23 outubro, 2016

Mês das Bruxas Ano III - Tag Halloween Literário

Eu simplesmente adoro tags, mas faço pouquíssimas ou quase nenhuma. Aproveitei o "Mês das Bruxas" do blog e fui pesquisar sobre alguma relacionada ao tema, e encontrei a Tag Halloween Literário que o Cabine Literária criou.

Achei bem criativa e caiu como uma luva. então vamos à ela.

1 - Qual seu livro favorito de terror ou suspense?

 O Exorcista por William Peter Blatty

Eu li esse livro pela primeira vez no início da adolescência, logo após ver o filme, E posso garantir que o livro supera e muito o filme, em diversos quesitos.

Inspirado em uma matéria sobre o exorcismo de um garoto de 14 anos, o escritor publicou em 1971 a perturbadora história de Chris Macneil, uma atriz e mãe que está filmando em Georgetown e sofre com as inesperadas mudanças de comportamento de sua filha de 11 anos, Regan. Quando a ciência não consegue descobrir o que há de errado com a menina e uma nova personalidade demoníaca parece vir á tona, Chris busca a ajuda da Igreja no que parece ser um raro caso de possessão demoníaca. Cabe a Damien Karras, um padre da universidade de Georgetown, salvar a alma de Regan,enquanto tenta restabelecer sua fé, abalada desde a morte de sua mãe.


2 - Pra festa de Halloween, você precisa se fantasiar de um personagem de um livro. Qual será?

As Brumas de Avalon por Marion Zimmer Bradley

Esse é mais um dos livros que li ainda na infância, quando frequentava assiduamente a Biblioteca Pref. Prestes Maia em São Paulo. E sem nenhuma sombra de dúvida, Morgana é de longe minha personagem feminina preferida da vida. Eu não apenas queria me fantasiar, ma queria ser ela.

Em As Brumas de Avalon, Marion Zimmre Bradley reconta a lenda do rei Artur, descrevendo os seus esforços para unificar a Bretanha contra a invasão Saxônica, a partir da perspectiva das poderosas mulheres do reino de Avalon e Camelot. Mesmo aqueles que normalmente não gostam das lendas de Artur irão se encantar com as mulheres por trás do trono. Morgana e Guinevere lutam pelo poder, usando Artur para promover as suas respectivas visões de mundo. As intrigas e a política do reino de Camelot descritas na obra se passam quando o Cristianismo começa a dominar a lha-nação da Bretanha estabelecendo o conflito com s cultos pagãos. 


3 - Um personagem que não é de livro de terror, mas que você acha assustador.

Laranja Mecânica por Anthony Burguess

Alex De Large e seu grupo de drugis são assustadores, talvez mais que Jason e Freddy Krueger juntos.

Ambientado em um futuro impreciso (mas não distante), Laranja Mecânica é a perturbadora confissão autobiográfica de alex, líder de uma gangue adolescente que se reúne para cometer prversidades e atos de violência pelas ruas de uma metrópole decadente. Após uma incursão malsucedida, Alex é capturado pela polícia. Na prisão , é submetido  a uma experiência de reengenharia social desenvolvida para eliminar tendências criminosas, cjua finalidade é reeducá-lo psicológica e socialmente. Uma experiência extremamente dolorosa e tão desumana quanto a ultraviolência que o próprio Alex costumava praticar.


4 - Vampiros ou lobisomens?

Drácula por Bram Stocker

Vampiros, sempre. O primeiro livro que li  com esses personagens, foi o clássico Drácula por Bram Stoker, Foi uma estocada certa no coração, 

As histórias de vampiros, amplamente difundidas por todo mundo, provém do fabulário húngaro do século XVIII. Vampiro, de acordo com a tradição popular, é a alma aflita de um suicida, criminoso ou herege que sai de sua sepultura, em geral em forma de morcego, para beber o sangue de seres humanos. O romance gótico Drácula (1897) do autor britânico Bram Stoker, narra a história do Conde Drácula, vilão morto-vivo da Transilvânia, que se tornou o típico representante do mito vampiro. Drácula é um clássico da literatura de horror.

Compre: Amazon | Americanas | Submarino

5 - Qual o seu vampiro preferido da literatura? 


Os Sete por André Vianco

Sou apaixonada por vários, mas quando conheci Guilherme (Inverno), não sobrou mais espaço pra ninguém. 

Uma caravela portuguesa de cinco séculos é resgatada de um naufrágio no litoral brasileiro. Dentr dela, uma misteriosa caixa de prata esconde um segredo: sete cadáveres aprisionados, acusados de bruxaria. Apesar das advertências grafadas no objeto de prata, a equipe do departamento de história da Universidade Soares de Porto Alegre decide violar a caixa para estudar os corpos. Afinal, que perigo poderiam oferecer aqueles sete cadáveres? Nenhum. Mas depois que o primeiro deles acorda...

Compre: Amazon | Americanas | Submarino

6 - Qual livro de terror que você tem vontade de ler? 


Zé do Caixão - Maldito - A Biografia por André Barcinski e Ivan Finotti

O Zé é um personagem no mínimo curioso. Eu deveria sentir medo, mas sempre tive um fascínio por ele, e quantas vezes não parava tudo só pra ver as chamadas do Cine Trash e saber qual era a maldição do dia.

Ele veio ao mundo numa sexta-feira 13, em março de 1936. Quase oitenta anos depois, José Mojica Marins construiu um legado artístico incomparável em nosso país e se consagrou como um dos grande mestres do terror mundial. O público conhece sua voz gutural, as infindáveis garras que ele chama de unhas, sua barba cerrada e suas roupas, incluindo capa e cartola, sempre escuras como a noite. Mas até que ponto o Brasil reconhece toda genialidade do homem por trás do mito? Nessa obra os autores desenterram todos os segredos do passado de José Mojica, da infância humilde nos subúrbios de São Paulo até sua consagração internacional. Um dos cineastas mais produtivos do Brasil, Mojica escreveu, dirigiu, produziu e atuou em mais de trinta filmes, como os clássicos À Meia Noite Roubarei Sua Alma, Esta Noite Encarnarei No Teu Cadáver e O Despertar da Besta. Mojica aprendeu a fazer cinema sozinho, na marra, usando os recursos disponíveis e formando seus próprios técnicos e atores. Como resultado, o mundo ganhou um artista genuinamente brasileiro, que jamais precisou copiar fórmulas estrangeiras.

Compre: Amazon | Submarino

7 - Gostosuras ou travessuras? Diga um livro gostosura e um livro travessura.

Gostosura 

Camundo  por Nanuka Andrade

Eu tenho verdadeira paixão por esse livro, É daquelas leituras pra guardar num cantinho especial do coração.

Depois de fugir de um asilo de desvalidos, Camundo encontra abrigo na casa de um rico e influente ervateiro. O que poderia ser um final feliz para um menino abandonado acaba se tornando em uma infeliz sucessão de acidentes e infortúnios. Camundo não é um menino comum; é capaz de desenhar coisas terríveis, que acontecem logo em seguida: incêndios, acidentes e crimes, entre outras temeridades. O que Camundo não sabe é que desenhos assim podem despertar interesse de gente perigosa, como uma sociedade secreta, conhecida por Asseclas do Lagarto, que está disposta a tudo para trazer um segredo milenar á tona, escondido nos corredores subterrâneos da cidade.

Infelizmente esse livro está fora de catálogo no momento.

Travessura 

Bela Adormecida por Anne Rice (A. N. Roquelaure)

Pros apaixonados por livros hot, com uma pegada bem forte de BSDM, taí uma excelente dica.

A princesa condenada a dormir por 100 anos, depois de furar o dedo em uma roca de fiar enfeitiçada, se torna vítima de um segundo feitiço - seu coração e seu corpo estão sob controle do príncipe que a despertou, que a declara sua escrava sexual e a leva para a corte de sua mãe, a rainha Eleanor, um universo que mistura prazer, dor e subserviência.

Compre: Amazon

E você, conhece algum desses livros? E qual seria a sua lista?

15 comentários:

  1. Oiee ^^
    Nossa, se eu fosse me fantasiar de algum personagem, seria de Jack Frost...haha' estou fugindo do tema, eu sei *-* acontece que eu não leio terror, então não sei bem de qual personagem eu me fantasiaria... Ainda não li "Laranja Mecânica", mas é um livro (e filme) que eu tenho muita curiosidade de ler/ver.
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Nossa,que tag bacana, acho que eu nunca tinha visor ela por onde ando rsrs, mas achei usperaltentica e mais que combinado com o momento. Bem, infelizmente eu nunca li nenhum dos giros citados na mesma, ma tenho curiosidade em ler o livro o Exorcista, pois adoro aquele filme, sem falar que você disse que o livro supera o filme 😍. Já sobre vampiros X Lobisomens,eu prefiro não escolher nenhum, pois nunca tive boas experiências lendo algo nessa pegada. Até mais vê
    Bjks

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Eu cheguei a ler o livro do Dracula quando estava no colegial, e gostei bastante da leitura. Foi um dos primeiros livros que li naquela época, e depois foi um do Alexandre Dumas. Quanto aos outros livros, ainda não cheguei a ler.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Que TAG bacana.
    Ainda não li nenhum dos livros citados - vergonha - e morro de vontade de ler O exorcista, nem preciso dizer que adorei ele estar na primeira pergunta. Li um livro sobre vampiros muito bom, chama-se A Guardiã da Meia-Noite, da Saraj Jane Stardfort, é um dos meus livros favoritos da vida, se você ainda não leu, vale a dica.
    Fiquei curiosa para conhecer o vampiro Guilherme.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  5. Que legal essa tag! Não fiz nada de especial de halloween ainda, mas preciso inventar algo, e acho legal a ideia de tag temática. :D
    Não sei se eu gosto mais de vampiro ou lobisomem, é difícil decidir. rsrs
    Esse livro do exorcista é o mesmo que a DarkSide lançou esse ano, né? Quero muito a edição deles!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Nossa, adorei a tag! Acho que vou fazer no dia de Halloween hahaha
    Eu também prefiro vampiros a lobisomens, sem falar que o meu preferido sem dúvida é o Lestat, que eu sou simplesmente apaixonada. Acredita que ainda não li esse livro tão falado do André Vianco?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu não tenho um livro de terror favorito, pois apesar de gostar do gênero, a verdade é que mais vejo filmes do que leio livros. Eu prefiro lobisomens. Gosto de vampiros também, mas lobisomens tem um mistério a mais que me fascina.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oie!!
    Eu não conhecia essa tag, mas adorei conhecê-la através de você. Para ser sincera acho que não daria muito certo eu respondê-la porque eu tenho um certo problema com livros de terror. Mas fiquei feliz em saber que pelo menos um livro da sua lista eu li haha As Brumas de Avalon!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  9. Laranja Mecânica *________*
    Muito mais assustador do que muitos personagens de terror, concordo com você!!!!
    E essa edição perfeita? Eu quero tanto ela, nem sei porque ainda não comprei...
    Não sou do terror, mas adoro histórias de vampiros e Drácula é um clássico, né? Não tem como não gostar :)
    E a Anne entrou a fundo no BDSM nessa adaptação de Bela Adormecida. Para quem acha que o conceito é aquela coisa apresentada em 50 tons e alguns livros semelhantes se assusta com esse... (ok que ela pegou um pouco pesado em alguns detalhes, mas acho que o livro dela é o que chega mais perto do lado mais dark do BDSM e não sei se funcionaria com algum outro estilo de escrita que não fosse o dela...).
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  10. Gente , adoro tags ! Embora o tema Halloween não seja algo que me interesse, adorei suas respostas porque aproveitei para pegar algumas indicações. Tenho o livro Laranja mecânica e toda vez esqueço de ler. Tá perdido na estante. Quem sabe não dou uma chance ?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. OI!!


    Tudo bem? EU não leio terror, entretanto para variar meu gosto literário comprei alguns esse mês e ainda não li, rs, normal. Dos livros listados em sua TAG eu tenho As brumas de Avalon e de desejo da Bela Adormecida, pretendo ler exorcista mais realmente me falta coragem, todavia achei bem criativa e legal a TAG. Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Normalmente não leio terror, por isso não conhecia nenhum livro que vc citou, tinha ate me esquecido dessa data, o dias das bruxas, achei bem informativo a teg, mais to pensando em investir na leitura um pouco mais pra área de suspense e terror.

    ResponderExcluir
  13. Adoreeei essa tag! Fiquei super empolgada para responder também. Não li nenhum desses que citou, mas tenho MUITA vontade de ler O Exorcista, As Brumas de Avalon e Laranja Mecânica! E que livro sensacional esse do Zé do Caixão! Vou aguardar saber sua opinião sobre ele.
    Beijoos

    ResponderExcluir
  14. Olá, como vai? Cara adorei a Tag, sempre fico de fazer uma no blog e acabo não fazendo também, mas acho a dinâmica tão legal. E fiquei meio assim com o seu post ":O" porque fiquei ciente de quantas obras excelentes de terror que eu ainda não li. Dos livros da lista o meu preferido é Laranja Mecânica, e você acertou em cheio em sua colocação, realmente eles são assustadores hahahaa e gente, queria tanto ter coragem para ler O Exorcista >.< kkkkkk
    Bjos

    EuVocê&oslivros

    ResponderExcluir
  15. Olá, adorei a tag,quero ler vários dos livros que você citou como laranja mecânica e o exorcista, mas realmente a trilogia da anne rice se encaixa em terror, mas porque foi o livro mais terrivel e nojento que já li na minha vida, nao sei como a autora conseguiu escrever uma trilogia sobre esse assunto.

    ResponderExcluir