07 novembro, 2016

Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares por Ransom Riggs


Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares por Ransom Riggs
Tradução Edmundo Barreiro e Marcia Blasques
Leya  - 335 pgs

Lançado em 2012 pela Editora Leya, o livro em formato brochura nos traz uma história fantástica, contendo fotografias antigas que o escritor Ransom Riggs adquiriu ao longo de anos através de colecionadores, mercados de pulgas, feiras de antiguidades entre outros.

Muito bem escrito e de fácil leitura, o livro me conquistou desde as suas primeiras páginas, um romance leve e divertido que faz você viajar a lugares inimagináveis e cheio de mistérios e criaturas excêntricas.

Vamos ao conto!

Jacob Jackson é um garoto comum, vindo de uma família abastada e dona de pequenos comércios dos quais Jacob não mostra muito interesse em participar. Garoto tranquilo, com poucas amizades, via em seu avô, Abraham Portman - um sobrevivente polonês da Grande Guerra - um contador de histórias fantásticas e fascinantes que na maioria das vezes beirava a loucura e o extraordinário.

Dentre todas essas histórias, as que mais fascinavam Jacob eram os relatos sobre uma ilha e um orfanato onde seu avô havia crescido desde que foi obrigado a se separar de seus pais. Segundo vovô Portman, a separação se deu pelo fato de eles estarem sendo perseguidos por monstros, “a Polônia simplesmente estava infestada deles”. Todas estas histórias fazem de Jacob, aos seis anos de idade, um pequeno explorador, passando horas e horas debruçado em mapas, fotos e mistérios a serem desvendados junto ao seu avô. Porém, ao chegar à adolescência, Jacob começa a entender que as histórias tão fantásticas; contadas por seu avô, são apenas fantasias de um velho que gostava de divertir seu pequeno neto.


Até o um dia em que Jacob presencia a morte de seu avô por um dos monstros relatados com detalhes por Abe Portman. Uma aparição sinistra de um ser aparentemente humano, com a diferença de ter em sua boca vários tentáculos gigantes e horripilantes. Jacob então conta sua versão do ocorrido aos seus familiares e policias que investigam o caso inesperado e misterioso. Lógico que ninguém acredita na versão relatada e ele é levado a fazer acompanhamento psiquiátrico, pois todos acreditam que Jacob está sofrendo de um choque traumático devido à perda do avô, tão importante em sua infância.

Passa-se os dias e Jacob encontra nas coisas do avô uma carta estranha e saudosista enviada por uma pessoa de nome Alma Peregrine, onde ela pede que Abraham Portman volte à ilha, pois todos no orfanato sentem muitas saudades dele, levando-o a crer que as histórias de Abe podem ter um fundo de verdade. A carta enviada da costa do País de Gales intriga Jacob e o leva a ter um novo objetivo: descobrir a verdade escondida nas histórias de vovô Portman. 

Em suas consultas, Jacob relata ao Dr. Golan seu novo achado e todas as histórias ouvidas em seus pesadelos constantes com as criaturas vistas nas fotografias e com as últimas palavras ditas por seu avô: “Encontre o pássaro! Encontre a fenda! Yacob, por que você não entende, seu yutzi idiota?”. Tendo a “permissão” de Dr. Golan, Jacob e seu pai, amante e estudioso de pássaros, partem em viagem para a misteriosa ilha do País de Gales em busca de verdades. Chegando ao país, pai e filho hospedam-se em um velho Hostel chamado “Buraco do Padre”, único lugar na ilha que oferece algum tipo de conforto, se é que assim podemos dizer.


Então Jacob parte à procura da ilha, sendo visto com maus olhos pelos moradores da cidade, pois ninguém entende o seu interesse por um lugar que foi devastado por uma bomba enviada pelos alemães na Segunda Guerra. Em uma tarde chuvosa, Jacob se perde e encontra Emma, uma menina linda e apaixonante que, apesar de desconfiada, leva Jacob à tal ilha, um lugar mágico e encantador. Jacob então descobre que todas as histórias ouvidas em sua infância eram de fato verdadeiras! 

Conhece então a misteriosa Alma Peregrine, uma das muitas “Ymbrynes”, encarregadas de zelar pelas crianças peculiares e que possuem o poder de se transformar em ave. Essas crianças são: Emma Bloom, a menina que produz fogo, Bronwyn Bruntley, a garota mais forte do universo, Millard Nullinggs, o menino invisível, Olive Abroholos, a que levita, Horance Somnusson, o que vê o futuro, Enoch O’Connor, que dá vida aos mortos, Hung Apiston, o menino das abelhas, Claire Densmore, a caçula e que possui uma boca na parte detrás da cabeça e Fiona Frauenfeld, a que faz as plantas crescerem.

Jacob então passa a interagir com essas crianças e aprender mais sobre a ilha, as fendas atemporais, os poderes das crianças e de Alma Peregrine, que além de conseguir se transformar em ave, também pode manipular o tempo. Tempo esse que parou no dia 03 de setembro de 1940, quando o lugar foi bombardeado pelos nazistas. Então para os moradores da ilha, o tempo não volta e nem avança, é sempre a mesma data, sendo assim, ninguém envelhece, permanecendo criança para sempre, salvo se atravessarem as fendas temporais e viajarem para os nossos dias.


Mas como em todos os contos, temos os dois extremos, o bem e o mal. Aqui, Riggs nos traz os Etéreos, ex-peculiares, que são serem monstruosos e cadavéricos, sedentos por almas peculiares e que possuem língua em foram de tentáculos. Invisíveis para a maioria, salvo por aqueles que detém o poder de sentir a sua presença., assim como vovô Portman e Jacob. Também temos os Acólitos, seres habilidosos e manipuladores, comandados pelos Etéreos. Apresentam aparência semelhante à dos humanos, porém sem as pupilas, tendo assim os olhos totalmente brancos.

Criaturas que por muito tempo consumiram almas de peculiares e hoje têm como objetivo principal persegui-los e apreender as Ymbrynes para colocar em prática um plano grotesco e diabólico.
Daí começa as aventuras de Jacob e os peculiares. 

Uma história linda e fantástica onde nos deparamos com o medo, com o sinistro e também com aosignificado da verdadeira amizade e o nascimento do amor. 

Minha opinião final; um livro que deve ser lido por todos, sem exceção, pois é um conto que nos leva a um mundo de fantasia, aventuras e descobertas sensacionais, nos fazendo acreditar novamente que tudo é possível. Também não posso deixar de citar que o livro teve adaptação para o cinema pelas mãos do maravilhoso Tim Burton, o lançamento ocorreu no dia 29 de setembro e vale a pena conferir!



31 comentários:

  1. Ola
    Eu nao tenho duvidas de que deve ser uma história fantástica e não vejo a hora de poder conferir por conta própria. Só leio comentários positivos e sua resenha não foi diferente. Assisti ao filme e minha vontade em ler só aumentou mais.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Bruno, o livro é realmeente muito empolgante, vale cada página. Recomendo demais a leitura!
      Um abraco!

      Excluir
    2. Oi, Bruno, o livro é realmente muito empolgante, vale cada página.
      Recomendo demais a leitura!
      Um abraco!

      Excluir
  2. oie, que bom saber que você gostou do livro e que ele é leve. tem sido muito bem comentado e estou a fim de ler, ainda mais quando você menciona que fala do amor,a amizade, e parece ser algo lindo de se ler.

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei ler a sua resenha e perceber a empolgação das sua palavras porque eu também compartilho do mesmo sentimento: este livro é ótimo!!! Também acredito que o universo deva ler e apreciar.
    Amei as fotos.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, Iva.
      Estou no terceiro da série e não consigo parar de ler!

      Excluir
  4. O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares está em todo lugar! Tanto pelas divulgações da editora Intrínseca quanto pelo lançamento da adaptação aos cinemas. Achei a história bem diferente e fiquei curiosa, mas estava receosa de ler o livro porque não é muito meu estilo, mas sua resenha me deixou mais animada, obrigada por isso!

    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá...
    O ORFANATO DA SRTA PEREGRINE PARA CRIANÇAS PECULIARES não é um livro que quis de imediato ler, pois, ele pertence a um genero que não gosto muito. Porém, não posso negar que fiquei com uma pulguinha atrás da orelha, pois, a premissa é realmente boa.
    Amei conferir suas impressões e você me fez querer ler a obra com todo seu entusiasmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daiane, esse é um livro diferente mesmo.
      A princípio chama atenção pelas fotos, mas depois você avai se envolvendo na estória e não consegue mais para de ler!
      Recomendo a leitura, se tiver oportunidade.

      Excluir
  6. Oi!
    Eu comprei o livro a pouco tempo e ainda não li, mas fui ver o filme e amei loucamente, fora que eu já estava muito interessada pela história, então facilitou. Vi muita gente que leu o livro falando que o filme foi uma adaptação ruim, então já estou curiosa para ler.
    Adorei!
    Beijos,
    Nay

    http://travelingbetweenpages.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou muito de ler o livro antes, e por incrível que pareça, ainda não vi o filme,
      mas recomendo muito essa leitura, creio que você vá gostar!
      Beijos.

      Excluir
  7. Eu simplesmente acho fantástico esse livro em si. As fotos e a diagramação está de um extremo bom gosto embora eu tenha odiado essas capas. Amei sua resenha e pretendo ler todos esses livros da série em breve. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Eu já estou no terceiro livro da série e continuo encantada.
      Bjos.

      Excluir
  8. Eu quero muito ler esse livro, aliás, eu quero ler os três. Acho a premissa completamente atraente e a curiosidade me consome, ontem eu quase comprei os dois primeiros mas me lembrei que a black friday está chegando e me controlei. Eu gostei bastante de poder conferir a sua opinião sobre o livro e espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    eu não sabia que o livro tinha sido lançado em 2012, só vim saber dele alguns meses atrás e fiquei bem interessada. Achei a proposta bem interessante e diferente de tudo que temos tido no meio literário, isso por si só, já faz valer a pena.
    Gostei bastante das fotos que você postou, ainda não tinha visto.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Rita, tudo bem?
    Como a trilogia fez bastante sucesso esse ano, não fazia ideia de que já tinha sido publico há anos. Eu gosto muito de fantasia e muita, mas muita gente mesmo me falou super bem dos livros e agora estou bem curiosa para conferir, ainda mais sabendo que o autor adquiriu essas imagens de várias pessoas tão diferentes, que com certeza devem contribuir para que o leitor consiga se envolver na história. Espero ler em breve!

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Comprei a trilogia esses dias em uma promoção no site da Amazon mas ainda não li e preciso fazer isso em breve porque acho que eu sou a única que não li esses livros ainda.
    Fico bem curiosa com as fotos também que tem um quê dw perturbador...
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi!

    Preciso ler esse livro, mas ainda não tive tempo e coragem. Vi bastante gente detestando o livro e bem, eu confio no gosto dessas pessoas haha eu acredito que seja uma história envolvente, mas tenho duvidas sobre o enrendo. De qualquer forma, adorei sua resenha e espero ler e pagar pra ver hahahahha

    beijos =)

    ResponderExcluir
  13. Oiee Rita ^^
    Eu não tinha vontade de ler esse livro até ficar sabendo que ele seria adaptado, só então comecei a querer lê-lo. Mas ainda não o fiz...hehe' não gosto de fantasia, mas tenho visto tanta coisa incrível a respeito dos livros (deste e das continuações), e a história me parece tão interessante, que eu tô doida para ler. Saber que você também gostou me animou ainda mais!
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  14. Olá,

    Esse livro está na minha lista para ser lido e ele parece ser bastante envolvente. Sua animação na resenha me deixou ainda mais empolgada. Não sabia sobre a adaptação para os cinemas, mas com certeza vou querer ver também!

    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá ♥
    Não vejo a hora de poder fazer a leitura desses livros. Esse livro é cercado de elogios e pude perceber que a leitora foi bem positiva para você. Estou ansiosa para poder ler. A capa me deixa muito curiosa e a premissa me contagia. Sua resenha me deixou com aquela curiosidade fatal.Esse livro já está na minha lista a um tempo então não vejo a hora de poder fazer a leitura ♥

    ResponderExcluir
  16. Olá Rita,
    A premissa desse livro é bem fantástica e o Jacob parece ser um personagem incrível daquele tipo que não desiste do que está procurando.
    Gostei muito de ler suas impressões e adorei saber que as pessoas o tacham como louco por procurar um lugar devastado. Quando ele encontra esse lugar, parece que tudo passa a fazer sentido em sua vida.
    Dica anotada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu vi o filme antes de ler o livro e confesso que sentia falta da representatividade de atores negros, por outro lado, me encantei pela adaptação, achei tudo incrivel demais, tenho certeza que a leitura é melhor ainda, o trabalho da editora com esse livro foi fantastico, da capa até a diagramação e adorei saber seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    Li esse livro algum tempinho já e realmente é uma excelente história. Eu ainda não vi o filme e tenho visto críticas divergem muito, o que me deixa bem intrigada. Ainda assim, tive considerações parecidas com a sua e pretendo iniciar a leitura do segundo volume, ainda este mês, já que o mesmo está a um bom tempo de espera na minha estante.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  19. Eu não tinha vontade de ler esse livro por causa das fotografias que sempre achei bizarras e assustadoras, mas saber que a fantasia está presente, assim como o significado da verdadeira amizade, me dá vontade de conferir o enredo. Mas vou querer a nova edição com capa dura. *-*

    ResponderExcluir
  20. Oi, Rita

    Só em ler a sua resenha dá pra perceber que você gostou mesmo do livro, mas mesmo com tanta recomendação eu passo a dica. Eu não consigo olhar para esse livro sem lembrar de X-Men. Depois que eu vi o trailer então essa impressão ficou ainda mais enraizada. Eu até acho a proposta interessante, mas realmente não é algo que combina comigo.
    Mas fico feliz por você ter gostado tanto.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Apesar de não gostar de livros fantásticos eu tenho muita curiosidade em os livros dessa serie. Da para ver que o enredo é bem construídos e que prende a atenção do leitor do começo ao fim. Pretendo ler esse livro.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  22. Oi
    Sou suspeita para falar desse livro, pois adoro o Universo Peculiar.
    Gostei de ler suas impressões e interessante esse paralelo entre o bem e o mal. E como já li toda a série, posso de dizer que as coisas ficam ainda mais intensas.
    Parabéns pela resenha, bem escrita e rica em detalhes, mas sem estragar as surpresas.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  23. Oie
    Tudo bem?
    Então eu fiz a leitura desse livro e apesar de estar esperando algo mais profundo sombrio foi realmente uma leitura muito boa para mim. Uma fantasia magnifica e assim como você eu indico para todo mundo que gosta do gênero.
    Amei a resenha
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  24. Acredita que ainda não li esse livro? Assim que soube do filme, corri para ler o livro. Mas não consegui. Nem iniciei a leitura.
    Gostei bastante da premissa e da sua resenha. Você conseguiu narrar tudo sem revelar spoilers e despertou, e muito, a minha curiosidade.
    Bjs, Mila

    http://a-viagem-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Uau eu morro de curiosidade com esse livro, ainda mais com a adaptação ao cinema que já está aqui. Gostei muito da sua resenha e de ver que você recomenda a obra, realmente parece um livro com uma história peculiar e intrigante. Não vejo a hora de conferir!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir