... oi, desculpa pela empolgação rsrsrs... Comecei a gostar de livros desse gênero através de um amigo que hoje é colaborador do meu blog, desde então não consigo parar rsrsrs.
    Adorei a resenha, e acho que posso classificar esse livro como uma distopia não?!

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá, que diferente essa capa!
    Uma das coisas que evito ler é sinopse do livro que quero muito começar, exatamente pelo motivo que tu disse spoiller na orelha..kkkk
    Pela sua resenha eu fiquei bastante atraída para conhecer a escrita, apesar de não ser o gênero que mais leia, estou sempre disposta a conhecer novas leituras.
    Não gosto também quando o romance toma o tema principal, e vi que autora soube dosar.
    Erros de revisão é quase impossível não achar.
    Beijos e parabéns pela resenha.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Recentemente, li um livro com muitos erros - na verdade - e isso é irritante.
    Confesso que esse livro não havia despertado meu interesse e só piorou quando soube que a revisão foi ruim :(
    Também não curto muito spoilers e essa é uma boa dica, de que a aba tem um spoiler danado :(
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá!!!
    Não conhecia o livro nem o autor e a resenha me deixou curiosa e com vontade de conhecer um pouco mais da história; pois parece ser envolvente e com uma trama que prende o leitor. A capa é linda e de muito bom gosto, mas a revisão pelo visto deixou muito a desejar.

    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu li alguns comentários sobre esse livro e fiquei curiosa, mas ainda não tinha lido uma resenha tão explicativa quanto a sua. Eu não costumo ler esse gênero literário, mas fiquei curiosa com o tanto de informação que esse livro traz e fiquei animada ao saber que a autora soube passar todas sem deixar pontas soltas. Enfim, parece ser uma história interessante, por isso espero ler algum dia.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Olá.
    Tudo bom?
    É a primeira resenha que leio desse livro, e por misturar ficção científica com outras temáticas não me atraiu e depois de ver que tem grotescos erros de revisão, desisti totalmente da leitura, pois gosto de livros que me faz conectar com a história e que a editora tenha o mínimo de respeito que é revisar bem o livro.
    Gostei de sua sinceridade e objetividade na resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi, Nelmaliana. Nossa!, agradeço muito por resenhar meu livro. Sua resenha foi perfeita e assertiva. A resolução final também me incomodou muito. E você tem toda razão: foi sim infantil. Eu me apeguei a Madhu (ela é meu alterego) e por infantilidade não tive coragem em dar o final honesto a trama. A Madhu que existe em mim não estava pronta para mergulhar no Lago Titicaca. Deste meu descontento com a revolução deste livro que surgiu meu segundo livro "Cibernética", uma distopia. O mundo de "Cibernética" é o hipotético futuro fruto das falhas de Madhu. Aos poucos a gente amadurece e toma coragem.
    Um grande Bjo

    ResponderExcluir
  27. E agora estamos em 2020 e estamos realmente em uma pandemia, o que tem a dizer sobre ter isso no livro????E sobre todo o conteúdo escrito sobre a pandemia e o fim da metade da humanidade, vc teve sonhos ou viagens astrais ou algo do tipo para escrever o livro publicado em 2014 e uma situação q está acontecendo agora?? (Assustada😱)

    ResponderExcluir
  28. Gente eu estou chocada. Com O pode um livro que foi escrito já algum tempo. E hoje em 2020, estamos vivendo essa pandemia mundial. Que coisa louca. O trecho do livro é simplesmente a nossa atual realidade

    ResponderExcluir
  29. Sinceramente não sei o que pensar, Messias Tobias seria a Babá Vanga hj? Lembro da história que dizia que os dons dela seria passado a uma menina na época muito nova mais não me lembro o nome...😬😲😳😲😳😲

    ResponderExcluir
  30. Não estou achando o livro para comprar. Ajudaaa!

    ResponderExcluir