20 setembro, 2016

Segunda Guerra Mundial - Memórias e Fragmentos - Vários Autores

Segunda Guerra Mundial - Memórias e Fragmentos por Vários
Illuminare - 115 pgs

"Aqueles que não podem lembrar o passado estão condenados a repeti-los"
                                                                                         George Santayana

Eu sou uma apaixonada por História, sim com H maiúsculo. Desde sempre fui muito curiosa com fatos e acontecimentos históricos, e como eles moldam toda uma sociedade. 

E talvez um dos momentos que mais me cause interesse seja a Segunda Guerra Mundial. O porquê disso, eu não sei explicar. Mas sempre que posso leio algo a respeito ou assisto a algum documentário. Porém, não consigo fazer em qualquer momento isso. Toda essa história, por algum motivo, mexe demais comigo. Então, sempre que possível escolho um momento onde eu esteja bem pra fazê-l, isso minimiza o sentimento de tristeza ou qualquer outro que venha a ter.

Aí, sou surpreendida com a chegada do livro citado. E não posso escolher o melhor momento, eu tenho que lê-lo. 

Respiro fundo e me entrego à leitura.


A obra é composta por 15 contos, onde o autor poderia desenvolver uma história em qualquer gênero literário, dentro do tema Segunda Guerra Mundial. 

Eu não conhecia nenhum dos escritores selecionados, então não tinha ideia do que esperar ao iniciar a leitura. Mas, fui surpreendida positivamente a cada página lida.

Os contos são realmente bem variados no quesito gênero, mas uma coisa todos tem em comum: são de ótima qualidade. É difícil escolher um preferido, acho que nem tenho. Mas alguns chamaram mais minha atenção. Então, vamos a eles.

Trincheira - é o conto que abre a antologia. Nele temos um senhor, que durante um cochilo volta a viver os momentos angustiantes de um dos ataques durante a guerra. Quando acorda, percebe que a guerra nunca acabou, só mudou o molde.

Para Voar e Ser Invisível por Clarisse Souza - conta o momento em que um fantasma se vê refletido nos olhos de Noah, um garoto judeu que tem "O corpo errado". Esse fantasma acompanha o garoto até o momento onde deixa o vento levá-lo.

Um Assombro para o Führer por José Martins Filho - como todo bom trabalhador, o Führer também precisa de um descanso. E em um desses momentos de relaxamento, eis que começam a surgir sons estranhos, e só podem ser fantasmas. Mas, qual não é a surpresa ao descobrir qual o real motivo desses sons.

Contracapa
Isso é só uma mostra do que esse livro trás. Eu recomendo pra todos os públicos, independente do gênero literário que goste. 

A edição do livro é de excelente qualidade, e no final da obra temos uma pequena biografia dos autores e da organizadora, Rô Mierling. 


23 comentários:

  1. Olá
    Eu gosto bastante de ler sobre história também, especialmente por conta de todos os detalhes. Fiquei bem curiosa sobre suas considerações e realmente gostaria de ler também. A edição deve ser otima mesmo!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Como você, gosto bastante de filmes, livros que tratam de um momento histórico, mas a SGM é o tema que mais me interessa. Sempre estou lendo e assistindo obras que falam sobre esse momento tão trágico.
    E achei interessante ser um livro de contos de diferentes autores. Isso mostra vários pontos de vista e talentos. Gostei da indicação.
    E realmente a edição parece ser muito bonita - pelo menos a capa é!
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Me diz uma cosia garota, que não ama História? Eu também sempre que possível e leio algo sobre as duas grandes guerras, pois acho ase passagem histórias mais legais, também não sei por que. Não conhecia a coletânea mas já quero muito, tanto por se tratar de um assunto que eu gosto e tem por ter uma bela capa. Adoro e a sua resenha e espero me aventurar,,assim como você, e gostar bastante. Até mais vê
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto demais de livros que nos trazem fatos históricos de épocas que eu não vivi. E claro, este livro aqui deve estar recheado disso, e sobre uma época muito triste e importante da história da humanidade.
    Quero muito ler.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Assim como você, eu também amo História. Apesar de me sentir muito triste lendo contos e histórias que se passam na segunda guerra, fiquei bem interessada nesse livro, pois estou numa vibe de contos, tem essa temática e ainda autores que não conheço e adoraria conhecer. Fiquei bem interessada nesse livro após sua resenha e por você ter se surpreendido positivamente.

    bjs =)

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Esses livros de contos servem para nos mostrar quantos talentos nós temos espalhados pelo nosso Brasil. A Editora Illuminare está fazendo um excelente trabalho. Adorei o tema abordado e fiquei curiosa para conhecer os contos.
    Sua resenha está maravilhosa.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Eu já tinha visto algo sobre esse livro antes, e estou bastante curiosa para ler, pois adoro histórias sobre a Segunda Guerra, apesar de serem (quase sempre) bem tristes e trágicas. É muito bom saber que todos os contos têm alta qualidade, nada tão bom quanto isso, né? Gostei da edição também, bem caprichada.
    MilkMilks ♥
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Adoro livros sobre o tema e sempre que posso estou lendo, também leio quando estou me sentindo mais feliz, pois sei que vou ficar triste.
    Pelos contos que você apresentou, é notável que a obra é bem variada e isso me agradou bastante. Dos contos citados, o que mais chamou minha atenção foi Para voar e ser invisível.
    Vou anotar a dica, pois acredito que as chances de eu gostar são altas.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  9. Eu também gosto do tema, embora seja totalmente contrário às guerras. A proposta do livro é incrível e o resultado parece fantástico diante de suas considerações. Quanto ao seu grande interesse pelo tema, quem sabe uma terapia de vidas passadas poderia explicar rsrs Tenho vontade de fazer uma.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  10. Oiee, tudo bem? Não conhecia esse livro e adorei vê-lo aqui. Não sou muito fã de contos, mas estou tentando ler mais do gênero, e o tema segunda guerra sempre me deixa curiosa. Espero de verdade ter a oportunidade de ler esse livro e gostar bastante também.
    Sua resenha ficou ótima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Eu ainda não conhecia o livro e achei be interessante o tema abordado, pois como mesmo diz, é a história, e devemos conhecer mais sobre ela. Mesmo não gostando tanto do periodo da segunda guerra, é um livro que tenho interesse em ler.

    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  12. Que interessante! Adoro contos e, como você, acho que a temática da II Guerra é bastante instigante, provocante e, claro, profundamente triste, estarrecedor. Com certeza rende ótimos contos. Fiquei curiosa em ler a obra, que é curtinha. Os três contos que você citou me atraíram mesmo.

    Beijos!
    www.myqueenside.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem? Também gosto muito de História e a Segunda Guerra é um assunto que chama muito a minha atenção.
    Mas não conhecia esse livro ainda. Mesmo assim, fiquei bem curiosa. parece realmente muito bom e o que você falou sobre alguns contos me deixaram bastante curiosa. Realmente dá para fazer muito conto legal com esse tema e dos mais variados gêneros.
    Beijoooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. sei bem como é esse sentimento com relação a histórias de Segunda Guerra... não é a toa que fiz História, por ser um dos assuntos que mais mexem comigo...
    não conhecia esse livro mas fiquei bem curiosa pra fazer a leitura... os contos que você deu Ênfase me deixaram intrigada a fim de descobrir como terminam...
    anotei a dica, espero ler e me emocionar...
    bjs...

    ResponderExcluir
  15. Olá, também tenho essa coisa com a 2ºGG e é completamente inexplicável hahaha fiquei muito curiosa, nunca li uma coletânea de contos sobre este tema. Muito obrigada pela indicação!
    Beijos, Luana

    ResponderExcluir
  16. Oi Nelma,
    Eu não conhecia essa antologia, mas gostei da maneira que você a descreveu, acho que eu adoraria fazer a leitura dela, pois também sou extremamente fã de história, mesmo muitas vezes evitando obras que envolvam as guerras pois geralmente me fazem ficar deprê.
    Beijos
    Conversas de Alcova ♥

    ResponderExcluir
  17. Das guerras que o mundo passou, sem dúvida a da 2º Guerra também é a que mais me chama atenção; talvez por conta do massacre de judeus e toda esta idiotice de superioridade branca e que até hoje podemos encontrar em alguns lunáticos. Não conhecia este livro, e os contros devem estar incríveis. Já anotando a dica.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Olá, Nel

    Eu também gosto de história, mas apenas o lado bonito dela. Livros que retratam as guerras não me interessam.
    Acredito que o fato de eu conhecer pessoalmente pessoas que sofreram os horrores da 2ª guerra e perderam familiares na mesma me faz sentir ainda mais repulsa!
    Que bom que gostou da coletânea!

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Olá,
    Olha, gostei dessa contracapa! Não costumo ler muitos livros de contos, mas não me oponho a ler sobre a guerra. Na verdade, grande parte dos livros que mais mexeram comigo, tinham guerra em sua temática. Vou procurar saber mais sobre ele!
    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Olá, Nelmaliana! Fiquei muito curiosa com o livro! Que legal a ideia dos contos com a Guerra como pano de fundo. Imagino que seja de uma diversidade bem interessante! Parabéns para a organizadora e a você pela resenha! ;)

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Apesar de amar a idéia de antologia pelo destaque dos autores, eu tenho uma dificuldade gigantesca de lê-las. Não sei pq, contos não me excitam. Mas, fico feliz que tenha se identificado e gostado beeeeijos

    ResponderExcluir
  22. Não sou uma seguidora ávida do tema abordado, mas sempre que dar, leio algo sobre. Achei bem interessante essas antologias, das que você citou, a que mais me chamou a atenção foi "Para Voar e Ser Invisível".
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?

    Gosto muito de livros que tenham fatos históricos como este pois além de nos trazer mais conhecimento, é muito interessante e nos envolve ainda mais com a obra.

    Gostei da dica (:

    ResponderExcluir