18 novembro, 2015

O Rei de Amarelo de Robert W. Chambers

O Rei de Amarelo (The King in Yellow)
Robert W. Chambers (Edmundo Barreiros)
Intrínseca - 254 pgs

A princípio eu acreditava que era um livro inteiro, com uma história do começo ao fim. Mas não, o livro é uma coletânea com 10 contos. Os 4 primeiros, são os que tem como pano de fundo a peça de teatro chamada "O Rei de Amarelo". Os 4 últimos são contos românticos, com alusão à vida boêmia de Paris do século XIX. Entre eles existem 2, que são considerados a transição entre a fantasia da 1ª parte e o realismo da 2ª.

Antes de mais nada, li o livro inteiro, mas só falarei nesse post sobre os quatro primeiros contos, pois quero focar apenas na mitologia do Rei de Amarelo. Num futuro falarei sobre os outros.

Dito isso, vamos ao que interessa.

O Rei de Amarelo é uma peça de teatro em 2 atos, envolta em muito mistério e suspense. Porém, nós não temos acesso a ela. Durante a leitura o autor nos dá algumas informações sobre a aparência do rei, nome de algumas personagens, algumas ambientações, mas é só. E isso é quase desesperador, porque ao final da leitura você quer de qualquer ler essa peça, mas ela não existe. Aliás, na cabeça do Robert W. Chambers com certeza existia, mas ele nunca colocou isso no papel.

As personagens dos contos tiveram de alguma maneira acesso a essa peça, e após a leitura todas enlouqueceram. O que nos é passado durante a narrativa, é de que não há esperança para quem lê esse livro, e ponto final. A única opção que temos, é nos mantermos longe dele. Os contos são independentes, com personagens diferentes, porém além da leitura do Rei de Amarelo, existem algumas ligações sutis entre um conto e outro.



Pra completar esse ar misterioso ao qual não temos total acesso, o livro ainda dá margem pra imaginarmos em qual época ele é passado. No início acreditei que era ambientado em algum lugar no século XIX, mas com o passar das páginas, achei que também seria possível que fosse em um futuro distópico. Isso não fica claro em nenhum momento. E ainda mais, durante a leitura é possível perceber referências a Edgar Allan Poe, a Ambroise Bierce, Oscar Wilde, entre outros.

Quando comecei a ler, não fazia a menor ideia de toda essa mitologia que envolve O Rei de Amarelo, mas ao final dela, a única coisa que queria era mais. E caramba, como queria mesmo que sob a ameaça de enlouquecer, ter acesso a peça original. O livro é excelente. Ele te prende a atenção do início ao fim. Nada do que disser aqui será capaz de expressar o que senti ao lê-lo. É uma verdadeira imersão em outro universo.



Os contos não são exatamente de terror. Tem sim uma pegada meio assustadora, mas é mais voltado pro terror psicológico e pra fantasia delirante, como Carlos Orsi mesmo cita na introdução. Aliás, que introdução. Só ela já vale a leitura do livro, mas eu recomendo que a leia após o término do livro. A Introdução não traz nenhum spoiller, mas dá muitas dicas que coisinhas que acontecem na história, que eu achei mais bacana descobrir sozinha.

Outra coisa muito massa no livro são as notas de fim de capítulo. Ao final de cada conto, seguem várias notas, com citações ou explicações totalmente relevantes. Muitas delas ajudam o leitor a se situar no contexto da obra. Deve ser lido!



A edição é bem caprichada. Diagramação muito boa, páginas amarelas, orelhas, e a capa é de um material diferenciado, tem um leve textura. E o melhor de tudo: não encontrei nenhum erro de revisão. ;D

Pra resumir, é impossível não recomendar esse livro. Foi uma das minhas melhores leituras. E apesar dos contos serem perturbadores, não enlouqueci. Pelo menos, é o que acho. ¯\_()_/¯

Compre Amazon | Submarino

19 comentários:

  1. Se eu encontrasse esse livro por aí com esse nome jamais compraria, porém ao ler suas informações lembrei de um ditado " não julgar o livro pela capa"
    Bem interessante!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://www.machosfera.com.br/2015/11/entrelinhas-e-que-comecem-os-jogos.html?m=1

      Excluir
  2. Tenho muita curiosidade em ler esse livro, só vejo críticas boas, e agora então com essa resenha tenho quase certeza que vou comprá-lo. Espero não enlouquecer também kkk Ah e se der fale sobre os outros contos também, fiquei bem curiosa k

    ResponderExcluir
  3. Oii Nel, juro que de todas as resenhas que li sobre esse livro, só a sua me fez entender realmente o que é esse livro. E eu adorei, tenho muitas expectativas por essa leitura. E um pouco de medo também, de acabar louca haha
    Mais uma vez, parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro por aí. Também não o conhecia.
    Eu curto contos e com suas considerações sobre serem assustadores, é provável que eu goste da leitura.
    Historiar

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Por mais que esse livro pareça ser bom, ou excelente, como você disse, não consigo ter curiosidade de ler *-* acho que é porque a capa é um tanto macabra, e pelo fato de serem contos. Não gosto muito de livros de conto. Bom, já que você recomendou o livro e disse que foi uma das melhores leituras, vou deixar anotado na listinha de desejados... Quem sabe :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oee, tudo bem?
    Não consegui me interessar pelo livro e eu gostei bastante da capa.

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oii Nelmalia, tudo bem ?
    Ainda não li o livro mas gostei muito da capa, pretendia comprar ele logo, mas passei os livros que eu queria já faz tempo na frente dando prioridade :3

    Bjs,
    Túlio.
    http://leitoresdivergentes1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu não conhecia o livro e o gênero não me atrai muito, mas sua resenha conseguiu me despertar o interesse para o livro, fiquei muito curiosa com os contos e com o desenrolar dos fatos, você falou que tem uma certa pegada pro terror mas não tanto e isso me deixa mais tranquila com a leitura.

    ResponderExcluir
  9. Ei, este livro pareceu daqueles que deixam a gente perdido e assustado em alguns pontos, o que me atrai muito, ir juntando as peças aos poucos. Não sou de ler terror, mas estou com 4 livros do gênero, vamos ver se gosto e compro este também. Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    GOstei muito da sua resenha! Confesso que não imaginava que o livro seria assim tão bom, desde os contos como a diagramação que está muito boa. Acredito que vou gostar do volume, principalmente por não ser totalmente terror. Gostei bastante!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  11. Não fazia ideia que o livro era de contos, amei! :O Eu sou apaixonada por contos, então já me interessei muito pela obra. Espero poder ler em breve. Eu acho essa capa linda!
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  12. Outro dia já estava com esse livro no carrinho, porque essa capa sempre chamou minha atenção, aí descobri que era um livro de contos e desisti dele. Na verdade, desisti porque achei exatamente a expressão contos de terror. Depois de ler sua resenha e descobrir que tem sim uma pegada meio assustadora, mas mais voltada para o terror psicológico, fiquei com vontade de tentar ler, principalmente por causa dessa peça inexistente. Adorei essa coisa das personagens do conto terem acesso a ela e enlouquecerem, fiquei bem curiosa.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Não consigo ler livros de conto. Se for separados, ok. Agora uma coletânea não rola.
    Abraços

    Clichê Imperial
    http://clicheimperial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Que legal flor essa interação com a obra, eu realmente gosto dessa pegada mais intensa, que bom que não enlouqueceu! ahahahah Adorei a dica, a recomendação, vou colocar na lista! Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo, bem?
    Não conhecia a obra, mas gostei muito da sua resenha. Estou me tornando uma viciada em contos e amo essa pegada mais assustadora nos contos. Vou anotar a dica.
    Beijos

    Lumartinho.Blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Nelmaliana, sua linda, tudo bem
    Confesso que não sou o público alvo desse livro. Não leio livros de vários contos, gosto de ler livros com apenas uma história. Mas para quem gosta, parece uma ótima dica: um livro com mistérios, que prende o leitor do início ao fim.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Já inúmeras resenhas desse livro, todas as resenhas falam muito bem, mas confesso que nunca me senti atraida a ler o livro, e continuo na mesma, pode mesmo ser um otimo livro, mas não conseguiu me agradar ainda
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oie, é a primeira vez que vejo falar desse livro, mas sinceramente não me interessou muito, Acho que pela premissa, ou poe ser contos, não sei, mas valeu pela dica. Beijos

    ResponderExcluir