25 julho, 2015

As Faces da Luz de Tatiane Durães

As Faces da Luz - volume 1 da Trilogia Arcantatys
por Tatiane Durães
Catavento - 452 pgs

O livro é o primeiro de uma trilogia. 
Tayara, uma jovem de 21 anos, mora com sua mãe em um sítio dentro de uma reserva ambiental. Ela é vocalista de uma banda formada com algumas amigas, e como várias outras jovens, tem uma vida bem agitada. Porém, um certo dia ela é praticamente forçada por um lobo a atravessar, junto com sua mãe um portal que a levará pra um mundo totalmente desconhecido: Arcantatys.

Chegando lá, ela vai descobrir um universo completamente mágico e diferente de tudo que conhecia até então. 

Elfos, bruxos, vampiros, lobisomens e outros tantos seres fantásticos habitam esse local. Lá, Tayara descobre que sua mãe é meio elfa e ela já foi uma bruxa em outra existência. Porém, não qualquer bruxa, mas uma extremamente poderosa e que lidava com o lado negro da magia, e que uma maldição a liga ao belo elfo Aodh. 

Em meio a aventuras, altas doses de fantasia e um punhado de romance, a personagem principal "cresce" diante dos nossos olhos.  Desde o início ela é forte e determinada, mas com o decorrer da narrativa ela se descobre e torna-se ainda mais poderosa. 

A leitura é bastante fluida, porém existem altos e baixos. Momentos onde é possível perder o fôlego e outros um pouco mais monótonos. Mas isso não é ruim, muito pelo contrário, traz mais emoção à leitura. Sem dúvida nenhuma, a autora bebeu na fonte de grandes escritores de fantasia, e é possível perceber isso no decorrer da história. 

A narrativa é em 1ª pessoa, contada pela Tayara, mas em certos momentos o rei de Arcantatys, Cedric, toma a palavra, o que é sempre muito bom. Ter a visão de mais de um personagem sobre os acontecimentos, sempre enriquece a história. 

Mesmo sendo uma história de fantasia existem alguns clichês, e na minha opinião isso tira um pouco do brilho da obra. Mas, só um pouco. E sem nunca esquecer, eu sou a "chata dos clichês". ¯\_(ツ)_/¯ E outra coisinha que me causou estranheza, foi o fato da Tayara e sua mãe entrarem em um portal, irem pra outro lugar totalmente diferente e tudo bem. Por mais que Arcantatys seja mágica, elas tinham toda uma vida em outro lugar, e com algumas exceções onde a protagonista imagina como estão as coisas na sua casa, e outro momento onde ela vai até lá, isso praticamente não é citado pela mãe dela. Mas é apenas o primeiro livro de uma trilogia, então ainda tem muita história pela frente.

A capa feita pela Marina Avila, é uma das mais bonitas que eu tenho. A diagramação também é muito boa, o livro tem páginas amarelas e orelhas. Existem alguns errinhos de revisão, mas eles não atrapalham o ritmo de leitura. No início de cada capítulo tem uma ilustração bem bacana.


Em resumo: é fantasia nacional da boa. Garante com certeza boas horas de diversão.

Compre Amazon

2 comentários:

  1. Oi Nel,

    Fico feliz que tenha gostado da história, mesmo com os clichês!! hehehehe..... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi menina, gostei sim. E mesmo com clichês, a história é bem bacana.
      ;D

      Excluir