27 julho, 2014

Quem ama cuida


Você ama os livros, compra todos os possíveis e tem uma lista gigantesca lista com tantos outros que quer. E na hora de guardar, como você faz?

Aqui, eu reuni várias dicas aprendidas no decorrer dos anos de como conservá-los, afinal são quase 40 anos de leitura.

Seguindo algumas recomendações, você pode mantê-los como novos por muitos anos.

1 - Nunca deixe um livro muito tempo esquecido num canto. O papel necessita de oxigenação, então pelo menos a cada seis meses tire-os de onde estão guardados, abra-os e limpe-os.

2 - É muito comum os livros comprados pela internet virem embalados em saquinhos plásticos. Aí você pensa: "tá tão bem cuidado, conservado, não vai pegar poeira, vou deixar ele assim". E sem querer ele vai pra pilha de livros a ler em algum dia da vida. Como já dito anteriormente, o livro necessita de oxigenação, sem contar que compras efetuadas pela internet tem prazo de troca de 7 dias, então assim de pegá-lo nas mãos, rasgue o saquinho sem dó.


3 - Há alguns anos atrás eu encapava todos os meus livros com plástico autoadesivo. Realmente a capa fica perfeita, porém com o decorrer dos anos percebi que em alguns casos o adesivo descola da capa, deixando-a manchada. Sem contar que por mais hábil que você seja, sempre fica uma ou outra bolhinha, e as capas com alto-relevo perdem um pouco da beleza. Também não recomendo encapar com papel pardo ou qualquer outro tipo, pois eles podem ser ácidos e prejudicar mais do que trazer benefícios. Mas se mesmo assim você quiser encapá-los, use TNT, um tipo de tecido que deixa o livro respirar, porém ele não é transparente, então você terá que usar a imaginação pra identificar os livros guardados.

partes em destaque tem manchas devido ao uso de plástico autoadesivo

4 - Nunca deixe a estante grudada na parede, porque dependendo do local que você mora, a parede terá umidade e isso passará para o móvel e consequentemente para o livro. Mesmo em locais mais secos, em época de chuva é comum as paredes apresentarem umidade. Tente também não deixar os livros encostados no fundo do móvel.


5 - Cuidado com o tipo de marcador de livro que você vai usar. Clipes, por exemplo, marcam o papel e oxidam. Flores secas também devem ser evitadas.

6 - Nunca deixe os livros apertados nas prateleiras, deve existir uma pequena folga entre eles. Isso facilita na hora de retira-los pra leitura, evitando que a capa ou lombadas sejam danificadas.

7 - Evite retirar os livros puxando-os pela lombada superior, o ideal é pegá-lo pelo meio, para isso é necessário que haja um pequeno espaço entre eles.


8 - Não guarde os livros inclinados, isso danifica a lombada. Guarde-os na vertical e se necessário, por motivos de espaço, guarde alguns na horizontal, mas sempre em pilhas pequenas.


9 - Jamais deixe um livro exposto à luz solar, além de desbotar a capa, resseca as folhas.

10 - Tente não abrir o livro totalmente ao lê-lo, além de "quebrar" a lombada, dependendo da qualidade da encadernação algumas páginas podem se soltar.

12 - Parece bobagem, mas evita possíveis acidentes. Não manuseie os livros enquanto come, sempre cai algum farelinho entre as páginas. Também evite manuseá-lo com as mãos sujas, porque o suor oxida as folhas.

13 - Não use fitas adesivas de nenhum tipo, elas tem muita acidez e isso causa manchas que nunca mais sairão. Eu uso cola branca se for algum problema na capa, se for nas folhas prefiro não mexer. Caso seja algum livro com valor sentimental ou alto valor financeiro, vale a pena levar em um especialista.

14 - Sempre que comprar um livro usado, limpe-o antes de juntá-lo aos outros.

13 - Outra dica importante também é pra quem anda sempre com um livro na bolsa, esse é o meu caso. Seja pra onde for, eu sempre levo um comigo. Pra evitar danificá-lo não levo junto com outras coisas. Coloco dentro de uma capinha de tecido, e levo dentro de uma sacolinha de tecido em separado.


 Existem muitas outras dicas, coloquei aqui apenas as que já utilizei e deram certo.

Vale a pena cuidar bem dos livros. Além de um bem material, muitas vezes também tem valor sentimental.


E você, quais dessas dicas já conhecia e já havia usado? Se tiver alguma que não está aqui, por favor, compartilhe-a conosco.

2 comentários:

  1. Dica 2 , vou começar a tirar os meus do saquinho ! Sempre achei que eles estariam super protegidos , mais pelo visto me enganei ...
    E dica 8 ... Devia ter lido isso há um ano ... Aprendi da pior maneira ... Eu costumava guardar todos na horizontal pra ocupar menos espaço , num dia fui tirar tudo para limpar e o livro que estava por baixo acabou ficando manchado , as letras passaram de uma página pra outra ... Muito triste :'(

    xoxo

    fofokicesliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi menina, em relação aos saquinhos, se for apenas alguns dias, ok. O detalhe, é q às vezes eles ficam muito tempo assim, e o q parece legal pode ser tornar um problema. Se for em lugar úmido, pior ainda. Quanto a maneira de guardar, tb fiz isso muito tempo pra ganhar espaço, aí um dia decidi ler o q estava embaixo da pilha. E muitas páginas haviam grudado devido à umidade q tinha no local.

    Muito obg por e ler e comentar, se tiver alguma outra dica, manda.

    bj

    ResponderExcluir